Minha filha reside na casa do pai, sem nenhuma guarda legal aplicada, ficou combinado verbalmente que ela ficaria lá até eu me formar, quem cuida dela é a avó e a companheira dela e o pai fica com ela esporadicamente. Por causa de falta de consenso, ao qual eu nunca sou ouvida, nunca minhas vontades e desejos como mãe são levadas em conta e tomada de decisões são unilaterais, eu me reuni com o pai para que a nossa filha vá morar comigo, a resposta foi não e como não quero fazer nada bruto e inconsequente quero pedir a guarda corretamente. o que eu faço?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 9h18min

    Querida, a guarda embora não seja judicial ela é fatica, isto é, na prática quem detém a guarda é quem vem mantendo a custódia fisica da criança, a avó paterna.

    Tem muito tempo que a criança está com ela???

    Acho que será dificil vc conseguir a guarda unilateral se a criança não sofre maus tratos e nem é negligenciada, principalmente se vc não residir na mesma cidade em que vive a criança.

    Mesmo que vc more em cidade diferente de seu filho vc pode conseguir a guarda compartilhada, só não terá a criança morando com vc, terá então condições de participar e influir nas decisões em assuntos de seu filho.

    Sugiro que fixe na cidade em que seu filho mora (caso ainda não more lá, é claro) e busque a defensoria publica pedindo a guarda compartilhada com a alternância de lar, neste caso vc terá a mesma participação na vida de seu filho, inclusive nas decisões

    Carol Machado

    Carol Machado Sexta, 21 de outubro de 2016, 10h02min

    Ela esta la a 2 anos, não quero guarda unilateral, quero guarda compartilhada, porem quero q a residência seja fixada comigo. Minha filha pede para vir comigo toda vez q eu vou la. Minhas decisões não são levadas em conta. Minha filha cresce em um ambiente de sim absoluto. Deixando claro q nunca negligenciei minha filha, tanto financeiramente e emocionalmente. So que eu já tive q ameaçar chamar a policia para minha filha vir passar fds comigo. Isto de certa forma e uma alienação.

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 21 de outubro de 2016, 10h16min

    Entre com pedido de guarda compartilhada verifique se consegue uma cautelar já regulamentando as visitas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h01min

    Se vc mora em outra cidade vc até consegue a guarda compartilhada, mas não terá a mudança de domicilio da criança, lamento informar ! Exceto se ela sofre maus tratos ou é negligenciada!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h01min

    Impedir que a criança viaje para outra cidade para conviver com o genitor, não é alienação.

    Carol Machado

    Carol Machado Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h18min

    Eles moram na grande porto alegre.minha casa fica a 60 km da casa dela e quando estes fatos ocorriam eu morava a 30 minutos de onibus de ônibus...ele n detém a guarda o conselho tutela já me informou, eu posso simplesmente pegar a minha filha e pronto mas quero fazer corretamente

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h42min

    Ele exerce a guarda, apesar de não ter regulamentação judical.

    Vc pode pegar lá e pronto
    Ele pode vir e pegar de vc e pronto.

    E aí ficariam como cão e gato.

    Carol Machado

    Carol Machado Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h56min

    Já esta encaminhado e o conselho tutelar notificado...agora e so aguardar

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 21 de outubro de 2016, 13h24min

    Conselho tutelar só age em casos de maus tratos... tb procurei qdo fui impedido de conviver, não tem ação alguma

    Vc precisa constituir um adv ou a defensoria pública.

    Carol Machado

    Carol Machado Sexta, 21 de outubro de 2016, 14h07min

    Já foi encaminhada ao advogado, agora e aguardar.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 23h25min

    Conselho Tutelar não é justiça, alí não tem juiz, eles não decidem NADA!!! Servem apenas para acolher denuncia, acompanhar casos, e repassa-los ao Ministério Publico que por sua vez tmb não faz nada sozinho!!!

    Carol, vc tem é de buscar a JUSTIÇA!!!!

    Carol Machado

    Carol Machado Sábado, 22 de outubro de 2016, 5h52min

    Já fui a defensoria publica conversei com advogado e levei toda a documentação e ele vai entrar com o pedido.