Olá! Por favor,me ajude! Quando nasci meu pai biológico não quis me reconhecer, minha mãe disse que um dia ele foi me visitar,me prometeu voltar. Isso nunca aconteceu!Ele não voltou, e minha mãe já estava envolvida em um relacionamento,cujo de tal relacionamento ela já teria um filho. O homem que me reconheceu como filho,e me registrou,se separou dela meses depois,e hoje com 16 anos ele ainda me paga pensão alimentícia. Enfim,minha mãe disse que sabe onde meu pai mora,que eu posso ir lá, e confrontá-lo,mas ela também disse que seria difícil pra ele,que ele não poderia querer me reconhecer! Eis minha dúvida, o que faço para meu pai biológico me reconhecer? Como posso exijir um exame de DNA? Quais os meus direitos em relação ao abandono de 16 anos atrás? Me ajudem!

Respostas

    T

    Thiago/MG Segunda, 19 de março de 2018, 11h51min

    Se você for menor de idade sua mãe deve entrar com uma ação na justiça de reconhecimento de paternidade. lhe representando. Quanto ao abandono, esqueça, não cabe nenhum tipo de ação.

    Italo Nascimento

    Italo Nascimento Segunda, 19 de março de 2018, 11h56min

    E quanto ao homem que me registrou?
    Se por acaso ru exigir um exame de DNA?
    Ele tem direito?se por acaso for a vontade dele?
    Quais os direitos desse homem?
    Me ajude!

    T

    Thiago/MG Segunda, 19 de março de 2018, 12h08min

    E quanto ao homem que me registrou?
    R: Se ele sabia que não era seu pai ele não poderia te-lo registrado. Esse homem cometeu um crime tipificado pelo Art. 242 Código Penal. Não domino o Direito Penal mas acredito que ja esteja prescrito e nada acontecerá com ele.
    Se por acaso ru exigir um exame de DNA?
    Você não vai exigir o exame de DNA porque ele obrigatoriamente tem que ser feito por você, o homem que o registrou e seu pai biologico.
    Ele tem direito?se por acaso for a vontade dele?
    Direito do que?
    Quais os direitos desse homem?
    O direito dele é que se ele pode tirar o nome dele do seu registro.
    Me ajude!

    Italo Nascimento

    Italo Nascimento Segunda, 19 de março de 2018, 12h18min

    E sobre todos os 16 anos de pensão que meu pai afetivo me pagou?
    E se caso eu for reconhecido pelo meu pai biologico?em relação a pensão alimentícia que ele deveria me pagar,mas não pagou pois não quis me assumir como filho?
    Por favor me ajude!!
    Essa é minha última dúvida!

    T

    Thiago/MG Segunda, 19 de março de 2018, 12h23min

    E sobre todos os 16 anos de pensão que meu pai afetivo me pagou? Ele te pagou 16 anos de pensão ou te criou como filho? Se ele tinha conhecimento que você não era filho dele não há o que se questionar em termos de devolução de nenhum valor.
    E se caso eu for reconhecido pelo meu pai biologico?
    R: O cartório de registro civil da sua cidade será notificado para corrigir sua certidão de nascimento.
    em relação a pensão alimentícia que ele deveria me pagar,mas não pagou pois não quis me assumir como filho?
    Não há nada para exigir! O que você poe exigir é a partir do momento em que ele te assumir a paternidade. Que deveria ter exigido e pensão era sua mãe, não deixando que outra pessoa o registrasse como filho.
    Por favor me ajude!!
    Essa é minha última dúvida!