Atestado medico novas regras MP 664 2 atestados de 29 dias ou mais o que fazer?

Há 11 anos ·
Link

Ola caros, lanço a seguinte pergunta a quem puder me ajudar e responder, segundo a MP 664 a empresa deve pagar os primeiros 30 dias de atestado medico do funcionario, se o funcionario pegar 29 dias trabalhar 5 dias e pegar mais 29 dias e num ciclo assim constante a empresa tem sempre que pagar desde que nao ultrapasse 30 dias? é isso porque com a lei antiga somava os dias de atestados dentro do periodo de 60 dias mais essa nova MP 664 não explica nada so diz que se o afastamento for inferior a 31 dias é de obrigação da empresa pagar?

10 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

A única diferença é que antes o empregador assumia os 15 dias de licença, mesmo que descontínuos, desde que pelo mesmo motivo ou que guarde nexo entre si, e agora o prazo é de 30 dias, nos mesmos termos.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Rafael F Solano, então se o funcionario entregar um atestado de 30 dias vamos supor e voltar a empresa trabalhar por 2 dias que seja e voltar a entregar outro atestado de 30 dias a empresa nao é obrigada a pagar e sim a encaminhar o mesmo ao inss?

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Se os atestados tiverem a mesma causa ou guardem nexo causal, sim, tem de encaminhar ao INSS.

E nem precisa o 2º atestado ser de 30 dias, basta 2, 5, 10 dias........ passou dos 1ºs 30 dias, mesmo que descontinuos, dentro de um prazo de 60 dias, já passa a ser por conta do INSS.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

obrigado meu caro Rafael F Solano

Diógenes Fraga
Há 10 anos ·
Link

25/04/16. Alguém pode me ajudar, recebi um atestado de 30 dias a empresa disse para eu entregar para o encarregado e que vão me passar um documento para entrar no inss. Minha pergunta é a seguinte recebo 15 dias pela empresa e 15 pelo Inss?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Se este é o 1º atestado apresentado nos últimos 60 dias referente a enfermidade que o deu causa, sim, a empresa abonará as ausências nos primeiros 15 dias corridos e vc terá de conseguir na pericia do INSS que aprovem seu atestado e assim venha a receber pelos outros 15 dias do atestado.

Ci
Há 9 anos ·
Link

Bom dia! Recebi um atestado de 14 dias, a médica ia me dar 30 dias eu pedi para que ñ o fizesse para ñ entrar na cx. Ela disse q eu ñ vou aguentar trabalhar. Gostaria de saber se trabalhar 2 dias e pegar um novo atestado demais 14 dias com o mesmo CID eu entro na caixa?

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Entrar numa caixa vc não vai, exceto se for brincar de "esconde-esconde", mas ser encaminhada para a pericia do INSS buscando receber aux doença, caso já tenha conquistado a condição de segurada, sem duvida que sim, pois o empregador só tem de abonar os 1ºs 15 dias de atestado, mesmo que 15 dias descontinuos, e mesmo que não tenham o mesmo CID, mas guarde nexo causal entre si, considerando todos os atestados emitidos no últimos 60 dias.

Qual o problema de buscar o aux doença? É um direito seu!!!

Matheus Sa
Há 9 anos ·
Link

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Mpv/mpv664.htm Gente essa mp MP 664 não vale mais, ele voltaram atras, se informem direito.

Outra coisa, cada CiD corresponde a uma doença diferente. Temos que usar o bom senso e respeitar o CID.

Tanto é que o Perito do INSS não aceita dois atestados com CID diferentes antes de 15 dias no caso de 30 dias afastado , ele te manda de volta para a empresa pagar os dias até o prazo definido pelo INSS e a CLT. A obrigação é da empresa pagar porque são doenças diferentes. Não interessa a origem inicial.

Definições:

Doença: Na medicina: alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia.

CiD - Classificação Internacional de Doenças

Matheus Sa
Há 9 anos ·
Link
· Editado

http://www.gpportal.com.br/2015/06/empregadores-voltam-pagar-apenas-15.html

Empregadores voltam a pagar apenas 15 dias após lei 13.135/15 - Lei dos atestados

REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - DECRETO 3.048/1999 - RPS http://www.guiatrabalhista.com.br/rps.htm http://www.guiatrabalhista.com.br/rps.zip

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos