Ricardo Haag Quarta, 23 de abril de 2003, 8h37min

    Cara colega,

    Em primeiro lugar você deve observar o significado em um dicionário. Com certeza suas dúvidas desaparecerão.

    P

    Patrícia ( aluna de Direito 3º período) UNIUBE Sexta, 02 de maio de 2003, 11h53min

    O conceito de população e povo são diferentes e sem dúvida há uma complexidade que um dicionário não pode resolver, como sugeriu um colega nosso. População refere-se aos habitantes de um território e Povo aquelas pessoas que realmente participam de um processo político, jurídico ou mesmo legislativo; é povo de um território, por exemplo, o povo ativo; aquele que realmente participa dos processos democráticos do país, ou o povo como destinátario do poder, mas o que dizer do povo ícone, aquele povo que representa a maioria da população e é mitificado em épocas políticas, mas não tem a sua dignidade respeitada constitucionalmente por políticas globalizantes, que conseguem excluir mais da metade da população mundial que não têm o mínimo necessário para sua sobrevivência e a de seus filhos? - As Constituições dão ênfase aos direitos sociais e humanos, mas geralmente são normas analogicamente comparadas as orações,-quem sabe um dia aconteçam? Para melhor aprofundar o assunto sugiro que leia "Dalmo de Abreu Dallari, Müller, Habermas e J. J. Canotilho"

    P

    Pedro Eduardo Segunda, 30 de junho de 2003, 11h25min

    Complementando.... a colega que respondeu não remetendo-a ao dicionário foi feliz e concordo com ela... mas dou ênfase, à leitura de Friedrich Mullher- Quem é o povo??

    Eu, tenho atéum resumo aqui desse livro, achar posso enviar-lhe!!

    L

    leonardo victório Segunda, 30 de junho de 2003, 16h54min

    Sem muita teoria a diferença entre povo e população é que: Povo correspode ao vínculo jurídico das pessoas com o Estado, ou seja o pova é formado pelas pessoas que tem vínculo jurídico com o Estado, sendo residente nele ou não. Já a População corresponde ao número de pessoas que estão em um determinado lugar durante a contagem, ou seja o aspecto quantitativo.

    C

    Claudio Kobai Terça, 27 de janeiro de 2004, 16h45min

    Cara Michele !

    Todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas, fazem parte da população. É por conseguinte a população sob esse aspecto um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal. Não se confunde com a noção de povo, porquanto nesta, fundamental é o vínculo do indivíduo ao Estado através da nacionalidade ou cidadania. A população é conceito puramente demográfico e estatístico. Seu estudo científico tem sido feito pela demografia, uma das disciplinas auxiliares da Ciência Política e que se ocupa tanto dos aspectos quantitativos como qualitativos do elemento populacional.

    Espero ter contribuído,

    Um forte abraço,

    Kobai.

    E

    ELIAS GOMES Segunda, 19 de abril de 2004, 12h01min

    De um modo singelo e claro:
    Povo e ou sao aqueles que possuem caracteristicas proprias, diretas como a crenca, religiao, linguagem, cultos e costumes, e mesmo nao possuindo um Estado fixo. Ex. povo judeu
    Populacao, e o conjunto de pessoas em um determinado lugar, territorio. Esta, pode conter dentro de si, inumeros povos.
    Ex. a pop. brasileira, q contem dentro de seu terrirtorio, um povo arabe, judeu, etc..

    acho que ajudei.

    V

    vanessa sousa Sábado, 18 de setembro de 2004, 10h58min

    na teoria geral da constituição povo tem uma relação civico juridica com o estado enquanto que população é parte integrante de um território

    C

    C. A. Monteiro Quinta, 28 de outubro de 2004, 4h04min

    Cara Michelle, TERRITÓRIO elemento material do Estado ( Parte Terrestre, Mar Territórial, Espaço Aereo e Sub-Solo ), POVO elemento natural do Estado ( Conjunto de individuos que atraves de momento jurídico se une para constituir um Estado estabelecendo com este vinculo de carater permanente participando da vontade do Estado e do exercício do poder ), POPULAÇÃO expressão numerica e demografica, SOBERANIA eu não creio haver em nenhum Pais, após 11/set nos EUA então deve haver sim um PODER POLÍTICO onde o Governo Soberano conduz o Estado aplicando seu poder contra outros ..., adiciono ao texto as definições de Claudio Kobai.
    Atenciosamente