L

    leandro_1 Quarta, 17 de dezembro de 2008, 19h35min

    gostaria de saber como me preparar pro exame piscicológico da pmerj, pois tenho um em janeiro e nem faço idéia de como me portar no dia.

    P

    pacífico Quarta, 07 de janeiro de 2009, 10h27min

    Tatiane e leandro ja prestei esse concurso, ele não é complicado, basta apenas
    manter a calma, a maioria dos candidatos ficam retidos na entrevista por alongarem de mais a resposta p/ simples perguntas.

    Em caso lembre que você estará sendo avaliado desde o momento da chamada na sala até a saída dela, verifique ja na porta o recado entre sem bater, ou bata ao entrar, sente somente se ele mandar, um bom dia ou boa tarde é muito importante.

    em caso responda simples e curto as perguntas, verifique seus trajes no dia do
    concurso, nada de gírias ou expressões pouco usual, não tente falar difícil para
    impressionar, fale normal pausadamente, nada de gestos com mãos ou pernas.

    Perguntas será feita a você do tipo: Por que você quer entrar na PM?
    Se sua resposta for á porque eu gosto era meu sonho de criança, pra dar uma lição no meu vizinho, eu adoro a farda, meu pai que gosta, sei lá, pra ser homem....

    Coisas desse tipo você ja era!!!!!!!
    aconselho se você for casado coisa do tipo: Devido á estabilidade que quero dar á minha família.

    Se for solteiro á mesma coisa mostre sempre o interesse na família sua preocupação
    é sempre em manter uma carreira sólida que trará benefícios pra você e pra eles futuramente.

    Podem te fazer perguntas até do tipo o que você faria se durante seu treinamento na escola de soldado da pm, em deslocamento você visse um casal brigando, ou qualquer uma desinteligência entra vizinhos ou qualquer coisa do tipo.

    Se sua resposta for eu entraria no meio e separava, ou eu procuraria ver o que estava acontecendo, você ja éra!!!!!!
    Qual seria o mais certo, é claro que acionar 190 para ser mandado uma vtr ao local
    e pronto, nada de se emvolver em ocorrências do tipo e sim passar a quem de dever de atender e ja formado.

    Seria mais ou menos isso, quanto ao exame escrito podem te dar coisas que aparentemente, parecem bobas sem sentido mas tem sim, do tipo desenhe uma árvore, vamos lá ai você desenha uma árvore na metade do papel, voando, sem
    frutos ou folhas sei lá, vc ja éra!!!!!

    Sua árvore deve estar no chão desenhado, bem robusta cheia de folhas ou frutos se for o caso, um sol por traz dela etc.

    Bem é mais ou menos por aí, me desculpem os erros ortográficos, outros poderão dar informações técnicas, porem com á mesma vontade de ajudar.

    Mantenha a calma, tenha segurança e confiança em sí, e faça um bom teste.
    Boa sorte.

    minhas considerações.

    V

    Virgo José Lopes de Oliveira Filho Terça, 13 de janeiro de 2009, 14h54min

    Tenho 33 anos e me inscrevi para o concurso da policia militar do Estado da Bahia, sei q vou passar, li o edital e sei qual o limite de idade para ingressar na pm-Ba, que é de 30 anos completos ate o dia da matricula no curso de formação, sei que vou ser barrado assim que apresentar a documentação, gostaria de saber se devo impetrar o mandado de segurança antes de ser barrado ou depois e se a possibilidade dele ser indeferido mesmo que eu tenha passado por todas as fases do concurso com exito será que o juiz vai entender que 3 anos a mais é motivo de incapacidade mesmo eu tendo comprovado estar apto passando em todos os testes fisiços e piscologicos e exames medicos, vcs conhecem algum caso em que alguem teve exito? obrigado.

    M

    Mecca Domingo, 18 de janeiro de 2009, 18h10min

    Os testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta. Ex.: estabilidade emocional, atitude, interesse, sociabilidade, etc.
    Sabendo-se que a personalidade do indivíduo muda constantemente, surge a seguinte pergunta: Que medir? Na verdade, medem-se características mais ou menos constantes da personalidade – mesmo assim, em determinado momento.
    Para que um teste psicológico cumpra com os seus objetivos como instrumento de medida cientificamente válido, é necessário que o usem de forma adequada.
    A aplicação do teste deve obedecer rigorosamente às instruções contidas no manual, o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste.
    Abaixo os três testes utilizados pela PMESP:

    PMK
    O teste é muito utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai portar de arma de fogo e, de certa forma, sua utilização diminuiu para outros fins... o que é um grande erro, pois seu valor psicodiagnóstico é muito grande.
    O teste originalmente se constitui de 8 folhas, mas no Brasil, é mais utilizada uma forma resumida: folhas 1, 2, 5 e 6. Esta forma, apesar de ser bastante válida, vale lembrar que para uma avaliação mais aprofundada é necessário que se utilize o teste em sua forma completa.
    1- Lineogramas (vertical, horizontal e sagital)
    2 - Zigue-zague (sagital)
    3 - Escadas e Círculos (verticais)
    4 - Cadeias (verticais e sagitais)
    5 - Paralelas (egocífugas sagitais) e Us (verticais)
    6 - Paralelas (egocípetas sagitais) e Us (sagitais)

    Teste PALOGRÁFICO
    O teste palográfico (PLG), pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. A folha de papel, representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados. Ao escrever, projetamos sobre o papel formas simbólicas, vivas em nós, que expressam nossa vida interior, ou seja, modificamos as formas tradicionais ou caligráficas, de acordo com as idéias conscientes e as imagens inconscientes que determinam a nossa personalidade. A folha de papel representa, portanto, o mundo onde evoluímos, e cada movimento escritural é simbólico de nosso comportamento nesse mundo. Podemos concluir, então, que todos os movimentos, todos os gestos humanos estão carregados de significado e concorrem à expressão da personalidade como um todo.

    HTP
    É o teste de desenho da Casa-Árvore-Pessoa.
    Partiu do princípio de que estes temas são bastante familiares a todas as pessoas, mesmo na mais tenra idade, o que facilita a idealização dos desenhos, facilitando a projeção de suas experiências internas.
    Na PM, após terminar cada desenho são feitas algumas questões relacionadas ao que foi desenhado (cerca de 5 para cada desenho).

    Entrevista individual
    Não apresenta nenhum mistério, e é uma lenda o que dizem de que o candidato não deve se alongar nas respostas, o que vale aqui é a coerência. Funciona de forma semelhante a uma entrevista de emprego.

    V

    vagner conde torres Sábado, 04 de abril de 2009, 17h43min

    Gostaria de saber qual a finalidade de testes psicológicos como o palográfico e aquele que temos de desenhar uma casa ,uma árvore , uma pessoa e uma pessoa do sexo oposto ?

    G

    Glauber gomes de faria Sexta, 24 de abril de 2009, 10h32min

    Bom tenho uma grande desconfiança deste teste, algumas pesoas comentam tipo, bata na porta na entrevista, de bom dia seja educado, entretanto se analizarmos com rigor neste aspecto não é isso que é analizado.é um absurdo neste ano na 1ª chamada foram fazer o teste psicologico 1.632 candidatos só ficaram 500, po o cara estuda estuda e fica no psicologico.Na minha opnião não existe receita e sim sorte.

    J

    jefferson b. de oliveira Domingo, 31 de maio de 2009, 21h54min

    galera vou fazer o teste psicotecnico da pmmg dia 06/06/09 e gostaria de saber se alguem jà fez o teste dos relogios e o pmk?se poderem me dar uma ajuda ficarei muito agradecido. valeu!!!!!!!!!

    R

    Rosevaldo Sábado, 06 de junho de 2009, 19h36min

    Caro Colega, posso te adiantar que o Judiciário não irá inovar no seu caso e garantir através de decisão judicial a sua entrada para a carreira. Seu caso é o mesmo de muitos que almejam uma estabilidade no cargo público, se tem certeza que está preparado para passar em um concurso, preparesse mais e não pare e prete concurso para a policia civil que o limite de idade é maior,pois o Edital do concurso é a lei do concurso, não pode o judiciário adentrar no mérito administrativo. espero ter ajudado. e boa sorte!

    K

    Karena Domingo, 14 de junho de 2009, 12h26min

    Olá Leandro, eu te envio o que cai nessa etapa...,

    - Raven,G36,G38,Relogio,PMK,Tadim,TMV,Palográfico,entre outros

    - Também trabalhamos com envio "Sedex ou E-mail"

    - Pedidos apenas por e-mail ,

    - [email protected]

    F

    fabiomaximo Domingo, 31 de outubro de 2010, 19h13min

    ja participei do teste psilcologico da pmmg,fui reprovado , agora vou fazer de novo e naõ quero ser reprovado novamente.alguem que ja partipou e foi aprovado do mesmo teste pode me dar alguma dica para melhorar no exame e não vacilar dessa vez agradeço?!

    J

    J.rios Quarta, 25 de maio de 2011, 15h27min

    Caros amigos, devemos ter muito cuidado ao afirmar que o edital é "a lei do concurso". O edital serve para regulamentar o concurso, bem como orientar os candidatos. Imaginemos que no edital seja veiculada uma norma que contraria a Constituição Federal, por exemplo: obviamente, respeitando a hierarquia das leis, onde a CF está no topo, todas as outras normas contrárias a ela, serão consideradas inconstitucionais, devendo ser impugnadas. Portanto, se em um edital existir uma norma que contraria a Constituição, não deveis sujeitar-vos à tais normas.

    K

    KISSWW Quarta, 01 de junho de 2011, 1h05min

    Caro Virgo,

    O edital é apenas a formatação do concurso. E esse edital pode estar ou não de acordo com a Carta Magna. Sou leigo no assunto, mas acho que qualquer edital que estipule limites de idade contraria o princípio da igualdade de oportunidades, segundo nossa Constituição. O importante é vc provar que está apto a exercer tal função, através dos exames médicos e físicos. Estou em situação semelhente aqui no Pará, tenho 29 anos e o edital da PM limita a idade em 27. Acho que o melhor que fazemos é consultar um advogado.

    D

    Dr. GENTIL SPERANDIO/RJ Quarta, 01 de junho de 2011, 2h13min

    Sempre se constou pelos corredores que o exame para a Policia Militar no RJ é coisa banal e que basta saber continhas de somar. Aliás, com o devido respeito, ao menos, na prática, o que se vê são policiais que nem falar sabem, por isso a conclusão de que o teste é pífio e sem resultado prático.

    I

    ISS Quarta, 01 de junho de 2011, 8h10min

    E VC POR ACASO JÁ FOI SD DA PMRJ NÃO FOI?

    D

    Dr. GENTIL SPERANDIO/RJ Quarta, 01 de junho de 2011, 14h05min

    Não. Não fui soldado da PM, nunca quis ser e jamais eria. Sabe poquê? Por duas razões lógicas.

    PRIMEIRA - Se alguém quer ser um policial no Brasil, tendo de entrar em favelas e trocar tiros com bandidos por míseros R$ 1000,00, ou é fanático por policia ou é completamente louco.

    SEGUNDA - Se não for fanático nem louco, vai ser corrupto com certeza, até porque dificilmente se consegue desvencilhar da podridão que existe lá dentro, ou se entra no esquema ou se é excluído.

    Se vocé colocar uma laranja podre no meio de centenas de laranjas boas, as boas não contaminam a podre, ao contrário, todas apodrecem. Assim é Policia Brasileira, infelizmetne. Óntem mesmo passou na televisão que dois policiais civis estavam dando cobertura a bandidos que roubam cabos de telefonia. Se estivessemos num pais sério esses policiais náo só seriam expulso sumariamente, eis que foi um flagrante delito, como pegariam uns 15 anos de cadeia. Só que no Brasil eles vão conseguir uma liminar para continuar recebendo sem trabalhar e no final, tudo ACABA EM PIZZA mesmo e nada acontece. É a certeza da impunidade.
    Ser policial militar no Brasil, ou se é maluco de todo o genero ou se pretende entrar para o rol de corruptos, salva-se talvez, quando muito, 0,5% da corporação.

    I

    ISS Quarta, 01 de junho de 2011, 14h37min

    E quem justamente luta para se manter a impunidade até mesmo com meio de facilitar o trabalho é justamente a gloriosa e incorruptivel classe dos advogados.

    C

    Clêuma Dias Sexta, 13 de junho de 2014, 15h16min

    Gostaria de saber se eles fazem muitas perguntas no exame psicologico da PM?

    .

    ..ISS.... Sexta, 13 de junho de 2014, 15h24min

    fazem de uma a 100 depende do psicólogo.

    C

    Clêuma Dias Sexta, 13 de junho de 2014, 15h41min

    Adorei as dicas muito Obrigaooo...