M

    Milton Levy de Souza 273563/SP Segunda, 17 de julho de 2017, 10h54min

    Maria Lúcia Mendes de Almeida;

    Breves apontamentos sobre a procuração
    Sheila Luft Martins
    A procuração por instrumento público é necessária em raras situações, como nos de interesse de menores relativamente incapazes, assistidos por seu representante legal; nos de pessoas que não possam ou não saibam ler, sendo realizada a rogo; no de interesses de cegos; e no já citado caso acima de compra e venda de imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no país, dentre outros.

    Apenas ao tabelião de notas é permitida a tarefa de lavrar procurações públicas, em razão da delegação que recebe do Estado depois de aprovado em concurso público de provas e títulos. A participação do tabelião na confecção de uma procuração pública é de extrema importância, pois a ele é dada a tarefa de confirmar a identidade dos interessados, verificar sua capacidade jurídica para realizarem o ato, além de certificar se o instrumento contemplará todos os requisitos e poderes necessários para que a procuração possa produzir o efeito jurídico almejado. É importante ressaltar que mesmo não sendo obrigatório por lei, quase todos os negócios jurídicos podem ser realizados através de procuração pública, a partir das orientações do tabelião, que dá às partes aconselhamentos de forma gratuita.

    M

    Maria Lúcia Mendes de Almeida Segunda, 17 de julho de 2017, 11h05min

    Milton Levi, agradeço sua indicação do texto, mas não respondeu minha pergunta. Meu irmão não se utiliza de procurador para fazer seus próprios negócios!! Assina todos os documentos que se não fosse cego.
    Então o que dizermos de um procurador cego que exerce suas funções de juiz?
    trabalha através de procuração???
    Basta uma busca no google e encontrará o nome de procurador da justiça que é cego...

    D

    Desconhecido Segunda, 17 de julho de 2017, 11h09min

    "procurador da justiça que é cego" procurador de justiça em nada tem a ver com a pessoa que recebe procuração. mas se quer tirar a duvida vá até o cartório e verifique as possibilidade, verifique se como procurador os documentos eventualmente que ele venha a assinar devam serrem escritos em braile.

    D

    Desconhecido Segunda, 17 de julho de 2017, 11h17min

    http://www.cartoriolucas.com.br/servicos/detalhe/servico/21-procuracao

    D

    Desconhecido Segunda, 17 de julho de 2017, 12h32min

    acesse o site. indicado