Boa tarde.

Fui muito prejudicado por um ex-patrão, de forma que precisaria de testemunhas para comprovar tudo o que ocorreu. E não tenho.

Sei que este sujeito tem diversas ações de execução contra ele, de empresas que estão em seu nome, mas ele até hoje sempre conseguiu fugir dos oficiais de justiça. Todos os processos estão com problemas com a intimação, onde o oficial de justiça informa que a pessoa não foi encontrada. Hoje ele é dono de empresas que estão em nome de laranjas. Anda de carro importado, vive com luxo, mas não paga seus credores.

Há alguma restrição em eu entrar em contato com os advogados dos credores e exigir uma recompensa para que eu informe onde e como encontrar este sujeito? Estaria eu tendo uma conduta ilegal, que poderia me prejudicar?

Penso ser uma forma de receber indiretamente o que ele me deve e colocá-lo em seu devido lugar, pois é um aproveitador que tenta tirar vantagem em cima de todos.

Obrigado.

Respostas

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Terça, 24 de maio de 2016, 10h01min

    "Exigir" não é o mesmo que solicitar, pedir, e pode ser considerado crime de extorsão. Boa sorte e "exija" o suficiente para para pagar um advogado.

    F

    Ferreira Segunda, 30 de maio de 2016, 13h35min

    Quando digo "exigir" seria no sentido de: "se tiver uma recompensa de X reais, posso prestar as informações, senão não prestarei as informações gratuitamente".

    Pode implicar extorsão da mesma forma?

    D

    Daniel Augusto Ferreira de Almeida 424237/SP Segunda, 30 de maio de 2016, 13h40min

    Não entendo que caracterize extorsão, pois o art. 158 do Código Penal a qualifica mediante violência ou grave ameaça, o que não parece ser o caso.

    Confesso que não sei dizer se implica conduta criminosa, pois apesar do termo "exigir", a conduta leva a uma venda da informação. Afinal, tanto o advogado quanto o(s) autor(es) terão a vantagem ao obter tais informações importantíssimas ao andamento de seus processos e eventual recebimento da dívida.

    Fiquei curioso.