Olá, minha situação é a seguinte, eu cresci sem o meu pai, nem o conheço pessoalmente, ele deixou a mim e a minha mãe pouco depois de eu nascer pois não queria a responsabilidade de ser pai, eu nunca precisei de nada dele, nunca fez falta, mas, recentemente conclui o ensino médio e preciso arcar com os custos da faculdade pois eu não consegui ingressar numa universidade federal e eu já tenho 20 anos e to perdendo muitas oportunidades de trabalho por não ter ingressado/concluido o ensino superior, o meu pai tem condições de pagar a faculdade (assim como pagou das duas outras filhas dele com outra mulher), ele é obrigado por lei a pagar a minha também? Se sim, como eu faço pra conseguir esse direito sem ter muito contato com ele? Queria lidar diretamente na justiça pois não queria ver esse cara nem pintado de platina

Respostas

    E

    Everlin Martins 48802/SC Segunda, 08 de maio de 2017, 20h15min

    Você pode entrar com ação judicial pedindo alimentos, pois o atingimento da maioridade não é capaz de afastar a obrigação alimentar dos pais aos filhos, conforme artigo 1694 do Código Civil. Assim, caso haja comprovação que você está estudando e não trabalha, terá direito aos alimentos (onde se incluirá o pagamento da mensalidade da faculdade).