Na casa ao lado da minha tem um escritório. Eles tem um cachorro que late o dia todo. Já verifiquei e ele fica o dia todo sozinho no quintal cimentado e late quando vê que tem gente no escritório. Durante os finais de semana e a noite que o escritório está vazio, ele fica quieto. Nem parece que existe cachorro. Mas durante o dia ele late muito e acaba atrabalhando o sossego. Já estou ficando emocionalmente abalada, pois ele late, late, late. Se o cachorro late eventualmente, porque chegou alguém, porque tocou a campainha, porque viu um gato no telhado é compreensível. Mas latir a durante o dia todo com pausa de um minuto a cada 10 minutos de latido não é compreensível. Já conversei quatro vezes com os donos do cachorro.. Meu marido já conversou com eles 3 vezes. Minhas amigas que vem pra fazer meditação comigo já ligaram pedindo uma solução. Até agora eles não tomaram nenhuma providência. Hoje ele já latiu quase uma hora sem parar.

Quais os meus direitos? qual o procedimento nesse caso? Obrigada,

Respostas

    Alexandre Coiro

    Alexandre Coiro Segunda, 02 de fevereiro de 2015, 23h27min

    Me incomoda muito mais que latido de cachorro, ter que ouvir FUNK CARIOCA no último volume no som de vizinhos.

    Prefiro cachorros a certos tipos de pessoas que falam que aconselham envenenamento dos bichos.

    Sinceramente, tem gente que o termo ANIMAL seria uma evolução ao seu status de vida em sociedade.

    O Homem é o pior animal, porque ele é racional. Faz as coisas por livre arbítrio, e não, por instinto.

    Erika Paula Medeiros

    Erika Paula Medeiros Quarta, 04 de março de 2015, 21h01min

    boa noite ,passo pelo mesmo problema qu vc , não consigo converssa, assistir nada , tem dia q acho q vou ficar louca mais pelo que vimos os cachorro tem mais direitos que os seres humanos temos que aguenta ou mudar de casa p n incomodar os cachorro enquato eles pdem encomodar a gente aff ....

    Erika Paula Medeiros

    Erika Paula Medeiros Quarta, 04 de março de 2015, 21h05min

    passo pelo mesmo problema que voce , não consigo assistir conversa, atender o telefone nada, não aguento mais tem horas que acho que vou enlouquecer mais pelo visto tenho que mudar de casa porque os cachorro tem mais direitos doque os seres humanos e não podemos fazer nada para encomodar enquanto ees podem aff ...

    T

    Tulio Diniz Quinta, 02 de abril de 2015, 21h59min

    gente, o meu problema acho que é pior, moro no final da rua, meu quarto fica no andar de cima e com uma porta de frente pra rua, sendo que o vizinho ao lado deixa o cachorro amarrado o dia todo e simplesmente o cachorro nao tem hora pra latir..dia , noite, de madrugada...estou estudando pra concurso e simplesmente nao tenho o direito de ficar em casa pois nao consigo ouvir nada..so latidos...a vizinha da frente nao estaciona o carro sequer dentro de casa pois possui quatro cachorros enormes que circulam pela casa toda e basta passar alguem na rua q ele faltam derrubar a casa de tanto latir...enfim a rua toda esta com varios cachorros com seus donos sem dar a minima educação e controle aos seus caes...prestadores de serviço mesmo ja nao querem entrar na rua ..lixeiros por exemplo ja entram falando..olha a rua do canil...de tanta loucura que virou..entao o que posso fazer? alem de me mudar daqui...ja coloquei a casa a venda...

    Julio Cezar Ramos Lopes

    Julio Cezar Ramos Lopes Sexta, 15 de maio de 2015, 17h47min

    olá li todas as resposta acima aqui deixo minha reclamação pois parede e meia da minha casa tenho um vizinho que tem 4 cães de porte grande os latidos nem se fala que dia e noite mas o mal xero e demais e tem mais uns 6 gatos já falei com tal vizinho mas ele me imguinoro ok devo fazer hum obrigado

    William Welp

    William Welp Segunda, 22 de junho de 2015, 11h00min

    Onde é que esta escrito que a pessoa só tem direito ao sossego após as 22 horas????? Sou advogado a 22 anos e ainda não achei essa lei. A pessoa tem direito ao silêncio a qualquer hora do dia. Procure um advogado e exerça o seu direito ao silêncio, se o animal é irracional, seus responsáveis não devem ser. Eles são diretamente responsáveis pela sua perturbação. Exerça seu direito, cobre uma indenização pelo seu sofrimento e ainda peça ao judiciário uma multa diária para o comportamento indesejado deste animal que deve ficar quieto. O silêncio é sagrado e o barulho é a tortura do pensante. Veja em perturbação ao sossego e verá que existe inclusive pena de prisão para quem mantém animal barulhento. Existem ainda coleiras adestradoras para o animal parar de latir. Vá a uma delegacia, registre a ocorrência e peça a representação. Seu caso será encaminhado ao forum. A lei existe para ser cumprida.

    Paula Albuquerque

    Paula Albuquerque Sábado, 01 de agosto de 2015, 12h22min

    Infelizmente esse Sr. Fabiano está correto num quesito: O Brasil não está nem aí para os animais e com sua falta de sossego! Tem muito bandido para se preocuparem. Mas se o país fosse sério, inclusive a atitude de envenenar os cães ocasionaria a sua prisão. O que seria perfeito! Aqui tem uma vizinha que os cães não dão sossego. Comprei protetor auricular e penso em notificá-la, mas envenenar os cães é uma atitude covarde de quem não tem coragem de encarar o dono, que faz tudo por meios mais fáceis ao invés de conversar com o mesmo ou então procurar a justiça. De qualquer forma assim que a pessoa for notificada ela pode parar por medo de ser condenada a pagar alguma multa.

    Leandro Ernandez

    Leandro Ernandez Sexta, 04 de setembro de 2015, 10h42min

    Também tenho esse problema, não tem essa de horario coisa nenhuma eu trabalho a noite preciso descansar de dia e tem idoso na minha casa.
    Processa os "surdos" e pronto, se são advogado será que ele não sabe disso?
    https://www.youtube.com/watch?v=q1bdi_srN10

    Mariany Ferreira

    Mariany Ferreira Quinta, 10 de setembro de 2015, 11h21min Editado

    O vizinho tinha um cachorro no quintal que era quieto e não me causava problemas, porém ele arrumou uma cachorra e coloca os dois juntos e o inferno começou... eu não durmo mais a um mês, os cachorros latem sem parar, uivam, brigam muito entre si, choram e etc nesses horarios: de 9 da noite ate 2 da manha, e de 4 da manha ate 12:00, não tem tampão de ouvido e janela fechada que resolva porque o quintal fica ao lado meu quarto e eles deixam os cachorros presos num espaço muito pequeno, o barulho é mais alto que qualquer barulho que se tem na rua no dia-a-dia, eu não ligo deles latirem de dia, só me incomodo com latido de cachorro apenas de noite que eu preciso dormir, eu queria ter paz de 11 as 7 da manhã que é o horário que eu durmo e levanto pra cumprir com minhas obrigações, moro com minha mãe e ela também não dorme pelo mesmo problema, os donos dormem tranquilamente, mas não é todo mundo que consegue dormir com latido de cachorro, parecem sirenes madrugada a fora, eu estou com vários problemas de saúde devido a privação de sono, sou hipertensa e minha pressão está subindo muito mesmo com o uso de remédios, fora todo o mal estar que isso causa, meu psicologico tambem está afetado e meu rendimento está zero, porque dormir é essencial pra saúde humana, passo mal o dia inteiro pelo cansaço, sentindo muitas dores no corpo que não passam com medicamentos ,tudo por causa da privação de sono, já tentei conversar com os vizinhos que foram intolerantes, o que eu posso fazer? Me digam com o primeiro passo a tomar porque nunca mexi com esses negócios de justiça, isso tem que ser resolvido de alguma forma. É muito angustiante vc deitar pra dormir sabendo que não vai dormir pelos latidos, todas as noites, to até fazendo tratamento psicológico mas não adianta, porque o problema é o barulho altíssimo dos latidos e antes deles começarem a latir eu não tinha problemas pra dormir também. Por favor me deem uma orientação. Os cachorros são muito bem alimentados, tem bastante água, comida, são bem cuidados e mimados pelos donos no tempo que não estão presos de 12:00 da manha as 9:00 da noite, sem sinais de mal tratos, exceto o fato que os donos não os levam pra passear nunca. E eu e minha mãe não temos condições de nos mudar de uma casa que acabamos de pagar.

    C

    Carlos L S Santos Quarta, 28 de outubro de 2015, 13h07min

    Esse pequeno software resolveu meu problema. Simplesmente espetacular e custa só um realzinho!!! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717625008-anti-latido-pra-cachorro-chato-_JM

    A

    Alberto H. Pante Sexta, 30 de outubro de 2015, 11h23min

    Procurei no google sobre este problema de cães e achei voces. Vivo o mesmo problema, aqui nas vizinhanças, estou cercado de cães por todo o lado, portanto estou 'ilhado' e latem, pasmem, 24 horas por dia. Pensei em dar 'bolinho com pimenta liquida'. Sobre mata-los nao adiantaria, isso é um ato mais irracional do que o proprio cão que nao tem culpa. Mas, vejam só. Os comentarios acima, ganham limites de infantilidades. Todos sabemos que o cão, logicamente, nao tem culpa. Mas... quem é o dono do cão??? O dono do cão, 'nao late' rsss... mas eles, esses donos, é que são os culpados de toda essa situação e nao o cão o culpado, oras!!! Se o dono quer ter um cão, deve controla-lo. Se o cão late demais, deveria dar liberdades ao cão ou leva-lo pra passear. Cão preso, ja é maus tratos, pois um animal nao deveria permanecer preso. Animal preso, é como se voce tivesse dentro de casa e nao pudesse sair pra canto algum. Se voce nao sai, voce enlouquesse, quanto mais um cão que fica estressado. Entao quem tem obrigaçoes é o dono. E a noite, apos as 22 hs, o dono no minimo deveria prender o cão no fundo de seu quintal. No minimo isso. § Sobre o dono deste site, se existem regras contra ofensas (e realmente existe regras pra ter um site como este), o senhor deveria deletar esses maus comentarios e ofensas, pois tem um botaozinho chamado 'deletar'. E isso pode ser feito por 2 pessoas, pelo dono do site e o proprio que faz comentarios ofensivos e maldosos que podem gerar crimes. Entao, homem, nao deixe isto acontecer e mantenha o sistema ou forum, saudavel e apreciado por todos. Okay? Voltando ao assunto do cão. se o dono nao controla seu cão na hora certa, pimenta inglesa ou pimenta malagueta neles (a noite quando o dono nao te ve, nem vizinhos veem). Um bolinho delicioso e inofensivo apimentado, só passarem o tempo degustando ate os proximos latidos do dia seguinte. Isso se latirem ainda pois depois de uma pimentinha, acho q vao passar os proximos dias bebendo agua. hehehe...

    L

    Lucio Bouvier Quarta, 04 de novembro de 2015, 18h59min

    Ok. Concordo com todos os que se sentem incomodados por latidos caninos. Agora, como determinar se o latido está fora de controle? Já que latir, é natural e impossível de impedir. Acredito que seria até uma forma de mau trato. E é fato que várias pessoas não gostam de cães e usam isso como uma forma de atingir o dono e o próprio animal. Como podemos determinar os excessos? Também já ouvi sobre um caso em que o dono do cão processou o vizinho por perseguição. Isso é viável? Sou dono de um cachorro que resgatei a um ano e a meu ver seu latido é normal se tratando de um cachorro. E as vezes recebo reclamações de vizinhos que se recusam em me procurar para conversar. Mesmo eu tendo me colocado a disposição de todos que se sintam incomodados. Só fico sabendo das reclamações através do meu sogro que acaba sendo uma espécie de intermediador da situação.

    C

    cassia Terça, 12 de janeiro de 2016, 22h37min

    Estou tendo problema com cachorro, mas estou do outro lado. Sou uma dona desesperada, cansada, desanimada, que perdeu todo gosto em ter um cachorro. Meu cachorro, tem 2 anos e meio e desde pequeno sempre foi de latir,nunca foi tranquilo, mas era algo suportável, como ficava no fundo da casa, eram latidos eventuais. Há 3 meses, mudamos de casa, e esta insuportável, seu comportamento esta péssimo. Late, late muito mesmo, chora, de dia, de noite, principalmente quando eu e meu marido estamos em casa. Ele precisa ficar num canil, na parte da frente da casa, não posso deixar solto durante o dia, pois tem minha filha que tem pavor a qualquer animal, medo mesmo patológico, preciso até procurar tratamento para seu medo, e ainda tem outras pessoas com acesso a minha casa, pois construímos na frente da casa dos meus pais. Já fizemos de tudo, passear, ele fica mais estressado ainda, e no dia do passeio é o que mais late. Soltar de noite, piora, pois não dorme e fica o tempo todo chorando e latindo. Deixar muito bem alimentado, com comida de verdade e carne a vontade, ver se fica satisfeito, não adianta. Deixar sem alimentação durante o dia, ver se fica com fome, e depois da alimentação da noite, ver se acalma (medidas desesperadas). Não resolve. Brinquedos para distração. Panos, com nosso cheiro. Soltar e brincar muito, até a exaustão, se no cansaço, acaba dormindo de noite, não adianta. Muito carinho, não adianta, ele quer companhia 24 horas, e não tem como, impossível. Temos nossos compromissos, vida profissional, pessoal. Já li tudo que é manual, fiz de tudo. Eu e meu marido, estamos cansados, desesperados, de noite, após 9 horas, apagamos todas as luzes, não conversamos, az vezes vamos dormir até mais cedo, imagina isso tudo para com uma criança de 4 anos, ver se ele fica quieto e dorme. Não adianta. Não temos gosto de ficar em casa, chega domingo, saímos de manha, sem rumo, só pra não ficar em casa. Se incomoda tanto a gente, imagina pros vizinhos que não tem nada a ver com o problema. Não sei mais o que fazer, até anunciamos para adoção, pois passou do limite do insuportável, alguém, tem uma luz. E não aquele papo de defensor, o que seu cachorro precisa é de amor, que já estou farta disso.

    D

    Delegado Quarta, 20 de janeiro de 2016, 8h59min

    O artigo que mais se aproxima do assunto lei do silêncio, no CC é o art.1.277, que diz: O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

    Já na Lei de Contravenção Penal (LCP) é mais incisiva ao abordar o tema. O artigo de número 42 tipifica a contravenção – Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:

    I – com gritaria ou algazarra;
    II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
    III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
    IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

    Quase chega a um mito é acreditar que você tem o direito de fazer barulho até às 22h, visto que alguns municípios ainda permanecem com legislação ultrapassada. Saiba que mesmo durante o dia, os ruídos não podem ultrapassar um limite que incomode o sossego da população – 70 decibéis (segundo lei municipal da maioria dos municípios, inclusive o de Belo Horizonte), o equivalente ao ruído de trânsito intenso. Ou seja, fazer barulho durante o dia também é uma contravenção e, como toda, está sujeito à pena.

    R

    R.J Sexta, 22 de abril de 2016, 8h14min

    No meu caso a vizinha tem mais de 20 cachorros começam a latir as 6:00 da manhã e passam o dia todo refazendo barulho, tenho áudio gravados de dentro do quarto, barulho é insuportável, fico com dor de cabeça todo dia, passei meus trinta dias de ferias sem poder acordar mais tarde, o barulho é de domingo a domingo. E na minha cidade a vigilância disse que não pode fazer nada pois não tem para onde levarvos cachorros. Ja pensei em vender a casa...

    Gabriela Leires

    Gabriela Leires Segunda, 30 de maio de 2016, 9h44min

    Não consigo aceitar essa resposta de mudar de casa é sério isso ? Moro na minha casa a 16 anos ela é própria herdei da minha mãe que faleceu a alguns meses e tenho q deixar minha casa por conta do cachorro do visinho ? Já estou revoltada pois a mais de um ano esse cachorro me perturba

    M

    Marcia Rodrigues Segunda, 13 de junho de 2016, 22h25min

    N.O.M. está correto.. existe a lei sim, ninguém tem o direito de fazer barulho o dia inteiro. Aqui está o link para a Lei do Silêncio:

    LEI DO SILÊNCIO
    direito facil lei do silencioÉ proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei

    A Lei Distrital 4092 de 2008 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal.

    http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/lei-do-silencio