Boa Tarde a todos, Gostaria de saber um pouco mais sobre o passaporte de estrangeiro. Meu esposo é do Turcomenistão, já possui visto permanente e vive atualmente aqui no Brasil. Gostaria de saber quais os requerimentos para que ele possa tirar esse passaporte e qual o efeito desse passaporte? Ele tem o mesmo efeito do passaporte Brasileiro? Pode ser concedido mais de uma vez? Fico grata pelo esclarecimento!

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 13h13min

    Boa tarde Manuela,

    O passaporte para estrangeiros, é um documento de viagem emitido pela Polícia Federal para aqueles estrangeiros que são residentes Permanentes, e que o seu país não possua representação diplomática no Brasil ou qualquer outro país que o represente.
    O passaporte deverá ser requerido junto ao Departamento de Polícia Federal mais próximo de sua residência, é o mesmo procedimento do passaporte brasileiro.
    Este passaporte só dá direito a uma viagem e no retorno ele é retido na Imigração da Polícia Federal no aeroporto.
    Portanto, a cada viagem viagem que o seu esposo fizer ao exterior, o procedimento é o mesmo.
    Sugiro, caso ele necessite de viajar constantemente, que aproveite a viagem ao seu país e tire um passaporte lá, pois os passaportes hoje a duração é de 10 anos.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]