Meus pais nunca foram juntos. Minha mae nao vai mais ao psiquiatra dela, ela tem problemas como bipolaridade entre outros, eu tenho 18 anos, e queria me matricular num curso preparatório pro ENEM, gostaria muito de fazer faculdade. Minha mae tem dinheiro, meu pai também, mas infelizmente os dois nao fazem questão alguma de me ajudar. Eu morava com minha mae, e ela nao me ajudava com nada, porem eu nao reclamava muito, pois tinha teto e comida. Ela vivia viajando, e gastava o que ela tinha com isso, e comigo sempre apenas 347 reais por mês , o plano de saúde e o plano da tim. Meu pai a ajudava nas "despesas comigo" que resultavam em viagens pra ela. Ele começou a atrasar os pagamentos, e ela decidiu processa-lo. Ali ele ficou bem chateado e porém pagava em dia. Ela me ameaçava com chantagens diárias pra que eu perguntasse a ele quanto ele ganha e o que faz da vida pra que isso ajudasse no processo. Com isso ele teve raiva de mim, e eu entrei em depressão, anorexia, e apoio sempre nenhum. Hoje em dia estou morando com minha vo, mas nao gosto que ela pague tudo pra mim. Hoje pedi pra que minha mae fosse no colégio comigo pra me matricular e ajudar nas despesas, mas ela estava ocupada e só poderia depois, tinha que ir no mercado. E quando citei pra ela me ajudar com o pagamento do curso, negou, e reclamou porque ai nao poderia viajar. Então fui num colégio que oferecia o curso preparatorio pro vestibular gratuitamente, e eles faram que eu teria que comprovar que ha renda de no maximo um salario minimo e meio. E nao tem ninguém na minha familia que tenha essa renda. Eu quero estudar, minha vo vai pagar, mas eu acho injusto ela ter que pagar tudo sozinha, acho injusto minha mae viver a vida que quer, e desde sempre me tratar mal e com agressões físicas e verbais constantes. Por favor, queria saber se ha alguma forma de que eu possa fazer de tirar a guarda dela? Eu pensei muito nisso antes, ela nao quer se tratar com o medico e nao aguento mais essas tamanhas complicações. E sim, tomei essa decisao, creio que se fosse algo mais formal, ela nao poderia interferir quando quer me provocando tantas dificuldades diárias. Eu não entendo muito bem, por isso acredito que se eu perguntar aqui vocês pudessem me explicar.. Há como de forma formal evitar que ela cause isso tudo à mim? Eu quero estudar

Respostas

    R

    Ricardo Terça, 03 de fevereiro de 2015, 16h26min

    Claro que sim. Se sua avó te trata bem e seus pais não, o que você deve fazer, já que não tem possibilidades financeiras de contratar um Advogado particular, vá ao Fórum, na Vara de Família e se informe onde pode falar com um Defensor Público ou Assistente Social. Lá, você conta sua história e diz que quer morar com sua avó, pois, ela te trata bem e diz ainda que, quer que seus pais, que nunca te ajudaram, paguem uma quantia mensal que será depositada na sua conta-corrente até que você termine seus estudos, pois, é dever de todo pai e mãe, seja lá de onde e de quem deles sairá o dinheiro, manter o filho até que o mesmo termine seus estudos. Diga-se ainda que, como irá morar com sua avó, as verbas necessárias não serão apenas para os estudos, e sim para sua alimentação e uma possível ajuda a sua avó dentro da casa dela.

    Boa sorte e bons estudos!

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 16h27min

    Com 18 anos vc eh maior, ng tem a sua guarda

    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 13h08min

    Vc não está mais sob a guarda de sua mãe, vc já é maior de idade!!!! Se liberta, arrume um emprego e vá morar sozinho!!

    P

    pensador Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 13h37min

    E, se ainda recebe pensão do seu pai, solicite que o valor seja depositado à Sra.