C

    Carlos Augusto Maciel Silva Sábado, 14 de outubro de 2000, 21h58min

    Gustavo, também sou estudante, na Universidade Federal de Alagoas, do Curso de Ciências Sociais e tenho lido ultimamente sobre esse assunto.
    Creio que afirmar uma coisa ou outra seria incorrer em outros erros históricos ligados ao Marxismo. Marx não idealizou nem uma situação ou outra, o próprio Marx não se chamava em respeito a ortodoxia, marxista. A revolução russa com Stalin, criou o marxismo de Estado, "puro", "verdadeiro" e o pior inquestionável. A social democracia procurou diante das dificuldades encontradas contemporizar as ações revolucionárias, já que os princípios sistematizados por Marx afirmavam que a chegada da sociedade socialista e depois comunista seria inevitável, promover pequenas reformas entre os proletários e o capital seria apenas uma maneira de atenuar momentaneamente os problemas por conta da participação no sufrágio universal, eleições. A social democracia está tão longe de Marx quanto talvez esteve o Socialismo russo.(Essa afirmação é minha). Os princípios históricos culturais que levaram Marx a conceber o "marxismo" são tão amplos, difusos e de certa maneira tão grandes que afirmar essa ou aquela situação baseando-se em Marx,é possível de incorrer em erros no seu sistema filosofico. Portanto Marx não idealizou nem o "Socialismo Russo" que foi obra de Lênin e Stalin, mesmo com todos os excessos do período stalisnista e depois da estrutura hierarquizada de Partido e Estado se confundindo a todo momento e intervindo sempre na sociedade. Já a Social democracia, a obra foi de grupos que não podendo realizar a revolução de imediato procuram os caminhos das urnas e dos jogos eleitorais com a burguesia. O certo é que todos renderam-se as avaliações sobre a burguesia de Karl Marx e Engels e todos desejavam a emancipação da classe operária diante do capital.
    (Espero ter contribuido, aconselho ler mais sobre o assunto: O que é Marxismo - Coleção Primeiros passos e Capitalismo e Social democracia - Autor. Adam Editora: Companhia da Letras)

    S

    Sérgio Coutinho Sábado, 21 de outubro de 2000, 15h44min

    Endosso as palavras do Carlos e sugiro ainda que leia também "Democracia ou Liberdade", de Ivo Tonet, publicado pela editora da Universidade Federal de Alagoas.

    Para compreender as concepções de Marx sobre o Estado a partir de textos do próprio filósofo, sugiro duas de suas obras:
    "A Questão Judaica", ed. Moraes.
    "Glosas Críticas Marginais ao Artigo 'O Rei da Prússia e a Reforma Social', de um prussiano". In: Praxis, n. 5, Belo Horizonte: ed. Projeto Joaquim de Oliveira, 1995.