Olá! Gente, trabalhei 5 anos no estado e gerando assim um pasep ainda recebi o abono de 2013. ate ai blz. mas no mesmo ano de 2013(junho) fui desativado por conta de problemas pessoais e em setembro me empreguei na rede privada. resumindo: tenho um numero de pasep e um numero de pis. e nao recebi os abonos de 2014 e nem 2015 pq la na CAIXA dixem que nao tenho direito ao pis por nao ter tempo de serviço o suficiente. sendo que eu comecei trabalhar no estado em 2009 e me afastei em 2013. Comecei a trabalhar no setor privado em 2013 e entreguei o lugar em junho de 2016 para voltar a trabalhar no estado quando fui reativado. Quando comecei a trabalhar na seduc geraram um PASEP que não era o da minha carteira de trabalho. E quando trabalhei no setor privado usaram o numero de PIS da minha ctps. Já fui ao ministério do trabalho e me disseram para ir a caixa e pedir uma unificação de PIS. Mas quando chego la, me dizem que não podem unir pq se trata de coisas diferentes pois PIS e PIS e PASEP e PASEP. E agora o q faço? Ajudem-me, por favor!

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Sábado, 22 de outubro de 2016, 16h02min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Demétrio Di Carvalho//
    Para ir adiantando o expediente, você pode pedir em uma Agência do INSS uma CTC-Certidão de Tempo de Contribuição ao INSS e averbar suas contribuições ao INSS às suas contribuições já feitas ao Estado.
    Talvez seja atendido na hora, ou talvez seja agendada uma data para atendê-lo.
    Boa sorte
    Armando

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sábado, 22 de outubro de 2016, 15h19min Editado

    PASEP= FUNCIONÁRIO PÚBLICO não regido pela CLT.....PIS=Trabalhador comum ou SERVIDOR PÚBLICO REGIDO PELA CLT

    NÃO ACRESCENTA NADA E NEM TIRA PARA QUEM TÊM AS DUAS INSCRIÇÕES......pois hoje o nome costumam chamar de PIS-PASEP, pois só basta ter uma delas e quem têm duas inscrições não vai afetar em nada, pois isso retrata que o cidadão trabalhou nas duas áreas, pública e privada.....

    Demétrio Di Carvalho

    Demétrio Di Carvalho Terça, 25 de outubro de 2016, 10h33min

    obrigado, Armando. Vou fazer isso o quanto antes. Vlw mesmo

    Demétrio Di Carvalho

    Demétrio Di Carvalho Terça, 25 de outubro de 2016, 10h40min

    O problema, Orlando é que acabei nao recebendo o abono de 2014 e nem de 2015 por conta desse duplo registro. ja ate me aconselharam ir nessa empresa privada e pedir uma RDT ou DRT ou algo assim para o numero de pasep que usei no meu primeiro emprego que era publico.