Meu Pai comprou um imóvel em 1994 de Francisco (solteiro) com união estável que durou 35 anos com Maria (ela tem uma declaração de união estavel e recebe benéfico dele do INSS até hoje). Francisco não tem Filhos, apenas irmãos, e faleceu em 2009. Maria tem 3 filhos de um casamaneto anterior ao de Francisco.

Precisamos agora passar essa escritura para meu pai.

1- A Maria viúva que herdou 100 % deste imóvel ? 2- Precisamos fazer um inventário mesmo ele não tendo filhos? 3- Se formos ao Cartório ela consegue passar esse imóvel para meu Pai? 4- Os filhos de Maria tem direito ao imóvel ? 5- Os irmãos têm direito ao imóvel?

Maria está ciente da venda e falou que assina o que for preciso para nós ajudar.

Queremos fugir do inventário, pois os gastos aumentam, caso necessite entraremos com usucapião, pois moramos no imóvel desde 1994. Meu pai é casado e tem 3 filhos que ainda moram no imóvel.

Respostas

    C

    CLAUDIO ANDRE ALVES DA SILVA Quinta, 26 de abril de 2018, 21h32min

    Pelo que entendi de sua pergunta, explico o seguinte "Francisco" vendeu o imovel para seu pai, então o imóvel é do seu pai, agora se não foi transferido a dor de cabeça será maior, terá que ser aberto um inventário, pois Maria nao pode somente ela transferir o imovel para voces, pois "possivelmente" está o imovel no nome dos dois "Francisco e Maria".;

    C

    Cleir Mangueira Andriola Quinta, 26 de abril de 2018, 21h47min

    Na verdade a escritura está só no nome de Francisco pois era solteiro.
    Mas com o falecimento do Francisco a Maria herda por completo o imovel, mesmo nunca casados em papel e Francisco tendo irmãos ?
    Do inventário não conseguiremos fugir?
    Obrigado pela resposta.

    C

    CLAUDIO ANDRE ALVES DA SILVA Quinta, 26 de abril de 2018, 22h11min

    Se a escritura está no nome de Francisco e seu pai possui um contrato de gaveta transferindo para ele, o correto é voces abrirem um inventário de seu pai o quanto antes, tendo em vista a existencia de irmãos de francisco que podem querer criar confusão querendo parte do imovel.
    A Maria etá do lado de voces então com ela não há com o que se preocupar, o problema será os irmãos.

    C

    Cleir Mangueira Andriola Quinta, 26 de abril de 2018, 22h14min

    O problema está no Valor venal que está este imóvel na Prefeitura.
    O valor venal está superior ao real, e está uma fortuna para fazer este inventário, Maria não quer fazer é teremos que arcar com ele.
    Pelo valor que não cabe no bolso, seria melhor entrar com usucapião ou teria uma outra forma que seja mais barata e mais rápida ?

    C

    CLAUDIO ANDRE ALVES DA SILVA Quinta, 26 de abril de 2018, 22h19min

    Mas Maria não tem nada a ver com o inventário, já que seu pai possui um documento de compra e venda, o inventário será do pai de vcs, usucapião poderá gerar problemas maiores em virtude dos irmãos que ja te falei.