Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Domingo, 20 de janeiro de 2019, 7h49min

    Modelo de declaração??? Simplesmente se dirija a qualquer cartório ou ofício de notas do Município onde reside o neto que o servidor do mesmo fará escritura de doação a ser assinada por todos que concordarem com a doação. No cartório eles já tem um modelo apropriado a ser preenchido e depois apos cobrança das taxas de cartório, assinatura dos doadores e testemunhas bem como do neto se maior de idade ou capaz na forma da lei civil ou do seu representante legal se incapaz o imóvel terá a escritura pronta para ser registrada em nome do neto no Cartório do Registro de imóveis do Município em que se situa o Imóvel doado. Uma vez registrada a escritura neste cartório o neto será considerado dono do imóvel.

    G

    Gustavo Falcão Domingo, 20 de janeiro de 2019, 11h15min Editado

    Sua mãe pode doar o imóvel se todos os herdeiros que ela tem concordarem, bastando fazer um contrato de doação de imóvel como este exemplo.

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Segunda, 21 de janeiro de 2019, 7h49min

    Gustavo Falcão e Xavier Rita em pesquisas a discussões anteriores no Fórum Jus Navigandi me parece não ser válida a renúncia de herança por herdeiros em favor de outros herdeiros ou mesmo de pessoas estranhas à herança com o titular dos bens que serão doados ainda vivo.
    Neste sentido existe a discussão no link jus.com.br/duvidas/383580/herdeiros-podem-renunciar-a-heranca-antes-do-falecimento
    Peço que acessem o link e vejam a discussão posto que na discussão foi citada inclusive decisão judicial em que foi negada a validade de tal renúncia (assinatura de documento pelos herdeiros renunciando à herança futura por morte do doador que está vivo no momento da doação).
    A solução segundo o ordenamento jurídico parece ser a seguinte: faz-se contrato de doação assinados apenas pelo doador e pelo donatário ou seu representante legal. Os herdeiros (filhos não assinam. E por ocasião da morte do doador quando surge o direito à herança é que os filhos que são os primeiros na linha de sucessão concordam com a doação feita renunciando a sua parte na herança sendo a renúncia por escritura pública ou termo judicial. Se não concordarem eles pedem em inventário do falecido que sejam os bens doados trazidos à colação. Em tal caso se o valor do imóvel for superior a 50% do valor do patrimônio do falecido no momento da doação terá de alguma maneira ser reduzido o valor doado a 50% dos bens. Em tal caso para continuar com o imóvel favorecido pela doação ou tem de pagar a diferença superior a 50%, e em caso de não poder pagar o imóvel pode ser vendido tanto na via judicial como extrajudicial ficando o neto com 50% do produto da venda e os outros 50% divididos entre os herdeiros.Se o imóvel for de valor inferior a metade do patrimonio do doador está tudo certo e não precisa inclusive de renúncia.