Gostaria de orientações para que eu possa resolver da melhor forma o meu caso.

A minha certidão de nascimento consta meus sobrenomes de forma invertida, ou seja, primeiro sobremone do pai e depois o da mãe e todos os documentos, historico escolar , diploma e registro profissional ao longo dos meus 21 anos foram feitos a partir dessa certidão. Porém após solicitar a segunda via da certidão para emitir um novo rg , acabo descobrindo que no livro de registro meu nome está escrito da maneira correta, primeiro sobrenome da mãe e depois o do pai, diferente da minha 1 via da primeira certidão. Então se meus documentos estão diferentes do registro no livro do cartório o que posso fazer? . Passar a utilizar o nome correto seria impossível pra mim, como concertar toda a minha vida? Todo o meu registro escolar, contas , trabalho.. seria um transtorno terrível.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 6h29min

    CAMILA

    É possível alterar o livro de registro através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    OAB/SP 138.496

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 8h54min

    Olá Camila,
    é possível requerer judicialmente a alteração no livro, através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP 135.152