Bom dia, Gostaria de saber se há a possibilidade de trocar meus dois sobrenome: Santos Silva. O primeiro sobrenome é da parte da família do meu avô por parte de mãe. No entanto eu não cheguei a conhecer ninguém dessa parte da família e nem o meu avô, e por esse motivo e por ter muito mais afinidade com minha avó, e com essa parte da família, gostaria de trocar o SANTOS pelo COSTA. Já o segundo pertence ao meu avô paterno. Toda a família do meu pai usa o sobrenome FERREIRA, minha mãe no entanto optou pelo SILVA por não querer que eu e meus irmãos tivéssemos muita ligação com a família do meu pai. Haveria a possibilidade da troca de ambos os sobrenomes?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 18 de julho de 2017, 11h51min Editado

    ALEXIA

    Em alguns casos é possível substituir sobrenomes. Desde que permaneça sobrenomes da linha paterna e materna no novo nome. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e feito por advogado. Processo simples, rápido e 100% digital pela intranet do Tribunal de Justiça.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 18 de julho de 2017, 12h32min Editado

    Olá Alexia,
    atendidas certas exigências legais, é possível requerer judicialmente a alteração desejada através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado.
    Att.
    [...]