Tenho dúvida se posso ou não entrar com pedido de guarda compartilhada . A separação ocorreu quando nossa filha tinha 1 ano e 8 meses. Hoje ela tem 5 e minha situação com a ex não é amigável. Hoje temos homologado (a meu pedido na época, pois, ela não queria deixar ver ou ficar com minha filha), fins de semana alternados e todas as quartas-feiras. Já propus a seguinte regra compartilhada, mas ela negou: 2,2,5,5, ou seja, fins de semana continuam alternados e segunda e terça sempre do pai e quarta e quinta sempre da mãe, ou vice-versa. A ideia é melhorar a qualidade e quantidade de tempo para os 3, pois, a mãe faz alienação parental e tenho como provar através de e-mails e mensagens via WhatsApp. Isso é possível perante a nova lei? Obrigado.

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 18 de agosto de 2015, 9h33min

    Concerteza...

    M

    MSF F Terça, 18 de agosto de 2015, 10h26min

    A mãe da minha enteada tbm entrou com processo de guarda compartilhada.
    Pena que ela não queira compartilhar, e sim competir.
    Meu esposo tem a guarda a 4 anos, já foram 2 processos de tentativa de reversão, e agora de guarda compartilhada.
    Nossa pequena faz acompanhamento psicológico, a 4 anos, pois a mãe não aceita o fato de o pai ter a guarda, tem acordo de visitas, ela passa fds alternados, e nunca proibimos de ver, até entrar com o processo estava vendo todos os dias na saída da escola, frequentava as aulas de natação, mas como entrou com processo, não quer ver mais, pra depois alegar que está sendo proibida de participar.
    Acontece que a psicologa já nos alertou que nem as visitas a cada 15 dias estão sendo saudáveis pra criança, pois a mãe vem praticando alienação parental, tentando colocar a criança contra nós, pra que está manifeste o desejo de ir morar com a mãe, ela tem apenas 6 anos, e tem que encarar a vida como se adulta fosse, a cada fds que passa com a mãe, na segunda vai pra psicóloga, são falsas histórias contra o pai, pressões na cabeça dela, um verdadeiro inferno.
    Ela quer justamente isso, 2 dias aqui...2 dias lá...e eu não consigo ver como isso será saúdavel para essa criança, pois tudo que ensinamos aqui, por melhor que seja pra criança, ela desfaz lá, como pode ser saúdavel pra uma criança dormir cada noite em uma lugar, e isso em meio a um conflito que não tem fim. Iô-Iô?? Cabo de Guerra??
    Seria louvável se ela quisesse a guarda compartilhada pra realmente compartilhar mesmo, compartilhar responsabilidades, convivência, despesas financeiras, compartilhar na educação e em tantas outras coisas, mas sabemos que nesse caso, será apenas pra competir.

    F

    Franciele Quarta, 19 de agosto de 2015, 14h54min

    Depende muito da maturidade dos pais, para esse tipo de alternância de residência dar certo ou não. Com certeza, se for como citado a cima "cabo de guerra", não vai ser saudável para a menor. Mias veja meu caso: A mãe da minha enteada proibia o contato e entramos com o pedido de guarda compartilhada, ganhamos com alternância de residência sendo assim ela passa de segunda à quarta com a mãe, e de quarta a noite a sexta a noite com o pai, e finais de semanas alternados. Conversamos o básico, sobre o dia a dia e a rotina dela aqui e lá, e estamos conseguindo manter um equilíbrio saudável.