Tenho 17 anos e não quero mais morar com minha mãe. Ela ja me expulsou várias vezes de casa, já jogou minhas coisas na rua 3 vezes, me humilha muito e ultimamente quando eu falo que vou morar com meu namorado ela diz que não vai deixar, ela é alcoólatra e quando tá bêbada o comportamento piora e eu ja estou cansada disso, em uma discussão que tivemos ela disse o seguinte " O SEU PAI VAI MANDAR A PENSÃO PRA MIM, É OBRIGAÇÃO DELE COM A JUSTIÇA VOCÊ ESTANDO EM CASA OU NÃO ", estou ciente que apartir do momento que eu for morar com meu namorado não vou ter mais direito de receber pensão, e voltando a frase dela aparentemente ela só está comigo por causa da pensão. Posso sair de casa mesmo ela indo no Conselho e procurar a justiça?

Respostas

    F

    fauve Quinta, 24 de janeiro de 2019, 5h53min

    Sendo menor de idade você não pode simplesmente ir morar com o seu namorado. Morar com seu pai não seria uma possibilidade?

    A

    Alice silva e souza alice Quinta, 24 de janeiro de 2019, 8h49min

    Eu tenho 17 anos e ele nunca fez questão de nada, só passei 3 férias com ele e nem foi 30 dias completo, então essa possibilidade não se encaixa.

    F

    fauve Quinta, 24 de janeiro de 2019, 10h11min

    Seus pais te emancipariam? Ou permitiriam o seu casamento? Porque sem isso você terá que esperar os 18 anos.

    M

    Moureira & Assunção Advocacia 114729RS/RS Quinta, 24 de janeiro de 2019, 10h27min

    Meu conselho é que tu vá morar onde você desejar e registre uma ocorrência informando, Ademais, avise seu pai que você não reside mais com ela e que os depósitos deveram ser feitos diretamente a você.
    O único meio dela conseguir te obrigar a retornar, é judicialmente, e por isso te aconselhei a registrar a ocorrência, ela sera uma de suas provas, seja bem especifica, diga das vezes que a mesma já expulsou, relate todos os abusos e inclusive refira o alcoolismo.
    Acredito, que tomadas essas atitudes o juiz não vai obrigar você a retornar, até porque você já tem 17 anos, em alguns meses maioridade civil.
    Boa sorte.

    F

    fauve Quinta, 24 de janeiro de 2019, 10h35min

    Se consta da sentença que determinou a pensão que a mesma será paga diretamente à genitora seu pai não pode descumprir a ordem, devendo a justiça ser acionada para que a sentença seja modificada.

    No mais, você corre o risco de sair da casa da sua mãe e ir parar num abrigo.