O

    Oseas M. Reis Sexta, 17 de setembro de 2004, 9h39min

    Cara Célia, não há um critério objetivo quanto ao seu questionamento.
    No ano passado, em visita a um acampamento de Sem-Terra, no município de Trindade/Go, perguntei a um dos coordenadores qual seria o tamanho de área rural tolerada pelo movimento.
    Ele foi muito evasivo e depois de muita insistência, disse que para o centro-oeste, o latifúncio é a partir de 800 (oitocentos) alqueires.

    F

    Fernando Sábado, 02 de outubro de 2004, 15h12min

    Célia,

    Qualquer área pode ser passível de desapropriação. Basta ser considerada improdutiva. A tera produtiva é aquela que 80% de sua extensão está produzindo a uma capacidade de 100%. As que não estão nestes moldes podem ser desapropriadas.

    Um abraço,

    Fernando

    L

    Luis Henrique Sábado, 22 de janeiro de 2005, 22h31min

    De 100% -80% =20% da reserva legal; nesses 80% deve haver algum tipo de produçãp seja agrícola ou pecuaria ou os dois; não é a questão de quantidade de terra pois se ainda que latifundio se produtivo nõa poderá ser ... como se um minifundio se não produtivo o será!Como sou pecuarista, sou totalmente contra a RA e digo o por que:Certa vez houve uma palestra em minha faculdade durante a semana jurídica, onde havia um representante do MST e do Incra; perguntado ao MST sobre terra produtiva, esse ao meu entender quis dizer, ou deu a entensder que produtiva é agricultura, pecuária não!Segundo o meu professor de agrário na época isso se dá pois, a pessoa passa por uma agricultura e ve de pamnta a ponta soja , milho etc e diz : aqui é produtivo,
    Por outro lado, na questão da pecuaria, a pessoa passa por um setor da fazenda que naquele momento está vazio para que o pasto se recupere; é o sistema do Rodízio. O gado está no pasto B, para que A se recuperer.Infelismente, é nesse momento que a pessoa passa pelo vazio e diz: é improdutivo, olha o tamanho da fazenda e nada de produção.

    Outro motivo: É sabido que muitos "sem terra" são na realidade pessoas da cidade que nunca viram um animal, um pé de mandioca e são requisitados pelo MST só para fazer volume.Dias atrás li em uma revista que muitos desses sem terra vivem na cidade e só vão ao acampamento buscar a marmita, datr uma olhadinha e bye!
    É o meu pensar!!
    Abraço
    LUis