Olá,

Preciso de informações sobre meus direitos.

Eu e alguns funcionários estamos sem receber 13° salário e férias de 2014 e férias de 2015. Três funcionários foram demitidos sem receber nada, o patrão mandou procurar os direitos, isso em escala, em dezembro, em fevereiro e outra neste mês de julho. Duas se demitiram e estão aguardando receber, até o momento acredito que não receberam também. Eu saí de licença maternidade em janeiro e retornei em maio. Ele disse que o meu salário seria reduzido, eu perguntei o porque? E me respondeu somente que ia reduzir o salário porque as vendas do curso caíram, sou professora de estética em um curso livre (a divulgação e venda do curso é de responsabilidade das recepcionistas que também não haviam recebido), e estava de licença maternidade e tive que indicar outra professora para cobrir minha licença... Não respondi nada... Dai começou a agir de maneira a dificultar minha permanência no trabalho, não depositava minhas passagens e me tratar com arrogância na frente dos funcionários. Eu ia pedir demissão no dia 11/07 dia de pagamento, quando cheguei pra receber ele disse que não ia me pagar e que não queria se aborrecer comigo, na frente de outro funcionário, e ainda pediu desculpas por ele ter que presenciar aquela cena... E se quizesse receber que voltasse na quinta 16/07 dele? de aula), ele foi embora mais cedo e não me pagou. No sábado 18/07 terminei de dar aulas e fiquei na recepção aguardando ele chegar da rua. Quando me atendeu eu perguntei o porque da atitude dele? E disse que tinha me avisado que não iria mais se aborrecer comigo, e que ia me dar uma advertência e saiu da sala por 16 minutos... Quando retornou trouxe relatório do deposito de passagens (faltava mais de 40,00). Chamou o funcionário da informática pra fazer outra folha de ponto escrita dos meses de maio a julho pra assinar e para que eu não reclame de horas extras também. Disse que tinha que sair da sala de aula marcar o ponto digital e escrito no horário contratado e depois voltasse pra sala e ficasse de papo furado com alunos. Foi quando informei que ele estava demitido como patrão... Ele me perguntou como eu ia fazer isso? Disse que ia dar entrada no Ministério Público. Ele pediu pro funcionário sair, me ameaçou de não me pagar nada e procurar meus direitos na Justiça do Trabalho, mais uma vez disse que ia no Ministério Público registrar a demissão por justa causa do empregador e só iria trabalhar até o dia 31/07, pois não há condições físicas e muito menos psicológicas de permanecer no curso. Ele ia me pagar faltando 100,00 eu exigi o valor total. Daí ele acertou de me pagar o 13° salário no dia 25/07, mas só pagou a 1° parcela, a 2° marcou para dia 01/08 e as férias não tem como me pagar agora só a partir do mês de setembro. Como devo proceder para demiti-lo e registrar denúncia? Fui ao ministério público e disseram que só atendem denúncias coletivas e que no meu caso devo procurar ministério do trabalho e lá a fiscal do trabalho não compareceu no dia marcado. Eu devo procurar um advogado ou aguardar o fiscal do trabalho??? Os funcionários que estão trabalhando tem medo de ficar desempregado não irão denunciar, e os que foram demitidos sem receber deram entrada no ministério do trabalho, os demitidos podem entrar em uma ação coletiva ou não? E também não consegui fazer a denúncia ao ministério público pela internet (só poderá ser feita pela internet segundo o próprio ministério). O que posso dizer que não há crise financeira no curso. As primeiras desculpas foram de que as contas da empresa um juiz em Brasília bloqueou por causa de um processo de aluno ; depois por ter feito acordo com funcionária que foi demitida por roubo de valores altos e o combinado era pra não levar justa causa. Dispensado os 40% do FGTS e que após ter sido registrada sem justa causa exigiu os 40% e o processou no ministério do trabalho (a funcionário disse que foi demitida, comprou o aviso e não recebeu nada). E dá última desculpa, que a conta da empresa foi liberada, mas está faltando 6.000,00 que sumiu da conta.

Respostas

    A

    [email protected] Segunda, 03 de agosto de 2015, 15h12min

    Olá, pode ingressar com ação trabalhista , se tiver interesse e em São Paulo entre em contato comigo.