Gostaria de saber se:

O casal é casado em regime de comunhão parcial de bens, em 1996. Em 2000, o pai da mulher faleceu, e foi aberto o arrolamento onde a mesma herdou vários bens, inclusive imóveis. Em 2004 o casal veio a se separar, porém o inventário/arrolamento não foi concluido devido ao não recolhimento dos impostos. Pergunto: O marido teria direito os bens que foram "herdados" pela ex-mulher? Qual o fundmento? Urgente

Respostas

    A

    Ana Carolina Segunda, 06 de junho de 2005, 17h06min

    Augusto,

    Tendo em vista o regime do casamento ser o da comunhão parcial, as heranças não se comunicam, ou seja, o ex-marido não possui qualquer direito sobre a herança da sua ex-esposa. Somente existe comunicação entre as heranças do conjuges, nos casos de casamento sob regime da comunhão universal de bens.

    Espero ter colaborado.

    Ana Carolina.

    G

    Geraldo Terça, 20 de junho de 2006, 14h39min

    Boa tarde,

    Tem uma pessoa que após a omologação do Formal de partilha. herdou do avó um terreno, pois o Pai já havia falecido. São três irmãos, portanto cada um terá 1/3 do terreno.
    Pergunto eles podem pegar o Formal de Partilha, levar no Cartório e fazer o registro em seus próprios nomes, ou tem que registrar em nome do pai para depois registrar em seus nomes?
    Obrigado

    Geraldo

    J

    JO Quinta, 26 de março de 2009, 20h33min

    minha sogra faleceu, deixando bens a invetariar e meu sogro casou-se novamente, (não sei o regime de comunhão de bens) a atual esposa tem direito a herança?
    se caso meu sogro usar o dinheiro da herança para melhoria de imóveis que pertencem a atual esposa os herdeiros dele terão direito a esses imóveis futuramente?

    T

    Tito Goulart Sábado, 28 de março de 2009, 21h45min

    Jo, os bens a inventariar são os 50% de sua sogra que serão transmitidos aos filhos dela. A atual esposa não tem direito a essa herança. Se seu sogro tiver mais de 60 anos os bens não passarão pra ela pelo falecimento dele, caso contrário ela poderá ser meeira se o regime de casamento for o comunhão universal ou poderá ser herdeira no caso de outro regime. O dinheiro da herança não pode ser utilizado pelo sogro pois a parte da eposa seria dos filhos. Ele evidentemente tem direito a metada do dinheiro que estiver em conta corrente. ok?

    M

    Marcello_1 Sexta, 17 de abril de 2009, 16h03min

    O meu pai era divorciado e morou 17anos com uma mulher, que legalmente ainda era casada com outra pessoa, e juntos tiveram uma filha. Esta mulher faleceu e 1 ano depois ele faleceu. No óbito, consta um imóvel como herança e dois heredeiros. Eu e a minha irmã, fruto desa união. Gostaria de saber se a herança é dividida em partes iguais, 50% para cada herdeiro? Esta companheira faleceu antes e deixou um filho do primeiro casamento, porém não foi feito inventário com a morte dela, pois o imóvel estava no nome do meu Pai e na escritura ele entra como divorciado. Ela tem direito? O filho dela tem direiro? Qual o percentual do meu direito? O inventário está correndo e até agora ninguém reclamou a parte da companheira. Se alguém reclamar, seja o filho ou a minha irmã, existe possíbilidade de direito a mais para eles?

    T

    Tito Goulart Domingo, 10 de maio de 2009, 2h27min

    Filhos tem o mesmo direito, seja de outro casamento ou não como é seu caso. Assim sendo no caso em questão o outro meio irmão, terá direito ao mesmo quiñhão que voces, sobre os bens de seu pai. Já ele terá direito a herança da mae falecida ok?

    Ângela Almeida

    Ângela Almeida Sexta, 31 de outubro de 2014, 9h12min

    Prezados,
    Bom dia,
    Meus avó maternos antes de falecer deixaram um terreno para cada filho.
    Minha mãe herdou o seu terreno ainda em vida (ela é falecida). Sendo que ela era casada em comunião de bens. A dúvida é se meu pai tem direito a herança, ou herança pertence apenas as 3 filhas?

    R

    Ricardo Terça, 03 de fevereiro de 2015, 15h56min

    Ângela, o terreno herdado por sua mãe é único e exclusivo dela. Sendo assim, o terreno herdado por ela será dividido aos 03 filhos.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 19h41min

    Não existe herança em vida. Se seus avós maternos não fizeram a doação legalmente aos filhos, nada eles deram, apenas concederam permissão de uso.

    Vc não diz se o regime de casamento de sua mãe era total ou parcial. Se apenas parcial, ele irá dividir com ela apenas o que eles conquistaram onerosamente, não tendo o marido dela direito ao que ela tenha recebido em doação ou herança. Mas se foi em união total de bens, ele terá direito, sim.

    M

    Maira Segunda, 09 de março de 2015, 11h28min

    Herdei os bens da minha mãe e sei que meu marido não tem direito pois somos casados pelo regime de comunhão parcial de bens. Se caso eu usar uma parte desse dinheiro para quitar um empréstimo bancário e depois repor este valor, quando for comprar um imóvel posso declarar o valor total da herança na escritura ou tenho que descontar o valor que usei para quitar o empréstimo mesmo que eu tenha reposto este valor?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 09 de março de 2015, 11h42min

    Não há problema de fazer como descreveu, fique tranquila.

    Lili Souz

    Lili Souz Quarta, 02 de setembro de 2015, 23h41min

    Tenho uma duvida, no caso de um casal convivendo em união estável , se os pais de um deles falece o outro tem algum direito sobre herança ?

    Lili Souz

    Lili Souz Quarta, 02 de setembro de 2015, 23h43min

    E outra no caso o marido que faleceu primeiro que o sogro , o casal era casado em comunhão universal de bens , a viuva tem direito a herança do marido ou isso é um direito somente dos filhos!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de setembro de 2015, 20h29min

    Lili, o regime sob o qual ela casou não a nomeia herdeira do sogro, apenas faria a comunicação dos bens sem restrições entre o casal. Mas, como o marido dela morreu sem ter herdado os bens que eram dos pais dele, a viuva somente herda os bens que o marido deixou ao morrer.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de setembro de 2015, 20h30min

    E no caso anterior, Lili, em que o casal vive em união estável, se não elegeram algum regime de bens impera o parcial de bens, dessa forma, caso se separem ela não terá direito aos bens recebidos em doação ou herdados por ele, e caso ele morra ela não terá direito aos bens particulares dele, como no caso a herança que ele recebeu.

    R

    rilvania coelho fernandes Sábado, 04 de junho de 2016, 14h40min

    minha mae colocou a casa dela no meu nome e do meu irmao quando ela fez a escritura e o registro meu ex marido tem direito.

    L

    Leandro BC Vieira Quinta, 27 de abril de 2017, 21h38min

    Não somos casados mas moramos junto a 12 anos , minha esposa recebeu um dinheiro de uma venda de terreno de herança, tenho direito a metade desse dinheiro ?