Trabalho em uma empresa que era a melhor da minha cidade, e faz um ano que ela nos tirou todos os benefícios, como comissão por funcionário, cartão refeição para a família, e tirou também o plano médico pago parcialmente. Desejo saber se ela pode fazer isso, tem uns leiteiros que estão quietos mas eu já estou esfumaçando de raiva com essa condição que eles nos colocaram... Temos ainda o almoço dado por eles mas é somente isso que sobrou de benefício, acho que só não tiraram porque acham que que tem que ter ao menos um benefício para os palhaços que somos nós =(

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 04 de outubro de 2016, 11h33min

    Se tais beneficios não constam da CCT do sindicato como de concessão obrigatória, ou nao consta em contrato d trabalho, sim, todos os beneficios podem ser retirados, exceto o VT pois este é obrigatóroo por lei

    Tente ver por outro lado, ao invés de reparar no meio copo vazio, pense no meio copo cheio, pois poderia ser mais interessante para o empregador sacrificar seu emprego e de maios 1/ 3 dos funcionários e ter dinheiro para manter todos esses beneficios que antes eles livremente concediam. Pense nisso. O pais está longe de sair da crise em que os politicos corruptos nos fez mergulhar, nada é impossível que aconteça, vai que eles precisem reduzir o pessoal, aí virá a pergunta, antes não estava bom, não??

    Valter dos Santos

    Valter dos Santos Terça, 04 de outubro de 2016, 11h54min Editado

    Olá Yuri Felipe!,

    A empresa que for "legal com os funcionários" tem que ser "legal" até o fim. Salvo para novos contratados. Agora, para quem já entrou na empresa com benefícios o empregador que reduzir ou suspender esses benefícios já oferecidos aos funcionários poderão sofrer reclamações trabalhistas.

    Veja, estamos falando de direto adquirido, com previsão expressa no artigo 468 da CLT, o qual protege o empregado de quaisquer alterações contratual que possa prejudicá-lo de forma direta ou indireta, acarreta o dever de indenizar o empregado.

    De forma mais simplificada Yuri Felipe, significa dizer que nenhuma empresa pode alterar a concessão de benefícios como os vales-refeição e alimentação, cestas básicas e até mesmo os planos de saude que sejam custeados parcialmente ou integralmente pelo empregar.

    Atenciosamente DR. VALTER DOS SANTOS.

    R

    Rafael F Solano Terça, 04 de outubro de 2016, 14h19min

    Exatamente, qualquer alterações contratuais!!! Se não consta em contrto, não é alteração a supressão do beneficio

    Talvez o melhor para a empresa visando manter-se funcionando seja mesmo a demissão, colocar metade dos empregados nas filas de empregos que só faz crescer, num cenário de empresas que a cada dia vão fechando as portas!! Então, que que vale mais: um ticket refeição ou o salário ao fim do mês?

    Y

    Yuri Felipe Terça, 04 de outubro de 2016, 15h28min

    Mas a gente já pediu pra eles nos demitir, mas eles dizem que não podem, pra mim é melhor quitar minhas dividas e entrar em um novo serviço que já tenho preparado, a eficiência e venda dos funcionários não caiu, a crise é mental dos empregadores, isso foi um golpe em nós como o golpe do governo Brasileiro, somente para tirar nossos benefícios pois o Patrão pai esta passando o chapéu para os filhos e eles estão arrancando nosso couro!

    D

    debora cristiane Terça, 04 de outubro de 2016, 15h29min

    Nesses tempos de crise agradeça a Deus o seu emprego estar sendo mantido.
    Brigar por benefícios nestes tempos em que o emprego está em jogo, não me parece sensato.
    As empresas também estao lutando para se manterem ativas,no azul,sem atrasar salarios ou cortar vagas.
    Talvez os outros empregados estejam quietos exatamente porque preferem sair De casa todo dia para trabalhar e ter um salário no fim do mês,porque é bem melhor do que ficar sem benefícios e sem salário.
    E do jeito que a crise vai,agradeça eles manterem as refeições.
    De qualquer forma Leia o que diz o seu contrato e caso fale em benefícios, se fala também em cancelamento destes.
    De qualquer forma,Leia o que está no contrato.

    R

    Rafael F Solano Terça, 04 de outubro de 2016, 15h52min

    Entrar num novo serviço está assim, tão fácil, meu amigo?? Acha que a empresa que concedeu beneficios a que nem estava o brigada aconceder, que ela está retirando eles por que??? Por que está com enormes lucros??? Querido, se na sua região, na sua área, está sobrando vaga, aproveite!!!! Demita-se e comece em emprego melhor pois se a empresa já começou a cortar despesas de pessoal ela logo vai começar a demitir, mas nem por isso vai pagar tudo na lata!!! Ela pode entrar em recuperação judicial, aí vai pagar tudo miudinho, levando anos para quitar as dividas trabalhistas!!

    Acorda!!! Vc está num pais em crise!!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 04 de outubro de 2016, 15h54min

    A crise não está só na mente de empregador, está na falta de recursos, dinheiro muito caro para investir, quem comprava não está pagando, e assim vira a bola de neve!!!!!

    O governo é um dos principais contratantes, e ele não está mais com dinheiro que os corruptos nos roubaram!!! Os funcionários publicos do Estado do RJ vai começar a receber por mês apenas 1/3 do salário!!!! Isso é problema na mente do caixa do governo, não é??!!!!!!!!!!!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Y

    Yuri Felipe Terça, 04 de outubro de 2016, 16h24min

    Obrigado pelas informações, Deus abençoe a vida de vocês, se não fosse as prestações que eu tenho que pagar já pediria pra sair, não ambiciono mais coisas grandes apenas acomodar com as humildes, pois essa crise nem chegou a explodir e se dependermos do governo vamos mesmos mendigar... O governo continuará a roubar porque o povo é omisso só vai abrir os olhos quando acrise que esta pra explodir nos EUA estourar, mas isso já é de se esperar as coisas só vão piorar, UM CONSELHO QUE DOU PARA VOCÊS larguem mão da vaidade, e comecem mesmo a ser humildes, no vestir, no falar e agora é a hora de confiar em Deus... Estou vendo a revolta de vocês pelo meu pensamento, eu estou assim porque combinado não sai caro e eles tinham prometido manter a comissão e não esta assim, mas nem ligo mais só queria saber se eles estão sendo justos conosco, pois dinheiro não é problema o problema é a falta de honestidade... Jesus é o Caminho a verdade e a vida, agora se agarrem a ele ...Maranata ora vem o Senhor Jesus