A

    Aparecido de Souza Segunda, 07 de janeiro de 2008, 12h24min

    Olá Fátima,
    São basicamente dois os requisitos básicos que impedem a opção pelo Simples Nacional. O primeiro deles está vinculado à receita bruta auferida pelo PJ, e o outro, está vinculado a atividade desenvolvida pela empresa.
    No seu caso terá que usar o CNAE 4617-6/00 Representante comercial e agente do comercio de produtos alimentícios, bebidas e fumos, portanto IMPEDITIVO para opção ao Simples Nacional.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.

    A

    Adelina_1 Quarta, 14 de janeiro de 2009, 15h19min

    Estou abrindo uma empresa que tem por objeto social a prestação de serviços na área de saúde, ou seja: (ginástica terapeutica chinesa/Reike) e cursos dentro desta área de atuação. Essa empresa pode ser optante pelo simples nacioanal? Se a resposta for negativa, qual atividade dentro desta área posso colocar para que a mesma seja optante pelo simples nacional?

    E

    ELIANA GERHARDT Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 12h52min

    Estou constituindo uma empresa e sua principal atividade vai ser transportadora, preciso saber se a mesma pode ser optante pelo simples nacional

    A

    ANGELICA_1 Sexta, 06 de março de 2009, 9h24min

    Quero abrir uma empresa de representação comercial de semi-joias, pode optar pelo simples nacional?

    P

    Paulo Henrique / Advogado - Belo Horizonte/MG Sexta, 06 de março de 2009, 11h18min

    Para optar pelo simples nacional, a lei complementar 123/06, estabele alguns requisitos.
    A micriempresa (faturamento bruto de até R$ 240.000,00 anual)
    Empresa de pequeno porte (faturamento entre R$ 240.000,00 a 2.400.000,00).
    Para considera-se faturamento bruto "o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos"

    § 4o Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica: (Redação dada pela Lei Complementar nº 128, de 2008)

    I – de cujo capital participe outra pessoa jurídica;

    II – que seja filial, sucursal, agência ou representação, no País, de pessoa jurídica com sede no exterior;

    III – de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos desta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;

    IV – cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada por esta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;

    V – cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;

    VI – constituída sob a forma de cooperativas, salvo as de consumo;

    VII – que participe do capital de outra pessoa jurídica;

    VIII – que exerça atividade de banco comercial, de investimentos e de desenvolvimento, de caixa econômica, de sociedade de crédito, financiamento e investimento ou de crédito imobiliário, de corretora ou de distribuidora de títulos, valores mobiliários e câmbio, de empresa de arrendamento mercantil, de seguros privados e de capitalização ou de previdência complementar;

    IX – resultante ou remanescente de cisão ou qualquer outra forma de desmembramento de pessoa jurídica que tenha ocorrido em um dos 5 (cinco) anos-calendário anteriores;

    X – constituída sob a forma de sociedade por ações.

    Estes são os requisitos a serem cumpridos, uma vez cumpidos, é possivel o enquandramento de no simples nacional

    att.

    Paulo Henrique
    [email protected]

    S

    Sandra_1 Quinta, 12 de março de 2009, 17h17min

    Guarujá, 12/03/2009

    Ola, tudo bem

    Tenho uma dúvida: Uma empresa com CNAE 46192-00 (Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado. Ela pode ser optante pelo Simples?

    Obrigada

    H

    herley rodrigues e silva Quarta, 15 de abril de 2009, 14h30min

    estou ciente sim

    H

    herley rodrigues e silva Quarta, 15 de abril de 2009, 14h32min

    estou contituindo uma empresa em que a atividade principal será representação comercial, sei que essa atividade não pode ingressar no SN, mas ela terá atividades secundaria que permitem o ingresso no SN e ai como proceder?

    S

    sandra Terça, 28 de abril de 2009, 7h40min

    qual a pena por acusar uma pessoa de esterionatario

    S

    sandra Terça, 28 de abril de 2009, 7h42min

    tinha uma linha telefonica em meu nome,mais deixei na mao do meu ex-companheiro,mais ele passou a linha telefonica pra o nome dele sem minha outorizaçao,o que eu faço.

    V

    Veruska Motta Segunda, 11 de maio de 2009, 16h41min

    Boa tarde, estou querendo abrir uma empresa de conultoria empresarial nos segmentos de Webdesigner, eventos e marketing. POsso optar pelo simples?

    G

    gerlane medina Segunda, 18 de maio de 2009, 20h55min

    Gostaria de saber se um parque de diversão, faturamento R$ 36.000,00 ano, pode aderir ao simples nacional?

    I

    Ivanildo Damasceno Quarta, 20 de maio de 2009, 14h13min

    Empresa corretora de contrato de mercadorias... Cnae 6612-6/04 pode ser optante pelo simples nacional ?

    M

    Marli_1 Segunda, 01 de junho de 2009, 16h42min

    Uma empresa Representante Comercial de produtos agricolas, (Ex. veneno, adubo, etc) ela pode ser optante do Simples Nacional?

    A

    afocruz Terça, 04 de agosto de 2009, 14h29min

    ELIANA GERHARDT

    Estou constituindo uma empresa e sua principal atividade vai ser transportadora, preciso saber se a mesma pode ser optante pelo simples nacional

    RESPOSTA: TRANSPORTAR O QUê ??? voce precisa especificar que tipo de transporte vai prestar pois a pergunta ficou solta sem uma resposta pois tem certo tipo que podem aderir ao SIMPLES e outras atividades não. qq duvida mande um email [email protected] (legalizei uma transportadora de mudanças e coloquei ela no simples mas nao sei qual o seu caso) um abraço

    A

    afocruz Terça, 04 de agosto de 2009, 14h38min

    Ivanildo Damasceno
    20/05/2009 14:13 | editado

    Empresa corretora de contrato de mercadorias... Cnae 6612-6/04 pode ser optante pelo simples nacional ?

    Caro Ivanildo esse CNAE é impeditivo ao Simples Nacional vc poderá optar entre o Lucro presumido ou REAL. qq duvida me mande um emial [email protected] (contador)

    A

    afocruz Terça, 04 de agosto de 2009, 14h41min

    Marli_1

    Uma empresa Representante Comercial de produtos agricolas, (Ex. veneno, adubo, etc) ela pode ser optante do Simples Nacional?

    Uma empresa de Representação comercial por Conta Propria ou por terceiros ???

    O Representante comercial por conta própria é aquela empresa que tem exclusividade sobre um produto, e recebe este produto da fábrica e o revende, o que na verdade é um comerciante como qualquer outro, que assume os riscos pela compra e venda do produto, devendo ter uma empresa registrada na junta comercial como atividade de comércio, podendo ser uma Sociedade empresária ou empresário individual; PODE OPTAR PELO SIMPLES NACIONAL.

    Representante comercial por conta de terceiros e é aquela empresa que é na verdade um corretor, o intermediador entre a fábrica/distribuidor e o comprador, e ganha comissão por esta negociação, não assumindo nenhum Risco de compra ou venda. NÃO PODE OPTAR PELO SIMPLES NACIONAL

    Espero ter ajudo qq duvida Email [email protected](contador)

    A

    afocruz Terça, 04 de agosto de 2009, 14h44min

    Sandra_1

    Guarujá, 12/03/2009

    Ola, tudo bem

    Tenho uma dúvida: Uma empresa com CNAE 46192-00 (Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado. Ela pode ser optante pelo Simples?

    Obrigada

    Não pode optar pelo SIMPLES NACIONAL devido o CNAE ser Impeditivo. duvidas [email protected]

    espero ter ajudado

    P

    perquim Sexta, 18 de junho de 2010, 16h27min

    Uma empresa com atividade principal de comercio de produtos para laboratórios, e atividade secundaria de: serviço de análises ambientais, representação comercial por conta de terceiros, reenvase de produtos quimicos. Com faturamento anual bruto inferior a R$ 240.000,00 pode ser optante pelo simples.

    R

    Rodrigo Schmitt - Guarapuava Sexta, 18 de junho de 2010, 22h55min

    Tenho um dúvida que me entriga todas as vezes em que entro no assunto lei complementar em matéria tributária: é o seguinte: Tributos criados por lei complementar poderão ser isentados por Lei Ordinária, desde que emanadas do mesmo ente com competência constitucional para a instituição do tributo.