Tenho um imóvel alugado é um contrato de administração do imóvel com uma imobiliária, porém ela não está repassando o aluguel no prazo estabelecido no contrato. Ela repassa com atraso e multa. O contrato tem prazo de 20 meses, posso reconfirmar com a imobiliária sem trocar o inquilino? Qual o modelo de carta que devo entregar na imobiliária? Ela deve protocolar ou assinar e reconhecer firma em cartório? Quais os riscos que corro? E os boletos no nome da inquilina? Como deve ser feito o cancelamento e não pode gerar problemas ao inquilino posteriormente?

Respostas

    Mirelle Costa

    Mirelle Costa Quinta, 03 de maio de 2018, 13h56min

    Na verdade você possui um contrato com a imobiliária, que se encontra vigente e neste caso, acredito que tenha uma multa prevista neste contrato, caso o proprietário decida por não ter mais a prestação de serviços da imobiliária.
    Se a imobiliária realiza o repasse em atraso, é possível que o inquilino esteja pagando os boletos de aluguel em atraso. A imobiliária não garante o aluguel, apenas intermedia. Se o locatário paga em atraso, a imobiliária não possui obrigação de te repassar o valor do aluguel na data que consta no contrato. A imobiliária possui sim, a obrigação de cobrar juros e multa e te repassar, descontando a porcentagem da administração.
    Mas, uma vez que o inquilino realiza o pagamento dos boletos em dia, cabe sim rescisão por descumprimento contratual. Neste caso, aconselho a enviar um email formalizando a imobiliária desta rescisão. Emita um distrato do contrato de prestação de serviços, comunique a sua locatária e emita um novo contrato de locação. A partir da rescisão, a imobiliária por lei, não pode mais emitr boleto de aluguel ao locatário.

  • -1
    Micheline Ismerim Silveira

    Micheline Ismerim Silveira Sábado, 15 de dezembro de 2018, 13h31min

    Boa tarde, Mirelle Costa queria saber ps artigos do cdc ou lei do inquilinato, pq estou com esse problema o corretor atrasa, os inquilinos pagam dia 8, é o dia do meu recebimento é dia 15, mas ele sempre faz com atraso de 2 dias, ou mais . Queria saber a base legal preciso recidir ese contrato, pois ele ainda me trata super mal qdo pergunto