Meu pai paga plano de saúde para mim(unimed), através do plano feito com a empresa (assembleia) onde ele trabalha. Já tenho 31 anos e sou casada, o contrato permite. Porém para fins de declaração de imposto de renda ele não pode mais me declarar e portanto o montante pago referente a mim fica de fora da declaração dele. Gostaria de saber se eu posso declarar isso na minha declaração, já que repasso o valor do plano pra ele...

Respostas

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Terça, 22 de março de 2016, 20h32min

    A legislação é clara nesse sentido; se não for dependente e o titular pagou o plano, nem ele, o titular, pode deduzir o plano de saúde de terceiros, usufruindo dessa dedução.Situação de que poderia deduzir seria o plano pago pelo titular, e o dependente gozasse dessa dependência econômica do titular.Normalmente o direito de deduzir o plano de saúde seu ou do dependente, o ônus tem quem ser do titular; este pode assim usufruir da dedução de alguma criança em que o titular a crie ou seja seu filho ou dependente econômico.....