Meu marido faleceu, deixou dois imóveis, um deles é o que eu e meu marido morávamos e que continuo morando. Ele tenho dois filhos de outros casamentos e eu não tenho filhos com ele. Sou inventariante dele. Gostaria de saber como fica a divisão dos bens, a casa que eu moro vai pra partilha? E tenho direito na outra? Por favor tirem essa dúvida. Obrigada Ps: Não éramos casados no papel, mas tínhamos união estável. Tenho advogado, só que ele está me enrolando há 12 anos com esse inventário, está sempre sumindo. Meu erro foi ter pago antes da conclusão. Cada hora ele me fala uma coisa, uma hora ele diz que a casa a qual eu moro só pertence a mim e que não pode ser dividida com os filhos e a outra casa será dividida entre eu e os filhos, outra hora diz que será dividido tudo enfim cada hora me passa uma informação diferente. Estou confusa e insegura, sem saber realmente o que de verdade tenho direito .

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 25 de abril de 2016, 19h15min

    Se é inventariante deve ter advogado, converse/pergunte para ele.

    Sim, todos os bens deixados pelo seu companheiro, serão partilhados.

    Se os bens foram adquiridos pelo casal(você e ele), 50% lhe pertence, e os 50% que pertencia ao falecido, será dividido com você e todos os filhos que ele deixou.

    Assim sendo, os bens comuns do casal,(adquiridos durante a convivência) ficam 50% para você e 50% partilhados com você e os filhos do falecido.
    Os bens particulares,(adquiridos por ele, antes da união estável) ficam apenas para os filhos dele.

    Solicite na justiça o direito real de habitação, de morar gratuitamente, no imóvel residência do casal até casar de novo ou morrer.

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de abril de 2016, 13h25min

    Vcs chegaram a firmar acordo em cartório e elegendo um regime de bens?? Quando esses imóveis foram adquiridos? Se foi durante sua união estável??

    Vitória

    Vitória Quinta, 28 de abril de 2016, 8h41min

    Não firmamos nada em cartório, a casa que eu moro construímos juntos a outra ele comprou financiado e quando quitou já estávamos juntos há bastante tempo, não sei se faz diferença. Me orienta por favor.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 28 de abril de 2016, 13h15min

    Mas a casa que vcs construiram de quem era o terreno?? Quando ele comprou o imovel financiado quanto tempo depois vcs foram viver juntos??

  • Removida

    Esta resposta foi removida.