Olá, gostaria de saber o que posso fazer e quais os procedimentos legais para resolver o seguinte problema: A Casa do vizinho tem o muro encostado com a parede dos fundos da casa onde moro, e tem infiltrações que acredito ser devido ao aterro da casa do vizinho ter sido feito sem a colocação de uma lona e impermeabilizantes, mas o problema não é exatamente esse, recentemente já faz mais ou menos 1 semana que percebemos um mal cheiro (de esgoto) na cozinha que é um dos cômodos da casa que tem a parede encostada com o muro do vizinho. Quando detectamos a fonte do mal cheiro, na parede que ocorre a infiltração estava escorrendo água criando uma poça dágua e essa com o mal cheiro de esgoto. Já conversamos com as pessoas que moram na casa e que não são os donos, são inquilinos, para que tomem providências a respeito e depois de 1 semana ainda não entraram em contato com os donos da casa, que para piorar os donos não moram na cidade. Gostaria de solucionar o problema sem causar muita dor de cabeça Obrigado

Respostas

    I

    Iberê Segunda, 19 de julho de 2010, 13h47min

    Ola Sr. Marcelo,

    Você teve alguma resposta ou conseguiu alguma solução para seu problema ? Estou na mesma situação, com um problema praticamente igual. Estou na fase de notificar o vizinho, mas provavelmente precisarei fazer uma ação cominatória.
    Vamos trocar experiências de como resolver este problema.

    Obrigado, Iberê

    Zélio Flor

    Zélio Flor Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 17h44min

    Infelizmente estou com o mesmo problema, se alguém tiver informação de como resolver, por gentileza publique.
    Desde já agradeço as publicações....

    H

    Hen_BH Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 18h22min

    O primeiro passo é notificar por escrito os responsáveis pelo imóvel (inquilinos, proprietários), por meio de carta registrada com AR, ou via cartório, narrando o problema, os transtornos causados, e a exigência de que seja ele sanado o mais breve possível.

    Se possível tire fotos e envie junto com a notificação. Estabeleça prazo para providências e/ou respostas. Deixe claro na notificação que caso os problemas não sejam sanados de forma amigável no prazo assinalado, as providências judiciais serão tomadas.

    José Norberto Sousa Lopes

    José Norberto Sousa Lopes Terça, 31 de janeiro de 2017, 10h25min

    Senhores, bom dia!!

    Tenho exatamente o mesmo problema, e se esse comunicado não resolver? Que medidas podem ser tomadas?

    Já conversei por várias vezes com o proprietário do imóvel, se comprometeu a iniciar a obra hoje (31/01/2017) e simplesmente nada, e o pedreiro ao qual iria fazer o serviço, disse que o proprietário não autorizou o serviço, que só depois!!!
    Isso porque eu me comprometi a arcar com as despesas de material, somente a mão de obra seria dele!

    Desde já agradeço pela atenção!

    José Norberto

    Beatriz Fróes

    Beatriz Fróes Quarta, 07 de junho de 2017, 15h03min

    Tenho o mesmo problema e já faz um mês. Nesse período ja falei várias vezes com o inquilino e nada. O esgoto passa colado ao muro da minha casa e minha garagem ficar alagada com um agua fétida. Seria o caso de comunicar a vigilancia sanitária. Tenho muito receio de inclusive contrair alguma doença. Não sei o q fazer! O problema só aumenta, pois a quantidade de agua embosada é cada vez maior.

    J

    Jerusa Beatriz Terça, 23 de janeiro de 2018, 8h04min

    Olá ! Gostaria de saber se sou obrigada aceitar o cano da caixa de esgoto do vizinho passando por de baixo da minha calçada pois esse cano tem quatro dedos de profundidade na terra passo com carro bm ali porq é minha entrada e esta cada vez mais baixo e úmido e já quebrou minha frente oq fazer ? Chamei o serviços da Corsan os mesmos disseram q o cano teria q ser mais baixo e até agora não foi resolvido pois meu vizinho não quer quebrar para baixar o cano e os da Corsan não querem tirar o cano da minha calçada pois alegam não ter sido Corsan q fez essa caixa de esgoto do vizinho ..e tem uma redi via pública quase em frente ..oq fazer me ajudem?

    Guilherme Ayin

    Guilherme Ayin Terça, 25 de setembro de 2018, 14h10min

    Estamos (condomínio) passando por um problema semelhante. Vazamento de esgotos do vizinho de fundo do prédio, já conversamos com o proprietário, e até agora nada. Será que ninguém pode dar uma ideia do que é possível ou cabível de ser feito juridicamente ou até mesmo penalmente... polícia ou polícia ambiental? Precisamos de uma ou mais ideias.

    Flavio Ferreira

    Flavio Ferreira Sexta, 03 de maio de 2019, 14h15min

    o Código Civil estabelece, a partir do artigo 1.277, normas para que a convivência entre vizinhos seja o mais harmoniosa possível. Quem mora em edifícios, também pode fazer valer a convenção de condomínio, com alguns itens que são regulados de forma personalizada para cada prédio.

    É preciso ter em mente que vizinho não é só quem mora ao lado, em frente ou atrás. São todos os habitantes que possam sofrer influência de algo originado em determinado imóvel. Basicamente, perturbar o vizinho é prejudicar sua saúde, segurança e o seu sossego. Conheça alguns deveres e direitos:

    a manutenção da calçada cabe ao proprietário do terreno da frente
    qualquer inconveniente causado por animais de estimação, a responsabilidade é do dono
    pode-se exigir do dono do animal de estimação a construção ou o aumento da altura do muro, para que o animal não entre em seu terreno
    o lixo deve ser colocado para recolhimento em uma altura que não seja acessível a animais
    os dois proprietários são responsáveis pela manutenção do muro que delimita seus terrenos
    não se deve construir janelas, terraços ou varandas a menos de um metro e meio do terreno vizinho
    pode-se cortar galhos das árvores plantadas no terreno vizinho que avançam a sua propriedade

    Jakson Junior Maninho

    Jakson Junior Maninho Segunda, 08 de junho de 2020, 23h19min

    Ola boa noite,sou da cidade de Cacoal, tenho um vizinho q joga as águas d piá, máquina de lavar tudo na rua.fira um odor .falei com o dono do loteamento e não resolveu aí fui na prefeitura .aí a prefeitura mandou o fiscal vim ver,sabe oq o fiscal falou p mim?disse que poderia jogar essa água na rua sim.agua está parada na frente d casa .aí si alguém puder me enformar direto eu agradeço

    M

    Mariana Samiti Hayashi Quinta, 18 de fevereiro de 2021, 13h35min

    Gostaria de saber se há alguma lei que fala de quem é a responsabilidade desse problema? E se há uma maneira de cobrar que resolvam

    R

    Rosangela Santos Segunda, 02 de agosto de 2021, 20h41min

    Olá estou com um problemão na parede sa cozinha um cazamento, des de quando vim mora na cs em setembro do ano passado esse ano quebrei a parede, sai uma agua fedorento cheiro de mijo. Falei com a pessoa que mora nos fundo essa parede e a que segura duas xasas dos fundo esse vazamento e ba cozinha ela fala que ñ e da casa dela sai muita água.

    J

    JAQUELINE NOBRE DA SILVA FRANCO Domingo, 13 de novembro de 2022, 18h37min

    Moro na rua de trás de um sobrado .mais a minha casa é mais antiga e onde eu moro é na última casa do meu quintal e tenho uma parede de muro de arimo pós o sobradinho fica atrás da minha casa a minha casa tá tendo um vazamento de água. E hoje descobri que o vizinho fez um banheiro nos fundos que seria onde acho que é lavanderia também. Aí estou com duas crianças com asma e eu agora devido tanta infiltração do muro que escore água .tá um jeiro de mofo muito forte