Gostaria de saber qual crime e onde posso denunciar agentes de trânsito que se passam por guardas municipais usando o mesmo uniforme e carteira funcional que não foi emitida pela prefeitura porém foi assinada pelo secretário de ordem pública. E quais medidas a serem tomadas por agentes de trânsito que se passaram por guardas municipais para isenção de taxas na aquisição de arma de fogo

Respostas

    Gino Sérvio Malta Lôbo

    Gino Sérvio Malta Lôbo Terça, 21 de junho de 2016, 10h16min

    Não estou com o Código Penal em mãos, mas, a princípio, me veio a ideia do cometimento dos crimes de usurpação e de falsa identidade. De qualquer sorte, vc pode fazer a comunicação da existência de crime tanto em uma delegacia local quanto ao Ministério Público Estadual. Para fins de punição administrativa, poderia fazer também a comunicação no órgão de correição/disciplina dos guardas de trânsito.

    S

    Snoop Domingo, 03 de julho de 2016, 8h57min

    Obrigado, estava pensando no MP mesmo, irei tomar as providências legais

    E

    Eldo Luis Andrade Domingo, 03 de julho de 2016, 10h14min Editado

    Tem de verificar a responsabilidade do Secretário de Ordem Pública (é Secretário Municipal)? Conforme o caso ele pode responder por abuso de poder. Por desvio de função dos agentes de transito com sua autorização, no exercício de atividade não compatível com o cargo para qual foram aprovados em concurso público.. Estes (os agentes de transito) coonforme o caso podem até não ter cometido crime algum. E a responsabilidade recair somente sobre o Secretario.
    Já no caso de se passar por guarda municipal para conseguir isenção de taxa na aquisição de armas de fogo se lograr exito na concessão da isenção creio ser aplicável o art. 171, § 3º do Código Penal (estelionato contra a administração pública).

    S

    Snoop Domingo, 03 de julho de 2016, 14h30min

    Sim, o secretário é municipal e os agentes conseguiram a isenção nas taxas para aquisição de arma de fogo e já compraram as mesmas. Então devo recorrer ao MP mesmo?

    E

    Eldo Luis Andrade Domingo, 03 de julho de 2016, 17h16min Editado

    Sim. O caso é de ação penal pública incondicionada, sendo o único titular da ação penal o Ministério Público. Basta você levar ao conhecimento do Ministério Público Estadual para um membro seu (no caso promotor estadual de Justiça) fazer a denúncia na Justiça Estadual iniciando a ação penal. Procure na peça que entregar por escrito indicar nomes (se possível) e onde os fatos vem ocorrendo. Quanto mais elementos você der sobre os crimes em tese mais facilidade terá o MP de fazer prova.

    S

    Snoop Terça, 19 de julho de 2016, 9h45min

    Obrigado a todos pela ajuda, vou fazer a denúncia e encaminhá-la ao MP estadual

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rodrigo Bezerra Segunda, 27 de fevereiro de 2023, 18h37min

    Deve se analisar primeiro se o respectivo cargo de Agente de Trânsito é integrante da instituição Guarda Municipal, caso seja, é dever da instituição identificar seus integrantes com a identificação da instituição a que pertence, e conforme ART 2° da lei 13.022/2014 estabelece que a Guarda Municipal é Instituição uniformizada e armada, os cargos integrantes desta instituição tambem tem direito ao porte de arma de fogo institucional conforme estabelece o ART 6° do estatuto do desarmamemto.

    Guarda Municipal para efeito das disposições correlatas (estatuto do desarmamento, estatuto das Guardas municipais etc...) é todo cargo público integrante de sua estrutura.

    As atribuições desta instituição pode conter apenas o cargo de Agente de segurança comunitária ou usando a própria nomenclatura da instituição que não impede que possa existir outros cargos em sua estrutura que também serão "Guardas Municipais"

    O cargo de Agente de Trânsito integrante da Instituição Guarda Municipal tem respaldo no ART 5° * VI da lei 13.022/2014 que estabelece que a instituição pode exercer as competências de trânsito que lhe forem conferidas, desta forma, criar o cargo de Agente de Trânsito conforme estabelece o anexo I do CTB é de certa forma o encaixe perfeito entre as legislações pertinentes a instituição Guarda Municipal e do Cargo de Agente de Trânsito na relação: instituição/cargo. E desta forma falar do cargo de agente de Trânsito da Guarda Municipal é a mesma relação que falar dos cargos de escrivão da PF, soldado da PM, Agente de Polícia Da PC, soldado do CBM etc...

    Não sei se este modelo é aplicado ao caso pois deve primeiro procurar saber se o cargo de Agente de Trânsito deste município é integrante da Guarda Municipal, como ocorre em Vitória/ES.

    Espero ter ajudado.