A família é composta por Avô e Avó ainda vivos, 4 filhos e 8 netos. O avô possui um terreno onde moram 3 dos 4 filhos, sendo que 1 filho, passou 50% desse terreno para o nome da neta. Isso é possível? Pode ser anulado?

Respostas

    D

    Desconhecido Quinta, 23 de junho de 2016, 19h37min Editado

    Se o terreno é do avô ou dos avós, somente os donos podem doar.

    Verifique a documentação do imóvel, veja em nome de quem está registrado.

    O filho do dono não poderia doar o imóvel que pertence ao pai vivo.

    A

    Amaro Dewes Domingo, 26 de junho de 2016, 19h49min

    Olá ! Até 50% dos bens podem ser doados livremente, sem grandes dificuldades.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 26 de junho de 2016, 20h39min

    Se este é o unico bem dos avós, e sendo os avós meeiro no terreno, cada um só pode doar até 50% de sua parte, doar a quem seja. Se ambos concordaram em doar, poderá ser doado até 50% do terreno, mas, se foi somente o avó quem doou, ele só pode doar a metade da parte dele, que vem a ser 25% do terreno.

    Se o tal filho não tem participação no terreno, não é um dos proprietários, ele não pode doar absolutamente nada deste terreno, nem a construção do imóvel pois o terreno da onde está a casa não é dele.

  • -1
    Viviane Costa Lilian Doris

    Viviane Costa Lilian Doris Quinta, 08 de dezembro de 2016, 0h00min

    Meu avô quando vivo estava no processo de inventariado que foi arquivado por interesse da parte.
    Depois da morte dele alguns filhos dele doaram um casa para o neto que cuidou dele durante 4 anos.
    O que os meus tios tem que fazer para oficializar essa doação ao neto que cuidou do meu avô?

    A

    Alian Sexta, 19 de janeiro de 2018, 20h31min

    Olá boa noite, minha avó me doou um pedaço do terreno dela, não dá nem 50% e menos que isso. Tenho um tio que não aceita a doação que ela me fez, como posso proceder?