Me separei há 5 meses (o processo judicial de divorcio ainda nao saiu) e somente agora eu entrei em outro relacionamento. Meu ex marido estava me ajudando com algumas despesas de casa por conta das crianças(tenho 1 filho com ele e uma filha de outro relacionamento), por estar desempregada e por nao ter com quem deixar as crianças pra ir trabalhar. Fizemos um acordo de boca em que ele me ajudaria com alguns gastos inclusive o plano de saude, tudo isso até eu me reerguer afinal a escolha de sair de casa sem mais nem menos foi dele. Meu filho precisa fazer uma cirurgia de fimose, ja estou com a guia da autorizaçao e tudo, porem ao descobrir que eu estou em outro relacionamento, meu ex numa atitude desesperada tentou reatar o casamento, pedindo inclusive que eu abandonasse meu novo relacionamento e voltasse com ele, diante da minha negativa ele surtou (ele tem problemas psiquiatricos e nao se trata) e me mandou mais de 150 mensagens pelo whatszapp e sms onde ele me ofendeu, inventou paranoias e coisas a meu respeito que nao condizem com a verdade, me xingou de vadia entre muitas outras grosserias... Ainda num ato de insanidade e total descontrole emocional, após me ofender e inventar coisas a meu respeito, ele então disse que não ajudaria com mais nada (até ai tudo bem pois nao tem obrigaçao de arcar com nada alem do que ficou estipulado na justiça por conta do nosso filho). Porem fiquei mto preocupada em relação ao plano de saude do meu filho e humilhantemente após todas as ofensas eu pedi que ele pagasse apenas esse mes o plano do menino por conta da cirurgia e pós operatorio. Por puro orgulho, ele se negou. Não tenho o dinheiro pra pagar o plano, meu filho precisa operar a fimose com urgencia, ele ja ate fez os exames pre operatorios e a guia da cirurgia ja está com o plano para autorização. O que posso fazer a respeito de tudo isso? Posso pedir pensão pra mim tbm? Alem da fimose, meu filho tem outros problemas de saude que dependem do plano de saude dele... ele tem bronquite e faz tratamento alergico com vacinas e bombinha. ele tambem tem um problema de pele, eczema atopico onde ele abre varias feridas e com isso precisa de cremes e pomadas e sabonetes que são caros.

Respostas

    M

    Matheus Pedrosa 202053/MG Segunda, 11 de setembro de 2017, 23h53min

    Se um dos cônjuges está desempregado, mas tem saúde e está em idade laboral, este receberá a chamada pensão temporária ou pensão transitória.

    T

    Thais Fernandes Terça, 12 de setembro de 2017, 10h25min

    Como eu faço pra conseguir essa pensão?
    eu tenho direito?
    ele tem que pagar a pensao da criança + a pensao transitoria?

    M

    Matheus Pedrosa 202053/MG Quinta, 14 de setembro de 2017, 0h25min

    Sim, se comprovado que você não está conseguindo emprego haverá a fixação de outra pensão. O juiz sempre vai levar em conta a possibilidade do devedor mais a necessidade de quem pede.