Eu desejo incluir 2 sobrenome, sem mexer nos meus sobrenomes materno e paterno, sem alterar a ordem, apenas incluir mais 3 de ascendentes meus.

1º - França - De minha avó, e boa parte da família têm, inclusive meus primos, e com isso desejo tê-lo para me sentir parte da família, além de homenagear meu ascendente.

2º Mattos - Boa parte da família também tem, e pelo mesmo motivo acima, gostaria de incluir

3º Freiherr (esse é mais complicado) -- A história que vou contar é um pouco complicada, mas vou tentar colocar tudo aqui. A minha família é remanescente da nobreza alemã, no qual a sucessão alemã diz que todos, sem exceção, membros. masculinos dessa família teriam direito a usar o título de “Freiherr” (Barão). A nobreza alemã foi extinta em 1909, mas os membros dessas família teriam direito a usar o título como sobrenome, ou seja, os títulos seriam convertidos em sobrenomes. O meu antepassado Wilhelm(1827-1902) era um Freiherr, e eu descendo dele totalmente em linha paterna. Mesmo estando sob a legislação brasileira, eu poderia argumentar ou reinvindicar no processo de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL que eu queria incluir o “Freiherr” como um sobrenome, pois estaria seguindo uma tradição familiar, que isso faz parte da identificação familiar, citando inclusive o caso dos títulos convertidos em sobrenomes na alemanha, mas não se valendo disso, mas citando apenas. E claro juntando todos os documentos comprobatórios, inclusive a certidão do meu antepassado wilhelm no qual consta a mesma que ele era uma barão(Freiherr). Inclusive o titulo dele esta no nome dele na como se realmente fosse um sobrenome dele. Lembrando que não isso por vaidade, mas por tradição familiar, e desejo apenas como um sobrenome, e não como um título.MAS ESSE TERCEIRO É APENAS COMO HOMENGEM E IDENTIFICAÇÃO FAMILIAR O MOTIVO DE USAR O SOBRENOME, E NÃO COMO NOBREZA.

OBRIGADO

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 16 de outubro de 2015, 22h37min Editado

    RAFAEL

    Somente é possível incluir sobrenomes de ascendentes em linha reta de 1o, 2o, 3o, graus (pais, avós, bisavós). E de bisavós somente na vara de registros públicos de São Paulo, pois os demais juízes do interior não aceitam.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Rafael Von Mentzingen

    Rafael Von Mentzingen Sábado, 17 de outubro de 2015, 9h38min

    Dr. Herbert,

    O Sobrenome "França" é de minha avó materna, ela tem até hoje (Anayr França de Oliveira)
    O Sobrenome "Mattos" é de meu avô paterno (Amir Mattos de Mentzingen)
    O Sobenome "Guimarães" é minha avó materna solteira(Ecy Manoela Simões de Mentzingen, quando casada, e Ecy Manoela Guimarães Simões)

    Tem como incluir esses 3 sobrenomes(França, Guimarães e Mattos) num mesmo processo ?

    Quanto ao Freiherr fica difícil, né ?

    Moro no Rio de Janeiro.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 17 de outubro de 2015, 10h27min

    RAFAEL

    Escolha 2 destes sobrenomes. Pelo RJ tudo é mais difícil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Rafael Von Mentzingen

    Rafael Von Mentzingen Sábado, 17 de outubro de 2015, 13h58min

    Entendi. Se eu, então, pedir para incluir os 3 sobrenomes será indeferido ?

    Rafael

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 17 de outubro de 2015, 14h34min

    RAFAEL

    Sim, 2 no máximo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Rafael Von Mentzingen

    Rafael Von Mentzingen Sexta, 23 de outubro de 2015, 23h23min

    Dr Hebert, outra dúvida

    O sobrenome original da família é "de Mentzingen" É possível, com documentos/certidões de ascendentes, trocar o "de" pelo "von", provando que essa partícula tenha em algum dos ascendentes. No Brasil, foi "aportuguesado". É possível, ou é provável que o juiz indefira ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 24 de outubro de 2015, 8h11min

    RAFAEL

    É possível. Mas estes detalhes difíceis eu somente consigo na Vara de Registros Públicos de São Paulo. Só que você não nasceu e nem mora em SP para eu fazer isto por você.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome