Estou desempregada a 2 anos e 11 meses, vou fazer 3 anos de dispensa em 25/07/08 , com mais de dez anos de contribuição terei direito ao beneficio salario maternidade amparada pelo periodo de graça? ou teria que nesse periodo estar contribuindo no regime falcultativo? e se quantas contribuiçoes seriam, estou com 8 meses de gravida.

Respostas

    A

    A. H. Zanatta Sexta, 04 de julho de 2008, 16h23min

    P/ Maria Celi Ferreira Santos Vieira.

    Você teria a manutenção da qualidade de segurada por 24 meses pelo fato de ter pago mais de 120 contribuições. Isto é, se não houve perda da qualidade de segurado neste período.

    Teria ainda um acréscimo de 12 meses em caso de desemprego desde que comprovada essa situação pelo registro no órgão próprio do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

    Conclusão:
    Se comprovada a situação de desemprego, se for este o seu caso, e atendendo as condições expostas acima, então o seu período de graça seria de 36 meses.

    Junte a sua documentação (inclusive comprovante de Seguro-Desemprego do último emprego, se houver) para fazer prova da situação de desempregada e procure a DRT mais próxima de sua localidade para avaliar a tua situação.

    Lembrando: Estando ainda no período de graça (a confirmar) você deve se dirigir a agência do INSS da sua localidade com sua documentação, inclusive relatórios médicos de acompanhamento pré-natal.

    O benefício salário-maternidade é de 120 dias iniciando-se 28 dias antes do parto.

    Espero tê-lo ajudado.

    R

    rosana_1 Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 11h22min

    Gostaria de saber se tenho direito ao auxílio maternidade , estou desempregada a 1 ano e tenho uma filha de 1 mês . Trabalhei por dois anos de carteira assinada.

    F

    Ferrúcio José Bíscaro Terça, 24 de fevereiro de 2009, 20h27min

    Rosana, boa noite!!! Por favor coloque a data de admissão e demissão para podermos calcular o período de graça e, podermos dar uma resposta mais correta.

    R

    rosana_1 Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 22h03min

    Admissão:02/01/2006 e demissão:01/03/2008

    D

    denise_1 Sexta, 06 de março de 2009, 14h41min

    olá boa tarde !! atualmente estou desempregada e gravida de 8 mes (30) semana meu parto será dia 14 maio 2009 e meu ultimo trabalho foi adm. 02/05/2007 á 27/09/2007 c/ carteira assinada terei direito ao salario maternidade. obrigada...

    L

    Leila Dutra Quarta, 18 de março de 2009, 21h35min

    Boa noite!
    Meu último emprego foi no período de 04/01/1999 à 03/12/2007. Estou desempregada há 1 ano e 3 meses. Estou grávida de quase 6 meses e o parto está previsto para o inicio de Julho/09.
    Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade.
    No site tem tanta informação que fiquei confusa. Pelo que entendi, a carência de 24 meses é para quem fez pelo menos 120 contribuições interruptas. Mas no meu caso foram só 108 contribuições(pelas minhas contas). Entendi que a carência para mim seria de 12 meses.....
    É isso mesmo, ou eu tenho direito ao salário maternidade???
    Fico no aguardo.
    Grata
    Leila

    J

    jossy maria guilherme belchior Sábado, 25 de abril de 2009, 20h59min

    Boa tarde

    Meu último emprego com carteira assinada foi no período de 01/04/2005 á 13/10/2007, tenho um bebe de 8 meses e gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade.

    obrigada
    Jossy

    R

    RUBINSTEINE WILLIAM E SILVA Sábado, 25 de abril de 2009, 21h16min

    Rosana,
    seu periodo de graça vai até o dia 01/03/2009 se sua filha nasceu até o dia 01/03 você poderá dar entrada como desempregada.

    R

    RUBINSTEINE WILLIAM E SILVA Sábado, 25 de abril de 2009, 21h20min

    Leila,
    Caso você tenha recebido seguro desemprego você terá direito,senão não terá.

    R

    RUBINSTEINE WILLIAM E SILVA Sábado, 25 de abril de 2009, 21h22min

    Denise,
    Seu problema é mesmo de Leila. Caso tenha recebido seguro desemprego Terá direito

    R

    RUBINSTEINE WILLIAM E SILVA Sábado, 25 de abril de 2009, 21h26min

    Jossy,
    Se seu bebê nasceu até 13/10/2008 você poderá dar entrada como desempregada e terá direito.

    S

    Sara Estevam Terça, 05 de maio de 2009, 1h32min

    Uma pessoa que trabalha sem registro há 6 meses e está gravída 8 meses existe uma possibilidade de receber auxílio maternidade.

    S

    shirley almeida de carvalho Sexta, 15 de maio de 2009, 17h20min

    Ola no momento eu estou desempregada estou gestante e preciso de uma ajuda
    escutei que eu iria receber uma ajuda entrando no sati salario maternidade
    no momento eu tenho 21 anos e nunca tive registro na carteira sempre fiz um bico hoje nem bico aparece porque eu estou gestante .
    Estou de seis meses.
    Espero uma resposta.....

    J

    Jackeline_sc Terça, 23 de junho de 2009, 21h59min

    Olá se meu bebê nascer em julho terei 9meses contribuição, de carteira assinada, gostaria de saber se terei o direito de receber o salario maternidade???
    Obrigado desde já!!!

    A

    Aldeni Segunda, 29 de junho de 2009, 18h22min

    Olá tenho, 31 anos estou desempregada desde 28-02-09, estou gravida de 02 meses. Eu tenho direito ainda ao salário maternidade??

    Obrigada desde já!!!!!!!!!!!!!

    A

    Ana F. Terça, 25 de agosto de 2009, 23h43min

    Estou grávida de 24 semanas, meu último emprego com contribuição foi com admissão em 01/06/2006 e demissão em 23/07/2008 e recebí 5 parcelas do seguro desemprego. Meu filho nasce em Dezembro de 2009. Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade.

    Muito obrigada!

    E

    Elisandra Lourenço Sexta, 28 de agosto de 2009, 14h25min

    Meninas,

    dêem uma olhada neste tópico, sobre o assunto do dia 17/08.

    L

    Lea CM Quarta, 16 de setembro de 2009, 10h22min

    Bom dia!
    Estou desempregada, devido a crise (periodo de trabalho 05/01/2009 - 04/06/2009) Ass. ADM. Recebendo o seguro desemprego de R$ 520,00 (4 parcelas - a primeira foi 28/08/2009) porém acabei de descobrir que estou grávida de 2 meses (Início da 6ª Semana) "e ninguém vai contratar uma gravida", então minha pergunta tenho algum direito tipo salário maternidade?
    Peço a gentilieza de responder pois já fiquei sem dormir esta noite.
    Obrigada.

  • -1
    C

    CLAUDINHA PAZ Terça, 27 de julho de 2010, 12h17min

    olá estou gravida de 33 semanas 8 meses , e estou desmpregada desde julho do ano passado .entrei na firma em 14/03/2006 e fui mandada embora em 21/07/2009 , tenho direito do auxilio maternidade ? E outra estou com hepatite c posso pedir tb auxilio doença ou não?muito obrigada...

    T

    Tatiane L. Silva Sábado, 31 de julho de 2010, 21h17min

    Olá...estou grávida de 3 1/2 meses. Trabalhei no período de 10/02/2009 a 04/03/2010, sendo que fui demitida pela empresa sem justa causa. Estarei recebendo a última parcela do seguro em agosto/2010.

    Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade.