Fui acomettido com Sinuite Aguda. Já tenho 14 dias de atestado, de vários médicos e com vários CID. O otorrino me deu mais um atestado médico de 5 dias que eu ainda não entreguei, irei entregar amanha e irá totalizar 19 dias. Entrei em contato com a empresa e eles querem me encaminhar para o INSS para dar entrada no auxilio. Minhas dúvidas são: O que acontece se eu não for para o INSS? Se o INSS negar meu pedido, o pagamento do dias que a empresa não irá pagar, quem paga? Ou eu não recebo? Se o INSS negar meu pedido, eu posso ser punido de alguma forma, demitido por justa causa? Se o INSS negar meu pedido, tenho o direito de colocar atestado, caso meu quadro ainda não tenha melhorado? Até o momento são 19 dias de atestados, a empresa só tem o direito de pagar 15 dias, e os outros 4 dias?

Agradeço de coração a boa vontade de quem responder essas perguntas. Estou passando por um momento muito difícil,pois nunca tive sinusite e não é minha intenção faltar dias de trabalho. A culpa de um tratamento tão demorado foi a incompetência dos Médicos Clínicos em diagnosticar a doença.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 12 de julho de 2016, 21h10min

    Se o INSS considerar que os dias excedentes aos 1ºs 15 dias de afastamento prescrito nos atestados, não seriam aplicaveis, tanto podem negar o beneficio como podem conceder em quantidade de dias menor que o recomendado pelo médico.

    Se sua condição de saude não se restabelecer, é claro que deve manter seu empregador ciente apresentando a ele as justificativas legais, que no caso seriam os atestados, mesmo que não seja ele que venha a pagar por tais dias, é preciso que vc apresente a justificativa para evitar ser dado abandono de emprego.

    D

    Dr. Dúvidas Terça, 12 de julho de 2016, 22h27min

    O que acontece se eu me recusar ir até o INSS? Os dias que deveriam ser recorridos ao INSS, não serão pagos, mas eu posso voltar a trabalhar apos o 16 dia de atestado? Meu médico me informou que daqui a alguns dias já poderei retomar as atividades de trabalho e que indo para o INSS eles podem indeferir o pedido de auxílio doença. Desta forma, eu não queria ir para o INSS.

  • -1
    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 11h27min

    Enquanto estiver afastado em virtude do recomendado pelo médico no atestado, vc não pode voltar ao trabalho, mesmo que não recorra ao INSS. Se vc não quer ser encaminhado ao INSS então não apresente o atestado ao empregador, em que recomenda quantidade de dias de afastamento que correriam por conta do INSS, se vc apresentar seu empregador pode agendar a pericia e com isso vc teria de ficar afastado, mesmo que não compareça a pericia.

    D

    Dr. Dúvidas Quarta, 13 de julho de 2016, 17h11min Editado

    Fui na empresa hoje, conversei com o Médico do Trabalho, ele me informou que para eu ser encaminhado para o INSS eu teria que ter de 15 a 16 dias de atestado com o mesmo CID. Até o momento, eu já possuo 16 dias de atestados, sendo somente 10 dias de Sinusite.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 19h56min

    O CID não é obrigatório no atestado, embora seja importante que o tenha para efeito previdenciario. No seu caso eu entendi que todos os afastamentos tratam-se da mesma enfermidade ou a ela se relaciona, portanto, os atestados (todos) tem o mesmo nexo causal, e é isso o que importa para a pericia do INSS

    D

    Dr. Dúvidas Quarta, 13 de julho de 2016, 20h10min

    Como eles se recusam a me encaminhar para a perícia, eu irei retornar ao meu Otorrino para fazer o exame que ira determinar quanto tempo mais eu preciso de afastamento, caso exceda os 16 dias de atestados, ai sim eles iram marcar a pericia.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 20h59min

    Se a empresa não considera como continuidade de licença, e ela está abonando sua ausência, e segundo vc, não deseja recorrer ao INSS, então, qual o problema??

    D

    Dr. Dúvidas Quinta, 14 de julho de 2016, 21h10min

    Hoje voltei a trabalhar, graças a Deus! Muito obrigado Rafael F Solano pela ajuda, que Deus lhe abençoe sempre!

    Diuly Ribeiro

    Diuly Ribeiro Sexta, 13 de abril de 2018, 14h05min

    levei 15 dias de atestado e estou cumprindo meus trinta ai fui encaminhada para fazer pericia e o inss negou ai o
    que vai acontecer ?

    C

    CLÁUDIO EDUARDO OGASSAVARA São Paulo/SP 401597/SP Sexta, 13 de abril de 2018, 14h08min

    Cara Diuly, apos a negatuva do inss , voce deve ser reconduzida ao cargo.

    Maria Mattos

    Maria Mattos Quarta, 10 de outubro de 2018, 12h21min

    Caso eu continua apresentando atestados, e o INSS ja tenha indeferido mais de uma vez, a empresa pode somente me pagar os dias que eu trabalhar? mesmo eu apresentando atestados seguidos? O INSS indefere meu pedido, porém estou com problemas psiquiatricos (depressão), dentre outros. Nos ultimos 75 dias, ja apresentei 50 dias de atestados não consecutivos, de diferentes medicos. Porém, o medico do inss indeferiu meu pedido (disse que eu estava apta para trabalhar) e o medico da empresa também. Mas estou com atestados dos meus medicos. A empresa disse que, como passou de 15 dias, eles só pagarão os dias que eu comparecer, mesmo com atestado..

    D

    Dr. Dúvidas Sábado, 27 de outubro de 2018, 1h19min

    Maria Mattos, no seu caso, em que o INSS e a empresa lhe declarou apta a trabalhar, você procurou saber se ainda pode colocar mais atestados, podendo ser de outros cids?

    Filiph Moura

    Filiph Moura Segunda, 26 de novembro de 2018, 21h27min

    Após o 16 dia de atestado não fiquei melhor pra voltar ao trabalho a empresa que eu trabalho não fez a CAT e não me deu o que eu faço?

    Silvia Alex

    Silvia Alex Quinta, 06 de junho de 2019, 8h15min

    Gostaria de saber pq levei um atestado de 10 dias fo ortopedista e um de 7 dias pq estava com pneumonia o que faço

    Patricia Stainart

    Patricia Stainart Domingo, 23 de junho de 2019, 15h59min

    Estou doente a 6 meses fiquei pelo INSS 2 meses des de então eles vem negando então passo no médico da firma me rentegro.e o Rh manda eu levar atestado se eu não volta pode dar abandono

    Felipe Vargas

    Felipe Vargas Segunda, 15 de julho de 2019, 18h56min

    Fui afastado por uma cirurgia por 7 dias e vo te que volta e faze outra ele disse que se eu pegar mais de 7 dias meu patrao falo que vou ter que i pro inss sou obrigado? Eles vao me paga menos? Oque eu faco?

    Regiane Santos

    Regiane Santos Sábado, 20 de julho de 2019, 8h09min

    O correto o médico da empresa me atestado so pra me manda pro INSS

    Regiane Santos

    Regiane Santos Sábado, 20 de julho de 2019, 8h13min

    Tive pneumonia onde tive um atestado de 5 dias , mas como ja tinha 2 dias atestado deu 7 dias
    Depois do 5 dias de atestado voltei ao trabalho trabalhei o dia e fui informada que tinha que passar com o médico da empresa .. mas com ele onde ele me deu mais 8 dias de atestado dando no total 15 dias ... ele me encaminhou ao INSS e empresa marcou a perícia isso é correto ?? Sendo que o atestado de 8 dias foi o médico da empresa ? Será que a empresa quer me prejudicar?

    Gabriel Prazeres

    Gabriel Prazeres Domingo, 08 de setembro de 2019, 22h40min

    Olá boa noite alguém poderia me ajudar com dúvida fiquei 20 dias com atestado fui encaminhado para o INSS,Mas se colocou lá o INSS inventou pra texto como sempre é não me pagou,no caso a empresa deveria me pagar ou não vou receber nem do INSS ou da empresa