Estou com uma duvida em uma matéria e talvez possam me ajudar.Bem, não estou entendo por que esta ementa é interpretada de forma gramatical .PROCESSUAL CIVIL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. PREFEITO MUNICIPAL. DOAÇÃO DE R$ 100.000,00 AO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS/SE POR FORÇA DE CONVÊNIO COM A PETROBRAS. AUSÊNCIA DE REPASSE DE PARTE DOS RECURSOS À CONTA DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ACÓRDÃO RECORRIDO QUE RESPONSABILIZA O PREFEITO MUNICIPAL POR ENTENDER CARACTERIZADA A CONDUTA PREVISTA NO ART. 11 DA LEI 8.429/92 (VIOLAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA), NÃO OBSTANTE REGISTRE INEXISTÊNCIA DE PROVA QUANTO AO ELEMENTO SUBJETIVO DOLO GENÉRICO. INVIABILIDADE. DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL EVIDENCIADA. 1. Trata-se, na origem, de ação de improbidade movida contra Prefeito Municipal que deixou de repassar à conta específica do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente parte dos recursos oriundos do convênio firmado entre o Município de Laranjeiras e a Petrobras/Fafen. 2. No caso, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe registrou que "a referida verba fora repassada anualmente à conta específica do mencionado fundo, restando a omissão apenas no último ano de sua gestão", e, por essa razão, entendeu caracterizada a conduta tipificada pelo art. 11, II, da Lei 8.429/92, "ainda que inexista prova de que tenha se conduzido com dolo ou culpa, nem tampouco comprovação de que ocorrera dano ao erário, porquanto numa interpretação gramatical do caput do dispositivo legal supracitado, basta a demonstração de uma ação ou omissão relativa à observância dos princípios reitores da Administração Pública". 3. Nos termos em que foi decidido, data venia, o julgamento impugnado diverge da orientação assentada nesta Corte Superior, que tem sistematicamente afirmado a necessidade de identificar o dolo genérico da conduta investigada para a responsabilização do agente público pelo tipo do art. 11 da Lei 8.429/92. Precedentes. 4. Recurso Especial provido para afastar a condenação imputada ao réu sem a prova do elemento subjetivo. Alguém pode me dizer quais as características que enquadram esta ementa em gramatical?

Respostas

    G

    Gabriel Sábado, 23 de maio de 2015, 16h31min

    Interpretação gramatical é a analise literal do que prescreve a norma (lei). Nesse caso alegava-se que para se enquadrar o prefeito no art. 11 da Lei 8.492/92 seria necessário que houvesse a comprovação de dolo/culpa e também de dano ao erário.

    Mas o Tribunal entendeu que a interpretação literal do art. 11, II da Lei 8.492/92 prevê como requisito para enquadramento na sua prescrição apenas "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício", de modo que para o caso é irrelevante a análise de ocorrência de dolo/culpa ou efetivo dano ao erário.

    Ou seja, a interpretação gramatical (ou literal) é analisar, como alguns chamam, a letra fria da lei.