Boa dia Sofri um acidente de trabalho na empresa no qual sou funcionário,tenho CAT porém o INSS não aceitou tal benefício,fiquei por dois anos no auxílio doença que depois foi cessado e me fez retornar ao trabalho,que ao ser avaliado pelo médico trabalho da empresa me incapacitou ao retorno onde peguei uma via do ASO constando tal acontecimento,feito isso dei entrada na justiça federal onde fiquei por longos 10 meses sem salário que me gerou um desconforto financeiro tremendo,aguardei a sentença onde o juiz sentenciou ao meu favor convertendo meu benefício para aposentadoria por invalidez e condenou o INSS a acertar todos atrasados desde da indevida cessação corrigidos,meu salário foi restabelecido porém os atrasados somente depois que for julgado pelo recurso,pois o INSS recorreu. Agora vou relatar o meu problema,a empresa no qual ainda sou funcionário me enviou uma carta dizendo que estou com um saldo devedor no valor de 5204,86 e me deu um prazo de 3 dias úteis para quitação,caso não seja efetuado será suspenso tal benefício por DEFINITIVO inclusive para meus dependentes,gostaria que os amigos me ajudasse e me orientasse,pois estou em tratamento desde o afastamento.

Respostas

    Wanessa Soares

    Wanessa Soares 28952/ES Sábado, 15 de julho de 2017, 9h07min

    O saldo devedor é referente a quê, especificamente? Participação no plano?

    Gui Thomaz

    Gui Thomaz Sábado, 15 de julho de 2017, 9h11min

    Plano odontológico e saúde,já fiz um pagamento no valor de 2.700, porém agora estão cobrando mais esses acumulados.

    A

    Anne Torres 39137/PE Segunda, 17 de julho de 2017, 7h42min

    O plano escolhido pela empresa e aderido pelo trabalhador ambos tinham o dever de contribuir com um valor? É preciso verificar os detalhes e as formas que estão sendo cobradas. Recomendo procurar um advogado de sua região e/ou defensoria pública. Se o afastamento fora em decorrência de acidente de trabalho é também preciso que o INSS reconheça este acidente para garantir estabilidade de 12 meses após cessado o benefício, bem como, requerer do empregador uma indenização em decorrência do acidente que impossibilitou seus ganhos e te afastou prematuramente do mercado de trabalho. Aposentadoria por invalidez pode ser cessada se sua saúde melhorar e você tiver condições de retornar ao trabalho.