Boa tarde, tenho um pequeno restaurante e um de meus funcionários veio me pedir as contas. Pedi que escrevesse uma cartinha com essa solicitação. Porém, no mesmo momento quis saber dos seus direitos. Expliquei que ele não receberia FGTS e seguro, pois quem pediu foi ele. Como não foi feito o conhecido "acordo" ele começou a faltar desde dia 04/fev. O funcionário não era de faltar e desempenhava bem sua função. Tentei contato nos primeiros 20 dias, sem sucesso. Dias atrás apareceu dizento q falou com advogado e não demonstra interesse em voltar. Já tinha inclusive mandado um telegrama com aviso de recebimento. O que fazer??

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 15 de março de 2016, 15h09min

    ora! vc nao tem um escritório de contabilidade que lhe presta assessoria? eles sabem como proceder
    de qualquer formafaça seguinte: envie um telegrama o carta com ar solicitando que ele compareça para reassumir serviço prazo de 5 dias nao comparecendo vc faca rescisão demissão por abandono de emprego comunique a justiça do trabalho inss e pronto.
    de

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h24min

    Pela lei do sindicado dos trabalhadores de restaurantes é preciso primeiro verificar o motivo , caso o mesmo esteja desanimado e desmotivado pela lei é obrigação do empregador manter seu funcionário motivado.

    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 15h38min

    Pois é Luciano, mas ele deixou claro que não quer ficar, pois pretende voltar para sua cidade natal. Porém, quer FGTS e seguro desemprego. E como ELE pediu pra sair, não fiz acordo. No dia seguinte a conversa, começou a faltar sem justificativa. Depois de uns 20 dias apareceu fora do horário de expediente e disse que falou com advogado pra receber tais direitos (até o momento não recebi nenhuma intimação) e por esse motivo não vou voltar atrás.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h45min

    não mande ele embora não. Nenhum Advogado do universo pode forçar vc a mandar ele embora.

    Abandono de emprego

    J

    Joao Gabriel Roncetti Terça, 15 de março de 2016, 15h47min

    O abandono de emprego, só se configura se ele faltar por 30 dias seguidos, se ele nesse meio tempo aparecer não está configurado o abandono.

    Procure um advogado trabalhista que ele vai poder te dar outras saidas, lhe explicar todas aqui não seria possível e possivelmente alguma informação pode nao estar correta por não saber exatamente o que acontece, mas te adianto que há outras formas de demitir com justa causa esse funcionário.

    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 15h50min

    Obrigado, Luciano. Hoje estou mandando o segundo telegrama com AR. O primeiro não encontrou o destinatário nas 3 tentativas. O telefone dele está desligado, só terei oportunidade de conversar com ele novamente e ele aparecer aqui na empresa.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 15h52min

    por outro lado vc não vai pagar o salario dele, pois, ele esta faltando.

    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de março de 2016, 16h57min

    Peça para alguém levar carta protocolada onde ele é convocado a comparecer para solução de assunto do interesse dele, sob o risco do que prevê o art 482 da CLT.

    Se não tiver ninguém em casa peça que procure entre os vizinhos quem dê informação, no protocolo faça constar a possibilidade do endereço ser desconhecido, ou dele não estar em casa, dele ter se mudado ou ser pessoa desconhecido pelos vizinhos, então, peça a este vizinho e assine confirmando o que ele informou (as possibilidade citadas).

    Com isso vc junta aos demais telegramas e publique em jornal de grande circulação a convocação para comparecimento do Sr fulano de tal ao endereço tal empresa X. Se ele não aparecer, faça a rescisão por abandono deposite em juizo.

    Mayco Ijano

    Mayco Ijano Terça, 15 de março de 2016, 17h23min

    Digamos que ele compareça, mas não queira voltar a trabalhar. O que fazer?

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Terça, 15 de março de 2016, 17h26min

    aplique advertência por faltar tanto sem atestado. Uma hora vai dar justa causa.

    D

    Desconhecido Terça, 15 de março de 2016, 17h57min

    se ele voltar e não quiaer trabalhar aplique demissão por justa causa.

    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de março de 2016, 18h03min

    Voltar e ficar à toa?? É como disse o Luciano, aplique advertência!

    Se ele responder a sua convocação será para conversar, vc irá expor a situação dele, se ele quiser manter o emprego vc poderá aplicar advertência ou mesmo suspensão, conforme a conversa que terá com ele. Se ele insistir em que deseja sair, entregue papel em branco e uma caneta, diga que faça o pedido de demissão para que vc possa logo pagar a rescisão dele, e o avise que se ele seguir se ausentando ficará configurada o abandono e com isso a dispensa por justa causa.