Recebo pensão por morte do meu pai, gostaria de saber se deixo de receber a pensão no mês em que completo 21 anos ou no fim do ano. Faço 21 anos em setembro, eu irei deixar de receber nesse mês? Geralmente em setembro vem a primeira parcela do décimo terceiro, eu receberia essa parcela normalmente esse ano?

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 10 de agosto de 2016, 22h46min

    Deixa de receber a parcela do mês seguinte ao que você completar 21 anos. No seu caso você deixaria de receber em outubro. Quanto ao chamado abono anual que é tipo de 13º sobre os benefícios previdenciários será pago proporcional aos meses em que você recebeu o benefício de pensão por morte. Isto é 9/12 avos do valor da pensão. Seja qual for a data em que você completou os 21 anos as parcelas devidas serão pagas. Ainda que a data de pagamento seja posterior ao momento em que você completou 21 anos.

    Jhenyt Silva

    Jhenyt Silva Quarta, 10 de agosto de 2016, 23h47min

    Muito obrigada, a resposta foi de grande ajuda.

    L

    Liliane Ezequiel Silva Quinta, 25 de maio de 2017, 11h25min

    completo 21 anos dia 12 de junhorecebo o mes de junho ainda??

    Armando Franco

    Armando Franco Quinta, 25 de maio de 2017, 16h22min

    Liliane Ezequiel Silva;//
    Recebe.
    Boa sorte
    Armando

    Carmen De Andrade Silva

    Carmen De Andrade Silva Terça, 07 de novembro de 2017, 16h04min

    Olá, eu recebo pensão por morte junto com a minha irmã, um benefício para cada uma. Recebemos todo último dia útil do mês. Recebemos agora dia 31 /10. Fazemos 21 anos agora em novembro, mas no extrato do banco consta um próximo benefício dia 30/11, mesmo tendo completado dia 9/11 21 anos, vamos receber esse último salário dia 30/11?

    Armando Franco

    Armando Franco Terça, 07 de novembro de 2017, 17h09min

    Carmem//
    Faz 21 anos em em novembro ? Não receberá o mês de dezembro
    Boa sorte
    Armando

    Raquel Correa

    Raquel Correa Quinta, 23 de novembro de 2017, 13h49min

    Meu filho faz 21 anos dia 31/05/2017 ele receberá proporcional em junho?

    Ivelta Teixeira

    Ivelta Teixeira Sábado, 25 de novembro de 2017, 11h02min

    Bom dia, o marido da minha sogra faleceu em 2004 ele era caminhoneiro e morreu por câncer;na epoca ela deu entrada no INSS que por algum motivo que ela não sabe explicar não a quiseram reconhecer nem ela nem os filhos que eram de menor como dependentes. Passado esse tempo ela ainda pode da entrada nessa pensão e como fazer iu melhor por onde começar?

    E

    Eldo Luis Andrade Sábado, 25 de novembro de 2017, 12h59min

    Tem de saber explicar o que aconteceu. Se ao falecer ele tinha perdido a qualidade de segurado por ter deixado de contribuir muito tempo antes do óbito conforme art. 15 da lei 8213 de 24/7/1991 o benefício será negado sempre. A não ser que seja provado que ele deixou de contribuir por causa da doença ou agravamento dela sendo a incapacidade para o trabalho constatada enquanto ele não tinha perdido qualidade de segurado. Tarefa não imposssível mas dificílima.
    Consiga documentos que o identifiquem e dirija-se a uma agencia do INSS para ver se localizam as contribuições dele no CNIS e consegue ter acesso ao processo em que houve o indeferimento do benefício e saber com detalhes o motivo do mesmo.

    Adriel Santos

    Adriel Santos Terça, 26 de junho de 2018, 12h51min

    Pensão por morte ela termina no mês que completar 21 anos ou mês seguinte??

    Matheus Alberto

    Matheus Alberto Quinta, 12 de julho de 2018, 17h45min

    Completo 21 anos em 30/08 ( agosto), ainda receberei algo No me seguinte ? ( setembro).

    Fernando M. Souza

    Fernando M. Souza Quinta, 23 de agosto de 2018, 8h50min

    Eu recebo pensão por morte do estado, completo 21 anos em novembro e estou cursando o nivel superior, teria como eu prorrogar ela até os 24 anos ?

    Marcelle Santana

    Marcelle Santana Quinta, 25 de outubro de 2018, 16h50min

    Completei 21 anos em abril e perdi a pensão por morte em maio. Porém em maio recebi dinheiro a mais e acredito que seja a metade do décimo. Irei receber a outra metade até dezembro?

    Fernanda Santos

    Fernanda Santos Sexta, 25 de janeiro de 2019, 12h42min

    Completei 21 anos dia 05 de janeiro,eu ainda recebo esse mês de janeiro a última parcela?

    Kaique Cristiano

    Kaique Cristiano Quinta, 07 de março de 2019, 17h39min

    Oi meu pai faleceu faz 1ano e 3 meses e faz esse tempo que recebo a pensão quando recebi a primeira parcela ia completar 20 anos e faço aniversário em março no qual esse ano completo 21 anos eu irei receber por 3 anos como diz nos sites ou assim que dizer 21 acaba ? Obrigado

    Dilâ Martins

    Dilâ Martins Segunda, 01 de julho de 2019, 13h35min

    A irmã do meu filho faz 21 dia 2/07 ele já recebe a pensão esse mês ou no mês seguinte

  • -1
    Eric S. Martiins

    Eric S. Martiins Domingo, 07 de julho de 2019, 20h02min

    Ola, fiz 21 anos agora semana passada, vou continuar recebendo? Dependo desse benefício e minha esposa ta gravida e nao esta trabalhando.

    D

    Desconhecido Domingo, 07 de julho de 2019, 21h45min

    Nao. Pode vc começar a trabalhar.

    Jhayne Macedo

    Jhayne Macedo Domingo, 28 de julho de 2019, 8h41min

    Fiz 21 anos dia 05 de julho a data do meu pagamento e dia 28 será ki ainda recebo esse fim de mês .. no caso amanhã ?

    Luciana Almeida

    Luciana Almeida Segunda, 05 de agosto de 2019, 1h13min

    Pode fazer 21 anos mas se estiver fazendo faculdade, o beneficio se estende até completar 24 anos.