Boa tarde, tenho um pequeno restaurante e um de meus funcionários veio me pedir as contas. Pedi que escrevesse uma cartinha com essa solicitação. Porém, no mesmo momento quis saber dos seus direitos. Expliquei que ele não receberia FGTS e seguro, pois quem pediu foi ele. Como não foi feito o conhecido "acordo" ele começou a faltar desde dia 04/fev. O funcionário não era de faltar e desempenhava bem sua função. Tentei contato nos primeiros 20 dias, sem sucesso. Dias atrás apareceu dizento q falou com advogado e não demonstra interesse em voltar. Já tinha inclusive mandado um telegrama com aviso de recebimento. O que fazer??

Respostas

12

  • 0
    D

    Desconhecido Terça, 15 de março de 2016, 15h09min

    ora! vc nao tem um escritório de contabilidade que lhe presta assessoria? eles sabem como proceder
    de qualquer formafaça seguinte: envie um telegrama o carta com ar solicitando que ele compareça para reassumir serviço prazo de 5 dias nao comparecendo vc faca rescisão demissão por abandono de emprego comunique a justiça do trabalho inss e pronto.
    de

  • 0
    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h24min

    Pela lei do sindicado dos trabalhadores de restaurantes é preciso primeiro verificar o motivo , caso o mesmo esteja desanimado e desmotivado pela lei é obrigação do empregador manter seu funcionário motivado.

  • 1
    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 15h38min

    Pois é Luciano, mas ele deixou claro que não quer ficar, pois pretende voltar para sua cidade natal. Porém, quer FGTS e seguro desemprego. E como ELE pediu pra sair, não fiz acordo. No dia seguinte a conversa, começou a faltar sem justificativa. Depois de uns 20 dias apareceu fora do horário de expediente e disse que falou com advogado pra receber tais direitos (até o momento não recebi nenhuma intimação) e por esse motivo não vou voltar atrás.

  • 0
    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h45min

    não mande ele embora não. Nenhum Advogado do universo pode forçar vc a mandar ele embora.

    Abandono de emprego

  • 0
    J

    Joao Gabriel Roncetti Terça, 15 de março de 2016, 15h47min

    O abandono de emprego, só se configura se ele faltar por 30 dias seguidos, se ele nesse meio tempo aparecer não está configurado o abandono.

    Procure um advogado trabalhista que ele vai poder te dar outras saidas, lhe explicar todas aqui não seria possível e possivelmente alguma informação pode nao estar correta por não saber exatamente o que acontece, mas te adianto que há outras formas de demitir com justa causa esse funcionário.

  • 0
    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 15h50min

    Obrigado, Luciano. Hoje estou mandando o segundo telegrama com AR. O primeiro não encontrou o destinatário nas 3 tentativas. O telefone dele está desligado, só terei oportunidade de conversar com ele novamente e ele aparecer aqui na empresa.

  • 0
    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h52min

    por outro lado vc não vai pagar o salario dele, pois, ele esta faltando.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de março de 2016, 16h57min

    Peça para alguém levar carta protocolada onde ele é convocado a comparecer para solução de assunto do interesse dele, sob o risco do que prevê o art 482 da CLT.

    Se não tiver ninguém em casa peça que procure entre os vizinhos quem dê informação, no protocolo faça constar a possibilidade do endereço ser desconhecido, ou dele não estar em casa, dele ter se mudado ou ser pessoa desconhecido pelos vizinhos, então, peça a este vizinho e assine confirmando o que ele informou (as possibilidade citadas).

    Com isso vc junta aos demais telegramas e publique em jornal de grande circulação a convocação para comparecimento do Sr fulano de tal ao endereço tal empresa X. Se ele não aparecer, faça a rescisão por abandono deposite em juizo.

  • 0
    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 17h23min

    Digamos que ele compareça, mas não queira voltar a trabalhar. O que fazer?

  • 0
    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 17h26min

    aplique advertência por faltar tanto sem atestado. Uma hora vai dar justa causa.

  • 0
    D

    Desconhecido Terça, 15 de março de 2016, 17h57min

    se ele voltar e não quiaer trabalhar aplique demissão por justa causa.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de março de 2016, 18h03min

    Voltar e ficar à toa?? É como disse o Luciano, aplique advertência!

    Se ele responder a sua convocação será para conversar, vc irá expor a situação dele, se ele quiser manter o emprego vc poderá aplicar advertência ou mesmo suspensão, conforme a conversa que terá com ele. Se ele insistir em que deseja sair, entregue papel em branco e uma caneta, diga que faça o pedido de demissão para que vc possa logo pagar a rescisão dele, e o avise que se ele seguir se ausentando ficará configurada o abandono e com isso a dispensa por justa causa.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.