Olá! Tenho uma dúvida..meu pai foi casado com minha mãe por 20 anos, se divorciaram legalmente, separaram os bens, tudo certo. Agora, há uns 6 anos ele mora com uma mulher(minha madrasta no caso). Meu avô tem vários bens e meu pai e seus 2 irmãos são beneficiários através do usufruto.Quando meu vô vier a falecer, meu pai irá pegar sua parte dos bens.Porém, gostaria de saber se tem como mudar os beneficiários do usufruto (com consentimento do meu pai) para meu nome e de minha irmã? Porque minha madrasta é muito esperta e vai pegar todo o dinheiro do meu pai e usar,minha irmã e eu não ficaremos com nada absolutamente?! Obrigada, aguardo a resposta!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de junho de 2016, 14h10min

    Veja bem, os bens são de seu avó, é dele para ele dispor, se ele passou esses bens aos filhos, doando a eles, seria seu avó que manteria o uso e o fruto. O fato de seu avó manter a propriedade dos bens dele e permitir que os filhos usufruem, não representa que o usufrutuário tenha direito a propriedade, ele apenas pode usufruir na medida que o proprietário permite.

    Filhos não herdam de pais vivos pelo simples fato de que não existe herança de pessoa viva. Nem seu pai tem direito aos bens do pai dele pois o pai dele ESTÁ VIVO!!!!

    Sua madrasta não terá direito algum aos bens que seu pai vir a herdar. Ela somente receberá o que seu pai quiser dar a ela, e ele tem todo o direito de exercer a vontade dele como ele bem quiser!! Ele pode vender tudo o que é dele hoje e torrar, não deixar 1 moeda a vcs os filhos.