Tenho 19 anos e moro com minha mãe e minha avó (que tem 70 anos). A casa é da minha avó, e eu e minha mãe não aguentamos mais pois ela fica "jogando na cara" que a casa dela, quem manda é ela, fica de cara feia pra todo mundo, etc. Eu e minha mãe estamos pensando em alugar uma casa para nós morarmos, e deixar ela sozinha na casa dela.Na cidade onde moramos os únicos parentes que ela tem somos nós, os outros 5 filhos moram em outra cidade. Há algum impedimento perante a lei? É abandono de idoso? Estou muito confusa, mas não aguento viver mais nessa casa. Obrigada.

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 06 de julho de 2016, 18h35min

    Se sua avó está saudável física e mentalmente e tem renda própria, não é abandono. Mas, se/quando mudarem, mantenham contato/amizade/visitas. Aluguem um imóvel o mais próximo possível da casa dela.

    G

    Giuliana Moraes Quarta, 06 de julho de 2016, 20h42min

    Obrigado. E se caso decidirmos ir morar em outra cidade, há algum problema? Ela vai ter que se resolver, isso é escolha dela, pois ela vive alegando que a casa é dela, etc. Eu não aguento mais.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de julho de 2016, 15h59min

    Sendo ela sã e saudável de corpo, não tem problema, vcs podem ir-se embora!!

    Paula Esmirlainy

    Paula Esmirlainy Domingo, 14 de maio de 2017, 21h54min

    Tem um casal de idosos aqui na minha rua, e ultimamente eles estão fazendo algumas atitudes, que nós vizinhos estamos com medo que aconteça algo pior, pois da casa deles sempre sentimos cheiro de gás e algo queimado, jogam lixo nas portas de alguns vizinhos, fala pra alguns vizinhos que querem matar eles, que estão contratando um pistoleiro pra matar eles, sai no meio da rua com pijamas, chinga as crianças. Estamos com medo que algo de rui aconteça.

    M

    Maria joana de jesus alexandre moreira Quarta, 09 de outubro de 2019, 15h09min

    Minha mãe tem 85 anos mora sozinho ela tem plobremas de visão e surreais ela que ke eu filha mais velha fassa foi cômodo no fundo da casa dela para atender ela eu posso ele ela um dia vier a falecer como fica eu e meus irmãos

    M

    Maria joana de jesus alexandre moreira Quarta, 09 de outubro de 2019, 15h12min

    Minha mãe tem 85 anos ela tem plobremas de visão e de surdez eu posso faser 2 cômodo na casa dela para cuidar dela se ela chegar falecer como fica eu e meus irmãos

    L

    lucimara vieira Segunda, 01 de março de 2021, 20h26min

    tenho uma duvida se o idoso nao quer mora com filho ele tem 71 anos esta com a saúde mental tudo certo em perfeito estado só q deu um avc nele mas esta tudo bem com ele ele faz tudo e administra o seu próprio dinheiro já fizeram de tudo mas ele não quer mora com nem um filho o filho pode responder por isso por ele nao querer mora com os filho

    S

    Sônia Maria Alves Garcia Terça, 11 de julho de 2023, 19h50min

    Ola! Minha mãe tem 84 anos, mora sozinha , porem minha irmã e seu marido moram em uma segunda casa que tem no fundo do terreno e se recusam a sair de lá, e ele tem outras propriedades, inclusive na mesma rua que tem casa e estão vagas. Eles não vivem em paz, pois minha irmã e seu marido já xingaram, brigaram e ofenderam minha mãe em mais uma vez, em situações que minha mãe se sentiu até em perigo.
    Eu moro em outro estado com meu marido já fazem 27 anos. Eu já fui ameaçada verbalmente por ela, minha irmã, e viajo para ficar com minha mãe a cada 3 meses. Sou deficiente física, causada por poliomielite, o que dificulta mais ainda minha condição física para prestar ajuda a minha mãe. Minha mãe se recusa a vir morar comigo e com meu marido, para facilitar a cuidar dela, daqui para frente. Qual minha obrigação perante a justiça? Como lidar com uma idosa que mora próximo de pessoas que ela tem medo, mas se recusa a denunciar? Sou obrigada a sair de minha casa, deixar meu marido e ir cuidar de minha mãe? Agradeço a atenção!