Olá, por favor gostaria de saber qual é a Responsabilidade de um Médico credenciado da Unimed que empresta seu nome para outro Médico não credenciado que praticou uma cirurgia em um paciente conveniado, sendo que este último Médico cometeu um erro médico.

Respostas

    D

    Dra. Elisabeth Leão Segunda, 07 de janeiro de 2002, 19h16min

    Prezado colega:
    Quanta irresponsabilidade médica ocorreu no caso relatado, e como não podia deixar de ser o direito tem de estar presente para resolver a questão.
    Temos pois que um médico conveniado da Unimed ¨emprestou ¨como diz V.Sa. seu nome para que outro colega efetuasse a cirurgia em um paciente conveniado, quando ocorreu o erro médico.
    Todos são responsáveis civilmente.Vamos por partes. O médico A que emprestou seu nome, assumiu o risco do resultado, e o B que fez a cirurgia com imperícia, responsável direto pelo ato; assim como a UNIMED em face da mais recente jurisprudência do STJ, que reconhece o Plano de Saúde como responsável também quando um de seus credenciados comete um erro profissional. Não descarte também o Hospital que tem o dever de vigilância sobre tais atos que acontecem em suas dependências.
    Há ilícito penal sem dúvida. Relate tudo e peça a abertura de um inquérito policial, assim como relate junto ao CRM para que apure em processo disciplinar a irresponsabilidade desses irresponsáveis. Na ação cível, requeira todos os direitos legais que tem a vítima, e via reflexa a de seus familiares, e se tiver dúvidas, me ligue 02122201580 ou 8162. S.m.j. é como entendo a questão.
    Elisabeth Leão.
    Leão e Filhos - Advogados Associados.