Presto serviço a uma empresa, e esta me solicitou a demissão de um funcionário e informasse ao mesmo que só receberia se prestasse uma queixa na justiça do trabalho. Isto é correto? Pode haver alguma sanção para empresa? Grata

Respostas

    Carlos

    Carlos Sexta, 23 de setembro de 2016, 15h18min

    Bom, avise essa empresa que ela corre um sério risco de ter que pagar uma indenização por danos morais ao empregado. Não pagar tudo é uma coisa, não pagar nada e mandar o empregado entrar com ação na justiça do trabalho é outro coisa.
    O empregado já está sendo pego de surpresa com um demissão, que, provavelmente, é a sua única fonte de renda e deve depender do salário para pagar as suas contas e a empresa ainda resolve fazer o desligamento do empregado sem pagar a rescisão. Isso é muito grave.
    Se a empresa está passando por uma crise, deveria procurar se planejar para fazer o acerto da rescisão ou, pelo menos, de parte dela, ou seja, das verbas principais, e deixar outras verbas, diferenças e direitos questionáveis para discutir numa reclamatória trabalhista (ação judicial), além de poder tentar parcelar os encargos sociais (INSS E FGTS) junto aos órgãos antes da rescisão.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 23 de setembro de 2016, 21h04min

    Isso quer dizer que ele não pretende pagar como manda a Lei, só vai pagar na justiça, se for processado.