Caros colegas, Como agir no caso de erro médico ocasionado por cirurgia de retirada de pedras nos rins, utilizando cateter, que por medicação correta só pode permanecer no local por 10 dias, por perfuração causada por erro médico, deverá permanecer no local por 3 meses. O que ocasiona dores e sangramentos ao urinar ao paciente. É cabível entrar com ação contra o médico responsável? como proceder neste caso? é necessário laudo de outro médico? Grata pela ajuda.

Respostas

    F

    Francisco Florisval Freire Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 12h05min

    É possível que caiba reparação por danos morais (depende do caso concreto).

    Somente quem examinar as sutilezas do caso concreto saberá dizer se realmente houve erro médico.

    Somente um Advogado ou Defensor Público poderá efetivamente ajudar a senhora, se a Senhora não puder contratar um Advogado, procure a Defensoria Pública do município.

    Boa sorte!

    Abraços!

    N

    Nilce_1 Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 17h52min

    Renata_1 sangramento e dor é comum nesta patologia, irá diminuir com a introdução de medicamentos, soro..., agora... se foi constatado a perfuração do órgão, certamente poderá entrar com ação! porém, é provavel, que: quando foi indicada a cirurgia, foi informado ao paciente e familiares sobre os riscos que poderiam acontecer como em qualquer cirurgia!
    Geralmente outro médico, não gosta de avaliar uma pessoa que foi submetida a uma cirurgia realizada por outro, por isso é que há o acompanhamento no pós operatório pelo mesmo médico que a realizou.

    Sorte

    R

    Renata_1 Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 16h22min

    Obrigada pela ajuda de TODOS!

    R

    Ricardo Polaro Domingo, 24 de fevereiro de 2008, 14h12min

    Cara Renata,

    Você está diante da exceção do que diz respeito ao médico. No momento que ele (sua equipe) contrata com você a realização de uma cirurgia ele, inevitavelmente, deve chegar ao resultado esperado, salvo em caso de urgencia médica (risco de morte). O caso que você nos trouxe é caracterizado pela imrpudência do ato cirurgico o que resultou neste período de 3 meses usando o cateter.

    Assim, você deve, primeiramente, ir ao CRM de seu estado, abrir um processo adminsitrativo, posteriormente propor uma ação por danos morais, pedindo a produção imediata de um laudo feito pela perícia judiciaria sob o argumento de que, esperando o período correto da produção do laudo, a lesão possa regredir ou até sumir.

    Preste atenção em uma coisa, voce deve distinguir com bastante clareza se o médico é contrato particular ou se você contratou o hospital. Caso seja a segunda opção, o hospital que deve ser acionado na justiça.

    Boa sorte. Alguma dúvida, venha me perguntar. Responderei com prazer.

    Ricardo Polaro - http://direitodomedico.blogspot.com

    R

    Renata_1 Sexta, 29 de fevereiro de 2008, 8h27min

    Caro Ricardo,

    Obrigada por sua ajuda e atenção.