MEU MARIDO É PROPRIETÁRIO RECENTE DE UM TERRENO NO CENTRO DA CIDADE E RESOLVEU PLANEAR E CERCAR O MESMO. OCORRE QUE ESTE TERRENO É VIZINHO DE UM OUTRO E O MARCO DIVISÓRIO ENTRE OS MESMOS É UM MURO QUE SÓ TEM UMA METADE DE PÉ E A OUTRA METADE (NOS FUNDOS DO TERRENO) NÃO EXISTE E NEM SEI SE EXISTIU POIS NÃO HÁ QUALQUER VESTÍGIO. MEU MARIDO RESOLVEU ENTÃO DERRUBAR O RESTANTE DO MURO EXISTENTE PARA CONSTRUIR OUTRO NO MESMO LOCAL, ENTRETANTO, O PRORIETÁRIO DO TERRENO VIZINHO NÃO O PERMITIU E INCLUSIVE NOS AMEAÇOU DE MORTE, CASO DERRUBÁSSEMOS O “BELO” PEDAÇO DE MURO. O MURO FICA BEM NO MEIO DOS DOIS TERRENOS, OCUPANDO 10 CM DO NOSSO LADO E 10 CM DO DELE. AGORA ELE AINDA QUER QUE FAÇAMOS NOSSO MURO COLADO NO PEDAÇO DE MURO DELE E AFUNILANDO O MURO DE FORMA QUE, NOS FUNDOS O TERRENO DELE VAI AUMENTAR, PELA ESCRITURA A NOSSA MEDIÇAÕ ESTÁ CORRETA, MAS COMO ELE ESTÁ USANDO DE AMEAÇA RESOLVEMOS PARAR A OBRA, E AÍ É QUE SURGIU MINHA DÚVIDA, QUE TIPO DE AÇÃO DEVO INTENTAR? DEMARCATÓRIA, POSSESSÓRIA, REINVINDICATÓRIA OU DECLARATÓRIA?

Respostas

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Sábado, 08 de março de 2008, 18h49min

    Se o conflito é para (separar) ou (cercar), a ação a meu ver é demarcatória...SMJ.