Recentemente, quando novamente estudava os pronomes de tratamento, percebi que, pela gramática, não seria correto dirigir-se a um Juiz de Diteito pelo pronome "Vossa Excelência". Este só deveria ser utilizado para autoridades máximas do Poder Judiciário, como Desembargadores e Ministros. Entretanto, em pesquisa pela internet, encontrei várias opiniões, inclusive de professores de língua portuguesa, afirmado que o correto, para Juizes de Direito, seria tão somente o tratamento de "Meritíssimo(a)". Outros, por sua vez, além do tratamento retromencionado, garantem correta a expressão "Vossa Meritíssima". Outra opinião afirma que a expressão "Vossa Meritíssima" é uma aberração da gramática, algo comparável com "Vossa Excelentíssima", considerando inaceitável o uso do promone "vossa" com o adjetivo "meritíssima".

Não consegui formar uma opinião sobre o tema, afinal o uso do tratamento "Vossa Excelência" para peticionar junto ao Juiz de Direito é tão comum do dia-a-dia de qualquer advogado que, no mais, acaba sendo assimilado como correto. Porém, por curiosidade, por culto ao correto emprego da morfologia e por precaução, na necessidade de peticionar em alguma prova de concurso, gostaria que os colegas estudantes, os digníssimos advogados, e, certamente, os magistrados, opinassem sobre a questão.

Sucesso a todos.

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 16h41min

    Pode me chamar de vossa majestade que ja fico feliz.

    Danni Guimarães Santana

    Danni Guimarães Santana Terça, 14 de fevereiro de 2017, 13h28min

    Pelo padrão de redação oficial continua sendo "vossa excelência"