Rafael F Solano Quinta, 14 de julho de 2016, 23h50min

    Aceitar o namoro os pais podem, mas concordar com o casamento são outros 500

    Vc é ainda total incapaz perante a Lei, e mesmo com mais de 16 anos vc não poderá firmar acordo de união estável, portanto, só resta o casamento ou a emancipação judicial.

    Para o casamento (civil, com certidão e tudo) seus pais tem de concordar e buscar a justiça para autorizar. Se esperarem vc completar 16 anos, então basta que eles concordem e assinem no cartório.

    Se eles não concordam com o seu casamento, sua unica saida é esperar completar 18 anos, ou correr atrás de uma profissão, conseguir um emprego que a sustente (sem somar com a renda do namorado), pagando seu aluguel, luz, água e mercado, então vc poderá sozinha buscar a defensoria publica e pedir sua emancipação, depois vc vai morar, casar, mudar....

    R

    Rayh M. Sexta, 15 de julho de 2016, 0h17min

    Bom ja conversei com eles , estão dispostos a assinar ,mais eu gostaria de saber qual seria a chance de conseguir a autorização judicial para me casar como o sr. Explicou .

    Bruno Menezes

    Bruno Menezes Segunda, 09 de abril de 2018, 9h07min

    A resposta vem em tempo caduco, mas para a posteridade, já que essa pergunta aparece nos resultados do Google ao pesquisar sobre o assunto: o maior de 16 anos não precisa de autorização judicial para casar, apenas da outorga (assinatura) dos pais ou responsáveis. Apenas se eles não concordarem, o menor pode buscar o Judiciário para suprir (substituir) a autorização, através de Ação de Suprimento Judicial.

    R

    Ramon Valentim Quarta, 10 de novembro de 2021, 2h15min

    Eu tenho 23 anos minha namorada 15 anos, nos podemos se casar ? Os pais dela super apoia como podemos fazer ?

    G

    Gbs Quarta, 10 de novembro de 2021, 8h22min

    Os pais ate podem "hiper apoiar" mas antes dos 16 vcs não se casam ponto final.