J

    Junior Domingo, 23 de março de 2008, 11h02min

    Prezado Amigo Paulo:

    Segundo Maria Helena Diniz, direito substantivo ou material é o complexo de normas que regem as relações jurídicas, definindo a sua matéria. Por exemplo, direito civil, direito penal, direito comercial etc.

    Grandes abraços.

    J

    Junior Domingo, 23 de março de 2008, 11h18min

    Prezado Amigo Paulo:

    Complementando a resposta, direito substantivo é o que define as relações concretas das pessoas em sociedade e as submete à sua ação. Compreende os principais ramos da ciência do Direito.
    O direito substantivo opõe-se ao direito adjetivo ou formal, que é o direito processual. As regras de direito processual regulam a existência de processos, bem como o modo destes se iniciarem, se desenvolverem e terminarem.

    O seguinte texto foi obtido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_material:

    Direito material é usado em contraposição ao Direito formal. Enquanto o direito material descreve o que se tem direito, o direito formal descreve como obter este direito.

    Foi o italiano Carnelutti quem propôs a divisão do ordenamento jurídico em duas partes: O direito material (por exemplo direito civil, penal, constitucional), e o direito processual (processual civil, penal e trabalhista).

    Grandes abraços.

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Domingo, 23 de março de 2008, 14h03min

    Júnior,

    Muito proveitosa suas definições, em resumo, então, o Direito Substantivo/Material=fonte de onde advém o direito propriamente dito...enquanto que o Direito Adjetivo/Formal=constitui o meio para se adquirir o direito (material) propriamente dito...

    G

    graciet gomes de ssouza Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 10h41min

    gostara de mais informações sobre o ARt 4° integração normativa

    Analogia (legis, Ruris)

    contra legem

    costumes (secundum legem
    (prader legem)

    F

    FRANCISCO RODRIGUES Terça, 28 de abril de 2009, 15h29min

    Pelo o amor de deus, me ajudem a tirar minhas dúvidas sobre: norma jurídica, validade.
    Sou aluno da fad(faculdade diadema), 1° semestre de direito, e estou quase pra desistir do curso, pois pouco é o meu entendimento sobre as matérias dadas.

    Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!