Por favor, Eu tenho hoje uma empresa de motoboy na qual eu presto serviço somente de Delivery (alimentos), á pedido dos clientes e não do estabelecimento, quando o local não realiza entrega, nosso foco (único hoje) é o McDonalds devido á grande procura e demanda necessária, porém infelizmente á alguns dias atrás tive problema com um cliente no qual o McDonalds mandou o lanche sem alguns ingredientes sendo que o cliente queria completo, nessa o cliente foi na loja e causou um monte, resumindo a história, depois disso o McDonalds me perguntou se tenho autorização para usar nome e imagem deles. O que eu faço resumindo é usar nome "McDonalds" no sentido "Entregamos os lanches do McDonalds na sua casa." ou a imagem que é para atrair o público, o que para mim é totalmente válido 1x que eu não tento me passar pela empresa, eu tenho o nome dos lanches e tudo no meu site, mas é bem claro, bem explicito que somos uma empresa independente, deixamos bem claro que não temos nenhum tipo de vínculo com o McDonalds, nosso slogan é "Não entrega? A gente entrega!". Gostaria de saber até que ponto estou certo, até onde posso usar nome e imagem de lanches, e enfim! Por favor, obrigado. Se alguém tiver interesse e quiser dar uma olhada para ver até onde está correto meu site é www.mcdeliverysjc.com.br Grato

Respostas

    Paulo César

    Paulo César 167758/MG Segunda, 04 de maio de 2015, 1h46min

    Cara, respondendo sua pergunta de uma forma mais simples possível. Você não pode utilizar o nome ou a marca da empresa e observando seu site eu só consigo enxergar "McDonald" parece um site oficial da empresa. Só essa frase já muda completamente seu foco: "O MCDeliverySJC se isenta dos direitos de imagens utilizados, sendo de total autoria e responsabilidade de @McDonald's." Minha sugestão é você reformular todo seu site e criar uma marca própria para sua empresa. E faça isso o quanto antes, pois, se continuar utilizando a marca McDonald, poderá gerar uma enorme dor de cabeça para você.

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 9h34min

    Ola Paulo,
    Mas se eu mudo muito isso já não da mais certo, pois a cada 10 pessoas que verem o site por exemplo até ver que se trata de entregas do McDonalds seria 1 a cada 10. Na real o simbolo do McDonalds é meio universal, "M". Enfim, de qualquer forma como não tenho a intenção em nenhum momento de me passar pelo McDOnalds, somente em dizer que realizo entrega do produto deles, está errado? Quase ninguém, pizzaria, restaurante, lanchonete, etc por exemplo tem imagem e nome "Coca-Cola" em seu site, não seria a mesma coisa? GRato novamente

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 9h36min

    Obs: tentei diversas vezes por email, pelo site, pelo facebook, etc algum contato com o McDonalds em relação á isso, para tentar de alguma forma essa autorização para evitar problemas, mas não consigo uma resposta. Segundo o contado ele disse que não há problema, mas na verdade o contador era meio novo, senti que sé estava interessado no valor cobrado para abrir o MEI para mim.

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 9h57min

    Pelo que entendi relendo sua resposta, eu posso usar o nome, e ate mesmo o "M" do McDonalds no meu site, ele só não pode ser o logo principal? É isso? Se eu criar por exemplo um logo com um motoboy, uma mochila de pizza, etc e usar como logo principal da empresa, e dentro do site por o nome 'McDonalds' e o "M" em algum lugar do site, com as mesmas frases que somos sem vinculo com o McDonalds, está correto? No restaurante do McDonalds aqui sou supre bem tratado por todos, acredito que para o dono seja vantagem também, pois tenho feito bastante entrega, e de pessoas que se não fossem o delivery iam pedir outra coisa, não iam sair de casa, então as vendas dele também esta com certeza aumentando.Eu procurei o responsável um tempo atrás, que me disse não ter interesse em ter o Delivery próprio do McDonalds, e que me disse também que não teria nenhum problema em eu entregar os produtos.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 10h01min

    Vc não pode usar em lugar algum qualquer menção ao MacDonalds e nem o logo deles, isso é uso indevido e vc pode ser processado.

    Acho muito dificil vc conseguir algum contato com a administração do MacDonalds já que é uma empresa americana.

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de maio de 2015, 10h07min

    SE VC UTILIZAR O SLGAN MCDONALDS, VC ESTARÁ VIOLANDO O DIREITO DE IMAGEM DA EMPRESA. ONDE VC PRESTA SERVIÇO É UMA MERA FRANQUIA, DIGAMOS QUE O MCDONALD SEJA ACIONADO JUDICIALMENTE PELO CASO QUE VC EXPÔS NA INICIAL, ESTA PODERÁ SER CONDENADA A RESSARCIR E A IMAGEM MCDONALD SERÁ EXPOSTA NEGATIVAMENTE NÃO SÓ AI NA SUA CIDADE COMO A NÍVEL NACIONAL O QUE PODERÁ FAZER COM QUE A FRANQUIA ROMPA O CONTRATO COM O FRANQUEADO. OU VC SE REGULARIZA PERANTE O MCDONALD OU TERÁ PROBLEMAS.

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de maio de 2015, 10h09min

    Por favor, Eu tenho hoje uma empresa de motoboy na qual eu presto serviço somente de Delivery (alimentos), á pedido dos clientes e não do estabelecimento, quando o local não realiza entrega, nosso foco (único hoje) é o McDonalds devido á grande procura e demanda necessária,

    VC ESTA SE BENEFICIANDO DA MARCA MCDONALD, PORTANTO É IRREGULAR.

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 11h09min

    Mas as pessoas também se beneficiam da marca COCA COLA por exemplo, alguns tem autorização, compram direto da Coca-Cola, e muitos não, compram em atacados e vendem. Nosso caso é o mesmo, compramos como um cliente qualquer e entregamos como uma empresa Delivery, não é possivel que não possamos de jeito nenhum usar nem um nome, um dizer, nada nada nada. Eu ouvi que tem outras cidades como Campinas, e Sâo Paulo Capital que já fazem esse serviço, deve haver alguma maneira, não?

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 11h21min

    Gostaria de uma luz de vocês de como posso fazer, minha idéia vocês devem ter entendido, tem gente querendo McDonalds, e tem gente querendo entregar (eu), a entrega própria deles é praticamente extinta no Brasil (clube da entrega), não vejo diferença em escrever por exemplo "Vendo Refrigerante Coca Cola" e "Vendo lanche McDonalds", além disso também não ganho 1real em nenhum lanche, ganho somente com a taxa de entrega, comprei aqueles selo casca de ovo, criei uma estrutura para transportar sorvete e refrigerante, comprei esse sistema online, enfim, não quero milagre, mas o que eu estou fazendo acho que é um pouco diferente assim do caso de estar tentando me passar pelo Mc, não é a idéia, deve ter alguma lei, algo que defenda algum projeto como este meu, não?

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 11h28min

    Se eu deixar bem freezado, mais ainda, na inicial do site, em todos os lugares, os dizeres do tipo "Trabalhando por você" "Serviço Independente", etc, ajuda? resolve? qual a melhor saida? ja tentei parceria ou algo assim com a loja do Mc aqui, mas eles são tipo assim "não temos interesse em ter o Delivery proprio do McDonalds, mas não tenho nada contra que o façam" é essa a posição da loja que fui aqui.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 11h31min

    Felipe, vc está confundindo as coisas. O comércio que ostenta a marca da Coca Cola tem autorização por serem revendor do produto deles, o MacDonlads não tem revendedor pois eles proprios vendem seu produto, e os lojistas que o fazem são franqueados, pagam milhares de reais para ter este direito. O MacDonalds não REVENDE nada, tudo é vendido nas lojas da rede e vc não tem autorização para revender.

    Não confunda Coca Cola com MacDonalds, são bem diferentes!!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 11h37min

    Se vc quer vender alguma coisa do MacDonalds se torne um franqueado deles, vc tem aí uns 300mil reais??? Tem 1 milhão para locar e decorar a loja nos padrões e exigências da Gestora do MacDonalds??

    Então, cara, não use o nome do MacDonalds pois vc não tem autorização deles para isso.

    Se vc quer fazer entrega dos produtos dele, ofereça o serviço de compra e entrega, o cliente te pede e vc vai lá na loja do MacDonalds e compra, se o cliente desistir cv come o lanche, ok? Não terá como reclamar do cliente depois, mas não pode usar o nome do MacDonalds, vc só poderá dizer que faz entregas generalizadas, se o cliente quiser 1kg de carne do mercado tal, vc compra e entrega ., se o cliente quiser 1 esparadrapo da marca tal da farmacia tal, vc compra e entrega, se ele quiser o pão com ovo do buteco da esquina....., se ele quiser lanche de qualquer lanchonete incluindo o MacDonalds, vc compra e entrega . Mas vc não pode usar nenhuma marca pois não tem autorização de nenhuma delas para fazer propaganda de seu negócio.

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 11h38min

    Entendi melhor agora Rafael. Mas me tire outra dúvida por favor, seria considerado caso de revender eu ganhar em cima do lanche, correto? O que faço é cobrar pela minha prestação de serviço que é do transporte do lanche, pela solicitação do cliente entende? Assim como uma empresa de motoboy que é solicitada pelo cliente, eu posso ter alguém que me peça para ir la e pegar o produto, entende o serviço exato que quero prestar? Queria saber como fazer isso estando tudo ok, tudo legalmente.

    F

    Felipe Delega Segunda, 04 de maio de 2015, 11h48min

    Entendi Rafael, minha idéia era de futuramente ter diversos motoboys na cidade com um propósito de realizar entregas de alimentos em geral, se o cara quiser qualquer tipo de alimento, dentro da área que a gente cobre, a gente faz essa entrega para ele, de inicio quis divulgar somente o McDonalds para ver a aceitação. Se eu mudar nome, tirar o "M" do site, realizar diversas mudanças, eu poderia ai dizer no site que entregamos qualquer tipo de refeição que não realiza delivery, citar alguns nomes, e ai sim por o nome McDonalds la? Desse jeito estaria correto?

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de maio de 2015, 12h38min

    O que vc não esta entendo é que vc só tem lucro ou pelo menos o volume maior do seu lucro vem da utilização da marca mcdonald

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de maio de 2015, 12h40min

    "á pedido dos clientes e não do estabelecimento, quando o local não realiza entrega, nosso foco (único hoje) é o McDonalds devido á grande procura e demanda necessária,"
    Ou seja, se não tiver Mcdonald vc deixa de faturar, e como o Mcdonald visa lucro com a exposição de sua marca, o uso indevido sem um contrato de prestação é ilegal. Ou seja vc não pode vincular o seu serviço ao MacDonald

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de maio de 2015, 12h41min

    Não pode usar a marca Mcdonald.

    Paulo César

    Paulo César 167758/MG Segunda, 04 de maio de 2015, 13h09min

    Sem expressa autorização da empresa McDonald de forma alguma você poderá utilizar seu nome ou sua marca ou qualquer outra coisa...em sua empresa....

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 14h03min

    Vc pode oferecer entregar o que for pedido pelos clientes, vc não pode é oferecer MacDonalds pois vc não tem franquia da marca, vc não pode nem usar o nome deles sem a expressa autorizaçação deles, não importa sob que desculpa, que alegação vc usar. Não pode e pronto, o nome tem dono.

    F

    Felipe Delega Terça, 05 de maio de 2015, 13h06min

    Gostaria de agradecer á todos pela ajuda, está sendo muito válido a ajuda de vocês. Ontem quando fui ao Mc comprar um lanche para fazer mais uma entrega, o gerente me chamou para conversar, cara super gente boa, explicou que eles como franquia tem diversas regras para seguir, que ele queria dar um toque porque além de eu perder á oportunidade de algo que está dando certo isso poderia dar cadeia também, ele disse que até poderia usar em alguma frase complementar que entregamos McDonalds, mas que do jeito que está não poderia. Eu já fiz algumas alterações no site e no facebook, não tem mais NENHUM simbolo do McDonalds, o nome McDonalds eu usei nessa frase gostaria de saber se posso: "Não entrega? A gente entrega! O MCDelivery oferece Delivery de qualquer lugar desejado por você, nosso cliente, então á partir de hoje você vai poder ter no conforto da sua casa aquilo que desejar, de qualquer lugar que você goste de comer (dentro da nossa área de cobertura), mas que não oferece serviço de entrega, de pequenos (padaria, bar, pizzaria, etc) á grandes nomes (McDonalds, Burguer King, SubWay, etc) não importa, nós entregamos para você!" eu posso fazer desse jeito? Agradeço imensamente mais uma vez a ajuda de vocês, Felipe.