Boa tarde pessoal!

Parabéns pelo gesto de orientar milhares de pessoas...

Ainda não consultei Advogado sobre meu caso. Fiz o financiamento de uma casa em 2012 ( R$ 280 mil). Prazo de 420 meses, porém eu pretendia quitar tudo em poucos anos pois meus negócios estavam indo bem.

Porém em 2015 as coisas arruinaram não consegui pagar mais, pois eu tive problemas e minha renda reduziu média de 60%.

Hoje tem aproximadamente umas 8 parcelas em atraso no valor de 2,7 mil cada, e só pode pagar todas de uma vez.

Estou recebendo mensagens de empresas de cobrança terceirizadas dizendo que vão penhorar meus bens e bloquear contas bancárias.

Estou tentando vender outro imóvel para resolver o problema, se não conseguir vou ter que devolver o imóvel e tentar reaver parte do que foi pago ( não sei se é possível ).

A pergunta é: Eles podem bloquear minhas contas e penhorar meus bens mesmo que a Casa financiada seja a própria garantia do financiamento? Tenho só um carro em meu nome poderá ser penhorado?

Pretendo ir na Caixa na próxima semana para conversar, porém gostaria de tirar essas dúvidas antes...

Grato pelas respostas e tenham um ótimo final de semana!

Respostas

    HUGO MONTEIRO

    HUGO MONTEIRO 38376/DF Sábado, 13 de fevereiro de 2016, 11h26min

    Seu imóvel foi financiado com garantia de alienação fiduciária ou hipoteca?

    R

    Rodrigo Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 6h01min

    Bom dia Hugo,

    Alienação, vou citar abaixo o primeiro parágrafo do contrato:
    -----------------------------
    CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL RESIDENCIAL QUITADO, MÚTUO E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA, CARTA DE CRÉDITO COM RECURSOS DO SBPE NO ÂMBITO DO SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO - SFH.
    -----------------------------

    bom final de semana!...

    HUGO MONTEIRO

    HUGO MONTEIRO 38376/DF Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 9h09min

    Prezado Rodrigo,
    Seu financiamento foi com garantia de alienação fiduciária. Como já tem mais de 8 prestações em atraso, muito provável que já foi aberto o procedimento de consolidação da propriedade fiduciária. Procure o credor ou então vá ao Registro de Imóveis competente, e verifique se há algum procedimento em curso. Haja com rapidez, porque esse procedimento é rápido, e se você piscar os olhos, ocorre a consolidação, e o credor retoma o imóvel. Quanto a penhora, ela não atingirá suas contas, senão por dívidas trabalhistas ou de alimentos.
    Espero ter ajudado.

    R

    Rodrigo Terça, 16 de fevereiro de 2016, 0h06min Editado

    Hugo,

    Me aliviou, pois recebo minha renda através da conta bancária, se bloqueassem seria meio complicado. Sendo assim as mensagens SMS de cobradoras dizendo que vão penhorar meus bens e bloquear minhas contas são somente ameaças para deixar agente preocupado...

    Em caso de consolidar a retomada, posso reaver o valor que já foi pago?( da uns 110 mil ). Pelo que eu li pesquisando na Web, parece que só depois do leilão o imóvel que eles devolvem algum valor, é isso mesmo?

    Grato pela ajuda...

    HUGO MONTEIRO

    HUGO MONTEIRO 38376/DF Terça, 16 de fevereiro de 2016, 7h44min

    Exatamente, somente receberá o devido, após a hasta pública (leilão).

    R

    Rodrigo Terça, 16 de fevereiro de 2016, 10h08min

    Hugo, bom dia.

    Minha primeira vez neste site e achei super importante o trabalho dos profissionais que gastam um pouco do seu tempo aqui.

    As dúvidas eram só essas mesmo, bom trabalho e saúde a todos aí. Obrigado pelos esclarecimentos prestados.

    At:
    Rodrigo