Prezados, estou precisando muito da ajuda de vocês sobre o seguinte:

Estou afastada desde dezembro pelo INSS com dor crônica no membro superior direito (doença do trabalho - registrada no INSS sob o cód. 91).

A primeira perícia foi em janeiro, onde o benefício foi concedido, porém cessado. Entrei com pedido de reconsideração e fiz a perícia na semana passada. O pedido foi aceito, porém o benefício, mais uma vez, foi encerrado no mesmo dia da perícia.

Como eu não tenho ainda condições de retornar ao trabalho (nenhum dos meus médicos me deu alta), o médico do trabalho não me autorizou para retornar ao trabalho.

Por isso, gostaria de saber o seguinte:

1) Como fazer para entrar com recurso?

2) Pela experiência de vocês, quanto tempo em média leva o resultado de um recurso?

3) Caso eu solicite nova perícia, somente poderei agendar após 30 dias da última perícia, está correto? Neste caso, se aprovado, recebo os atrasados (ou seja, a partir da data da minha perícia da semana passada)?

4) O que acontece se eu estiver melhor e retornar ao trabalho antes da perícia ou antes do resultado do recurso?

Sei que são várias questões, mas estou totalmente sem saber o q fazer, e infelizmente o INSS não fornece informações completas...

Agradeço muitíssimo desde já!

Respostas

    O

    Osni Machado Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 10h18min

    Prezada Patrícia, um recurso protocolado para a junta de recurso da previdencia social demora em torno de 90 a 120 dias para ser julgado.

    Com relação ao seu caso de indeferimento você poderá requerer imediatamente Novo pedido de auxilio, pois não é necessário esperar 30 dias para requere-lo novamente, e se for constatado sua incapacidade temporária você receberá os valores referentes aos meses em que ficou sem receber aguardando a pericia médica.

    Espero que a resposta solucione sua duvida.

    V

    Veronica-1 Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 12h23min

    Obrigada pelo esclarecimento, Osni!
    Com relação ao prazo para o novo pedido de auxílio, uma atendente do 135 é que me disse que eu teria que esperar os 30 dias para fazer o novo agendamento, acredita? E ela disse que eu não receberia nada por este intervalo de 30 dias, caso meu auxílio seja novamente concedido...
    Realmente eu fiquei mto insegura com a informação, pois fui mto mal atendida ao perguntar sobre meus direitos...
    Abraços,
    Patrícia

    C

    Carlos Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 16h06min

    Olá Osni, para agendar uma nova perícia ela deverá aguardar 30 dias sim. Pois ela não conseguirá em menos tempos, visto que, pelo site e agendamento telefônico, não ira logar êxito

    V

    Veronica-1 Quarta, 27 de fevereiro de 2008, 9h14min

    Obrigada, Carlos e Osni, pela atenção!

    Realmente, acabei de voltar da agência do INSS e terei q aguardar estes 30 dias para agendar uma nova perícia. Desta forma, a não ser que eu ganhe o recurso (estou reunindo todos os documentos p/ dar entrada), não receberei nada por estes 30 dias.

    DÚVIDA: Vocês sabem se existe alguma lei que ampare o trabalhador no sentido de que eu receba da empresa alguma coisa?

    Estou num "mato sem cachorro", pois o INSS me deu alta, mas ao mesmo tempo não tenho permissão da empresa para voltar a trabalhar (mas realmente o médico do trabalho agiu corretamente, pois eu não estou bem ainda para retornar).

    Obs.: O meu caso é de doença do trabalho.

    Obrigada mais uma vez!

    C

    Carlos Quarta, 27 de fevereiro de 2008, 17h10min

    Patricia, veja bem, o INSS lamentavelmente esta dando alta pra muita gente, visto que a maioria dos médicos nem vem os laudos apresentados.

    Com relação a empresa, a legislação determina que a mesma pague ao funcionário apenas os primeiros 15 dias, após esse período realmente é com o INSS.

    Aconselho outrossim vc não entrar com recurso e sim com novo pedido, pois quem irá avaliar o mesmo é a junta de médicos que te deu alta.

    Boa Sorte e muita paciência !

    V

    Veronica-1 Quinta, 28 de fevereiro de 2008, 17h51min

    Obrigada pelo conselho, Carlos!!

    1) No caso de um novo pedido, vc sabe se - caso aprovado - eu perco os 30 dias q tive q esperar p/ fazer o agendamento da nova perícia?

    e

    2) Vc sabe se dá p/ correr com as 2 coisas ao mesmo tempo (recurso e novo pedido)?

    Desculpe pela amolação, mas infelizmente o INSS dá informações pela metade qdo não é do interesse deles...

    Agradeço muitíssimo pela ajuda, está sendo de grande valor.

    Abraços,

    Patrícia

    M

    marcia costa_1 Quinta, 15 de janeiro de 2009, 14h37min

    ola Patricia, td bem? eu tambem estou com um problema parecido com o seu, cuidado ao marcar recurso, pois eu marquei um recurso depois de 3 tentativas e as 3 deram indeferimento, pois é , então essa pericia de recurso esta me prendendo a empresa,pois estou sem condições de trabalhar e tenho que ir,caso eu não volte ao trabalho, e o recurso tambem for negado, fico devendo pra empresa todo esse tempo desde a alta da pericia até a pericia de recurso ,portanto cuidado, pois nós trabalhadores não temos direito a nada!!!!!

    I

    Ivan Soares Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 11h54min

    Cara Patrícia;
    Sou administrador, chefe de uma divisão de benefícios em uma empresa no Rio de Janeiro, logo, sei do que estou escrevendo, na empresa em que trabalho tem hoje 578 funcionários afastados pelo INSS.
    Primeiramente te respondendo em relação a aguardar 30 dias para dar uma nova entrada, isso é exigido mesmo pelo INSS e o mesmo não irá te pagar este período, muito menos a empresa, pois a obrigação dela é o pagamento dos 15 primeiros dias.
    O mais importante que me levou a te escrever e a te alertar que o RECURSO na Previdência (pelo menos aqui no Rio), não demora menos de um ano para ser julgado e caso o recurso seja indeferido a Previdência Social não lhe pagará nada e vc vai ter que retornar ao trabalho mesmo doente, a não ser que o seu médico do trabalho lhe reencaminhe após o indeferimento.
    Muito cuidado com esta decisão, pois mais de 90% dos recursos são indeferidos, pois é o INSS julgando INSS.
    Qto a vc impetrar outro pedido de benefício enquanto é julgado pela junta o seu recurso, de nada adiantará, pois o seu cpf estará sinalizando que vc está com recurso na junta e diante desta informação o perito indefere o seu novo pedido de benefício.
    Infelizmente, Patrícia, vivemos em um Pais, onde os direitos do trabalhador não é respeitado, pois não é aceitavél que paguemos por uma previdência durante todo o tempo em que trabalhamos e que na hora em que mais precisamos a mesma nos deixa desamparado.
    Me desculpe partricia ser o transmissor dessas péssimas notícias, más vc precisa estar atenta, pois o INSS, jámais vai lhe falar essas coisa de forma transparente como estou lhe escrevendo, a única solução é vc procurar um advogado previdenciário e impetrar uma causa contra o INSS.
    Boa sorte!!!

    Ivan Soares

    A

    Anacleide_1 Terça, 10 de fevereiro de 2009, 21h58min

    boa noite,quero que tire essa dúvida minha meu esposo quebrou o pé em junho de 2008 e fazia um mês que estava desempregado,entrou na caixa ficou 5 meses , em janeiro o médico que operou seu pé deu um laudo de dois meses mas ao passar na pericia lhe deram alta,foi ao médico novamente,lhe deram mais três meses e seu médico disse que ele esta inapto para o trabalho esta com artrose, ele é motorista e manca ainda teve outra pericia e o médico disse que o inss lhe deu alta o que ele deve fazer neste caso pois o perito disse que o inss não dá mais de 120 dias para quem tem esse tipo de fratura .O que devemos fazer se seu médico não quer lhe dá alta...

    A

    airton de oliveira da rosa Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 22h14min

    gostaria da resposta em relação,fiz curso de reabilitaçao,para trabalho leve,´pois não posso exercer exforço fisico,tenho 6 parafusos na coluna,a empresa diz que não tem vaga para mim

    A

    airton de oliveira da rosa Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 22h17min

    quero saber se tenho direito de voltar ao trabalho na outra função. que fiz o curso de reabilitaçao

    W

    Walkyria Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 22h19min

    Patricia - espero que você já tenha procurado advogado para ingressar com ação de acidente do trabalho.

    W

    Walkyria Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 22h20min

    Espero que você já tenha procurado advogado para ingressar com ação acidentáia.

    W

    Walkyria Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 22h21min

    Airton - você voltará para outra função . Mas ingresse com ação acidentária.

    B

    Backs Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 0h50min

    Foi indeferido o meu auxilio pelo perito do Inss Prorrogação e Reconsideração, fui operado a 10 anos e foi colocado p/fuso de Titaneo e agora estou com um parafuso quebrado na coluna,escorregamento de vertebra e 01 Hérnia, 04 CIDS diferentes, tentei voltar ao trabalho mesmo com dor, o Médico do trabalho, vendo todos os exames e tomografias não me libera para voltar. To na rua sem auxilio e sem o meu trabalho.O que fazer.

    A

    anselmo rodrigues de oliveira Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 15h22min

    prezada patricia ,o seu poblema e igual ao meu,infelizmente vc vai ter que recorrer a um advogado ou ir no tribunal federal especial mais proximo de sua cidade, pois o inss não vai te aceitar e nem a empresa em que vc trabalha,e vc vai passar fome,ja fazem quatro meses que eu não recebo,tive que contrair uns emprestimos,estou entrando agora na justiça,pois estou vendo se esperar mais pelo recurso que mandei vou começar a passar fome,boa sorte

    D

    Debora Paiva Terça, 17 de março de 2009, 11h27min

    Em relação ao Inss, o trabalhar foi afastado da empresa e ficou em beneficio .
    Apos acabar o periodo do beneficio ele ele fez nava pericia e foi negado ,entrou com recurso administrativo e foi negado.
    Procurou um advogado e entrou com ação contra o INSS.
    So que depois de algusn meses ele ainda aguarda resposta da ação e não voltou a trabalhar .

    Nesse caso o que deve ser feito ?

    Ele deve voltar a trabalhar ?

    A empresa pode aplicar uma justa causa?

    Como fica a situação desse trabalhador?

    B

    Brainer Segunda, 20 de abril de 2009, 3h41min

    Doutores e Amigos, Sou motoboy Fraturei o Fêmur em 12/2005 semana passada entrei com o PP 07/04/2009 indeferido. PR 14/04/2009 Indeferido.- Já marquei a Junta à Recursos da Previdência Social 12/05/09, será que ela resolve alguma coisa??? OU é melhor entrar na Juizado Especial Federal?? Na pizzaria que trabalho são 8 funcionários !!! O médico do trabalho relatou sobre os 4 laudos e nenhum parecer do INSS !! 5 agora com o dele....!!! Vou ficar sem receber até o dia da Junta e olhe lá e arriscado levar Indeferido na JRPS mesmo com o laudo da Empresa de INAPTO!!! NO Pedido RECONSIDERAÇÃO passei por uma médica que no final de 2008 deu 4meses e agora Indeferido achei estranho relatei para ela e ela falou que nunca me viuuu.... rsrs !!! Está Junta RPSocial demora quanto tempo(meses ou anos) para dar uma resposta em relação ao meu Caso!! *Está História começou depois que médico pegou a CNH ela foi renovada em 05/2008 saiu do consultório e retornou com a mensagem "Guarde Tudo... Boa Tarde e Felicidades!!" Deve ter ido em algum superior dele!!! **Para renovar a CNH o médico mediu a pressão exame de oftamológico e aguardar pelo correio... Entre renovar e estar apto para atividade tem uma diferença...(condição Física e mental) ??? Ou será que o Périto achou que fui de moto até o décimo andar da clinica de renovação!!!!!
    Agradeço .... e Aguardo os comentário....

    D

    dpoavideo Quinta, 09 de dezembro de 2010, 0h31min

    Olá amigos, estive em pericia ano passado e no pedido de reconsideração os peritos me deram como auxilio acientário, pela tendinite,dai este ano voltei a empresa em maio, onde dois meses depois nao conseguia mais trabalhar pq minhas dores voltaram, sou telemarketing e com isso adquiri uma ler ou seja estou com tendinite nos punhos,cotovelo e ombros, resolvi voltar para pericia pq minha empresa nao quis me demitir mesmo eu pedindo e tbm não queria trabalhar mais com dores. Por incrivel que pareça minha peria foi indeferida,blz,voltei a fazer com o pedido de reconsideração, e ai, novamente indeferido,rss,´só rindo mesmo pq a mesma pericia que tinha me dado auxilio acidentário este ano indeferiu tudo, resumindo, estou desde julho sem receber de ninguém e ai o que fazer, uma nova pericia e correr o risco de ser indeferida ou o recurso e correr o risco tbm de ser indeferido,rss, e este tempo todo faço o que , aguardo sentada, ou procuro logo a Defensoria Publica Federal, é de rir para não chorar, se puderem m ajudar fico muito grata. Namaste.